Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conectar mais de um fan no mesmo conector. teria algum problema?


mtoloko

Posts recomendados

Tenho 3 fans e quero controlar a velocidade deles . O problema é  que na minha mobo só está controlando dois conectores chassis_Fan de 3 pinos. Tem o terceiro mas não controla não sei o porquê , mesmo dando a opção de controla-lo no Setup.  E é estranho porque ele é de 4 pinos .

 

Então pensei comprar aqueles cabinhos que conecta no conector chassis_FAN e da pra por mais de um . Quero saber se pode dar ruim fazendo isso e se eu posso controlá-los dessa maneira ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mtoloko Sua placa tem 3 conectores chassis fan, sendo 2x3 pinos

e 1x4 pinos, o de 4 pinos controla a rotação, pois o quarto pino é que

permite esse controle, como o do CPU fan, os outros 2, acredito que

não exercem esse controle, pois dois pinos são positivo e negativo de

alimentação e o terceiro pino informa a rotação que a ventoinha está

funcionando, pelo menos, normalmente deveria ser assim. Nada impede

de ligar 2 fans em um conector com cabos adaptadores, ou seja, como

você quer, poderia ligar 2 fans em um conector e o terceiro no outro

conector da placa. 

 

 

adcarvalho

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adcarvalho

kInjlGp.png

 

Ex9lyn8.png

 

O Chassis FAN 1 é o de 4 pinos mas a ventoinha é de 3 , Ali os 3 estão em Silent  só que o 1 não pega e os outros que são de 3 pinos a rotação diminuiu , estanho não ? E olhando pros fans que estão em 3 pinos , se nota que o LED e "hélices" estão mais fraco e com ruido menor .

 

Eu controlarei os fans que estarão  conectados no mesmo conector ?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mtoloko

Citação

Então pensei comprar aqueles cabinhos que conecta no conector chassis_FAN e da pra por mais de um . Quero saber se pode dar ruim fazendo isso e se eu posso controlá-los dessa maneira ?

Pode sim, comprei um gabinete recente que vem com 3 fans, e os 2 frontais ja vem com esta "extensao" para ligar 2 fans no mesmo conector de 4 pinos da placa-mãe. Ambos vão ser controlados pela temperatura e obviamente irao ficar na mesma RPM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!