Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia rapaziada!

Tenho 2 HD's em minha máquina, o que está com o Windows está no SATA 1 (Seagate), e o outro apenas para armazenamento no SATA 2 (WD). Segue modelos abaixo:

(pra mimário) HD Seagate Barracuda SATA 3 500gb 6Gb/s 7200RPM 16MB Cache - St3500413as
(Secundário) HD Western Digital Caviar Blue SATA 3,5 500GB 6Gb/s 7200RPM 16MB Cache - WD5000AAKX

O que acontece é que há algum tempo venho notando que a velocidade de transferência de dados entre um HD e outro vem diminuindo bastante, e hoje foi a gota d'água, pois estou precisando formatar o HD 1 (Seagate) e passar todos os dados pro Secundário (WD), porém a velocidade de transferência não passa de 1,5 mb/s. Sendo que quando eram novos, a velocidade ultrapassava os 40 mb/s se me lembro bem.

Como usava o Dxtory para gravar gameplays, e o próprio programa permite você fazer um teste de velocidade de gravação no disco, cheguei a fazer o teste e constatei que o problema estava no HD Secundário (WD Blue), pois no HD principal a coisa fluia normalmente. (Tanto que o atual hd Secundário WD é mais novo, e utilizei ele quando era novo como hd principal, porém depois da queda de rendimento acabei trocando pelo seagate e deixei o WD apenas para armazenamento complementar, sem SO instalado).

Pesquisei muito à respeito, mas não encontrei nenhuma possível solução para meu problema.

Baixei o HD Tune Pro e fiz uns testes com o secundário (WD), segue anexo as screenshots com os testes:

Sem título.png

health.png

info.png

benchmark.png

file benchmark.png

scan error.png

Algo que me chamou muito atenção são os 3 itens da aba HEALTH, que não faço a mínima ideia do que seja, só sei que não é coisa boa rs

Uso Windows 7 e a versão da minha bios é 1401.

Segue as configurações do meu PC:

* CPU - AMD Phenom II X4 965 Quad-Core 3.4GHz Black Edition
* placa-mãe - ASUS M4N68T-M LE/BR AM3 DDR3 MicroATX
* GPU - MSI GeForce GTX 480 1536MB 384-bit GDDR5

* Placa de Som - ASUS Xonar DG 5.1 Headphone Amp

* HDD - Seagate Barracuda SATA 3 500gb 6Gb/s 7200RPM 16MB Cache - St3500413as

* HDD - Western Digital Caviar Blue SATA 3,5 500GB 6Gb/s 7200RPM 16MB Cache - WD5000AAKX
* RAM - 2x Kingston 4GB 1333Mhz DDR3 = Total 8GB
* Gabinete - Sentey Optimus GS-6000 ATX MATX 3B, 7 Baias - Mid Tower
* Fonte - Seasonic ATX 520W S12II Bronze

Postado

Olá SamirV2.

É uma pena que seu HD esteja tão lento.

Acredito que isso ocorre porque há muitos setores realocados, fazendo que o PC demore mais tempo em localizar esses setores. Um setor é realocado quando que por algum motivo ele se torna defeituoso (bad block) e é substituido por um reserva.

No caso de seu HD, esses setores reservas já foram quase todos usados, por isso o aviso de atenção no teste do S.M.A.R.T. 

Você pode usar o Data Lifeguard da WD para fazer mais um teste no seu WD Blue, aqui o link: http://products.wdc.com/support/kb.ashx?id=UajpqD ou usar o comando chkdsk/r. No prompt de comando digite "chkdsk X: /r" onde X: é a letra da unidade a ser verificada. 

Em último caso, se seu HD ainda está na garantia, você pode solicitar uma substituição do seu HD via RMA.

Espero ter ajudado.

Depois poste aqui o andamento do seu caso.

Abraço.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!