Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, sou novo aqui no fórum e gostaria de pedir uma ajudinha em relação ao meu processador.

Estou percebendo que ele está atingindo facilmente 99% do uso enquanto estou jogando e isso faz umas travadas gigantescas :/

Como estou sem dinheiro para fazer upgrade estou optando em fazer um overclock , mas como eu não entendo nada sobre isso preciso de ajuda.

Se possível gostaria das instruções de alguém experiente no assunto

Minhas especificações :

placa-mãe : M5A78L-M LX

Processador : Athlon II x2 250 3.0GHz

Placa de Vídeo : GTX 550 TI 1GB

Memória : 2x4GB 1333MHz

Fonte : Não sei a marca , mas é de 500W

Cooler do Processador : Padrão

É só falar se for preciso informar ou mostrar mais alguma coisa.

Agradeço desde já.

• Membro VIP
Postado

Boa noite, e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware, antes de começar qualquer coisa você precisa de 3 coisas:

1 - Ter conhecimentos em overclocking, pelo menos o básico, do contrário pode ser um risco.

2 - Descobrir qual é a marca e modelo da fonte, pois se for de qualidade inferior, não é aconselhável fazer overclock.

3 - Dependendo do grau de overclocking, será necessário trocar de cooler pois um cooler box (padrão), não segura overclocking depois de certo ponto.

Postado
Em ‎03‎/‎05‎/‎2016 às 18:15, João A. Costa disse:

Olá galera, sou novo aqui no fórum e gostaria de pedir uma ajudinha em relação ao meu processador.

Estou percebendo que ele está atingindo facilmente 99% do uso enquanto estou jogando e isso faz umas travadas gigantescas :/

Como estou sem dinheiro para fazer upgrade estou optando em fazer um overclock , mas como eu não entendo nada sobre isso preciso de ajuda.

Se possível gostaria das instruções de alguém experiente no assunto

Minhas especificações :

placa-mãe : M5A78L-M LX

Processador : Athlon II x2 250 3.0GHz

Placa de Vídeo : GTX 550 TI 1GB

Memória : 2x4GB 1333MHz

Fonte : TDA Power ATX 500W

Cooler do Processador : Padrão

É só falar se for preciso informar ou mostrar mais alguma coisa.

Agradeço desde já.

• Membro VIP
Postado

Eu não conheço essa fonte, mas tem um amigo aqui que pode esclarecer.

@faller, dá um help aqui.

@João A. Costa Dependendo da resposta dele, podemos ver se continuaremos ou não no overclocking, pois além de ser de extrema importância saber a procedência da fonte, para fazer o overclock, Faller é a pessoa mais gabaritada para comentar sobre a fonte.

Abraços.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

TDA é fonte "gamer" genérica fabricada no Brasil, corre! Inclusive não tem PFC, proteções, não tem nada ali, apenas chavinha seletora de entrada... rs

Quanto a sua dúvida, além do overclock tem outra coisa que você poderia tentar aí, mesmo sendo raro acontecer num X2: Desbloquear cores "adormecidos" e torná-lo um X4.

Deve ter opção no BIOS aí de unlock (na dúvida leia o manual). Se der sorte já vai ter o dobro de desempenho em multi thread.

O over no seu processador não tá difícil, mas tem que ficar ligeiro na temperatura, ainda mais se tiver que mexer no vcore. Eu tentaria de cara setar 233 no HT pra alcançar 3.5GHz. Se ficar instável vai aumentando devagar o vcore. Lembre-se de travar o PCI-E em 100MHz e acompanhar a subida de clock das memórias (que você pode controlar, ou seja, reduzir se necessário).

Começa por aí, depois tu testa em games/benchmarks pra ver se tá estável este over. Se quiser subir mais basta prosseguir depois.

Enfim, tem muitos detalhes aí que se você não tem noção do que eu tô falando terá que estudar sobre overclock para não explodir o seu micro.

[]'s

Postado

@Phoenyx Não entendi muita coisa do que tu disse , mas estou pesquisando para entender , só preciso que me ajude com outra coisa , quais programas devo usar para monitorar as temperaturas e ter um total controle para realizar o overclock ?

• Membro VIP
Postado

CoreTemp, HWInfo, etc.

Total controle de overclock é no BIOS, não faça por programinhas. O que citei acima é somente pra monitorar tudo (temperatura, voltagens, etc).

Edit: E sua fonte é uma bomba, esteja avisado caso pegue fogo na casa aí.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!