Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal sou iniciante no Calc ooo Basic.

Quero que ao selecionar qualquer uma célula da planilha sua linha e coluna altere a cor de fundo.

Gostaria de ajuda passo a passo desde o momento em que crio a planilha.

Consegui fazer isso no excel funciona legal.

Se alguém puder me ajudar fico muito grato.

Postado

Boa noite,

Para facilitar, você poderia disponibilizar uma planilha (aquivo .ods) com dados de exemplo e o resultado esperado.

[]s

TianK

Postado

Olá Tiank.

Quero fazer um código que faça o seguinte:

Quando a célula "A10" receber o foco a linha 10 e coluna "A" mude a cor de fundo.

Quando a célula "AB5" receber o foco a linha 5 e coluna "AB" mude a cor de fundo.

O código até sei como me virar, agora onde coloco o código. É bem coisa de iniciante.

Obrigado.

Exemplo.ods

Postado

@daniellopes2006,

Se o arquivo é novo, é preciso criar um módulo dentro da biblioteca padrão (standard) do mesmo para receber o código:

1. No menu "Ferramentas" vá em "Macros" > "Organizador de Macros" > "LibreOffice Basic..."
  2. No Diálogo que surgir, selecione o nome do arquivo em "Macro de" e depois o botão "Novo"
  3. Será sugerido "Module1". Renomeei ou deixe como está.
  4. Será aberta a IDE do LibreOffice Basic.

Especificamente para o que você quer, é necessário atribuir o código ao evento "Seleção alterada" da planilha:

1. Aba da Planilha > "Eventos de Planilha..." > Evento "Seleção Alterada" > Botão "Macro"
  2. Em Biblioteca navegue até o "Module1" do arquivo e selecione a macro.
    Sempre que uma nova célula for alterada, o Calc disparará a rotina.

Minha sugestão de código:

' Variáveis globais
Global gCol, gLin

Sub MudarFundo( oEv )
' Atribuir ao Evento de Planilha: Seleção alterada
On Error GoTo SairErro

If Not isEmpty(gCol) Then
	   Call LimparFundoSelecaoAntiga
	End If

oCol = oEv.Columns.getByIndex(0)
	oLin = oEv.Rows.getByIndex(0)

oCol.CellBackColor = RGB( 255,255,0 )