Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou com um problema em um HD da Seagate Sata 3, que depois de um tempo de uso normal, começou apresentar o tamanho de somente 31,8 MB, desta forma não consego mais acessar os seus arquivos.

Tentei passar programas que prometiam recuperar partição perdida ou corrompida mas sem sucesso, dentre eles o Wondershare Data Recovery, Remo Recover, Mini tool, EaseUS Data Recovery.

Preciso dos arquivos deste HD.

Alguém poderia me indicar um programa que resolva e o que realmente aconteceu com a partição.

Grato

Luiz

• Curtir 1
Postado

Sei que HPA são as iniciais de " Host Protect Area " e sei que é possível aumentar ou diminuir e até desativar isso. Pode ser que teu HD tenha aumentado essa aparente área protegida e se for isso talvez seja possível reverter. O programinha gratuito russo MHDD, que roda em ambiente DOS ( tela preta ), possui alguns comandos que gerenciam essa HPA podendo voltar ao tamanho original. Esse MHDD tem no Hiren's Boot CD em tools DOS que é um disco de ferramentas bootável muito usado por técnicos. Você pode criar esse disco de ferramentas baixando a imagem ISO do Hiren's.

----------------------------------------------

EDIT

Depois de recuperar o tamanho talvez tenha que usar o gratuito TestDisk que também tem no Hiren's para escanear o HD e reescrever a partição e a MBR para que seus arquivos voltem a aparecer ( só preste a atenção na partição que irá reescrever pois se escolher outra errada perderá todas as suas coisas ).

Se não me engano, o comando que desfaz o HPA é o UNCHPA ( uncut HPA ou traduzindo: desfazer o corte HPA ).

-----------------------------------------------

EDIT.2

Pelo que li a respeito do HPA, esse recurso existe nos HDs de alta capacidade para que possam ser usados em hardwares antigos.

Li também que o HPA pode ser ativado acidentalmente pelo firmware que deve ser o que aconteceu com você.

.

.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
Postado

Cara não sei se já resolveu , talvez ajude outras pessoas que possam ter tido este problema ,  mais isto aconteceu com o HD do meu notebook , Vou te falar perdi todos os arquivos mais consegui recuperar meu hd que era de 1TB , Você deve usar o Programa SeaTools via Dos , Você terá que gravar ele em um DVD virgem e dar boot por este programa , lembrando que para este programa reconhecer seu hd , na bios deve estar configurado para HD's IDE , depois do programa aberto , vá em configurações avançadas e restaurar tamanho original

Link do Seatools Dos: http://www.seagate.com/br/pt/support/downloads/seatools/seatools-dos-master/

• 2 anos depois...
Postado

Olá Henrique. Estou com o mesmo problema, mas num SSD de 240 GB. A solução que testei foi colocar meu SSD para rodar como drive externo pelo USB e consegui formatar para NFTS e com sua capacidade cheia de 240GB. Mas quando eu volto para o SATA na MB e entro na BIOS ele ainda consta com 0.00GB e não consigo instalar W10. Com sua ajuda, fui ler a respeito do HPA e vi que tem que ver a configuração do jumper de HD e BIOS, mas no meu manual não fala nada a respeito. Eu pulo outro SSD de 240 GB e o PC reconhece. Saberia me ajudar? Abraços.

Postado

@Henrique - RJ

Olá Henrique, vejo que tu curte mesmo essa área. Eu já gosto mesmo de montar PC e colocar ele para Rodar. Deixa eu descrever o que aconteceu de fato para ver se tu me ajuda.

1) Já atualizei o Firmware do SSD e ajudou muito! 

2) E o problema voltou, rs e desvoltou, rs. Sempre do nada.

O FATO:

1) Estou tentando instalar o W10 Pro num arranjo de Raid0, dessisiti, pelos motivos acima.

2) Sigo todos os procedimentos do manual da minha placa-mãe e dicas na net, mas na hora de instalar o W10 o maldito do SO não reconhece meu arranjo. Mesmo com o PenDrive com os Drivers de raid espetado e indo buscar o instalador... Ele fica no eterno loading e depois volta para a tela de escolher os discos para instalar o SO, mas a tela está em branco, sem opção de selção.

3) Dai como não tenho o que fazer, peço para o instalador do W10 desligar o PC e nessa hora que vem a Zebra, ao ligar novamente e ir na BIOS o SSD 0 já fica como 0.00GB e com um outro nome nada a ver.

4) Hoje, 21/01/2019 ás 21:10 liguei o PC, entrei na BIOS e para minha supresa (igualmente a ontem) lá estavam os dois SSD de 240 cada.

5) Desisti e vou seguir sem Raid0 mesmo até alguém me ajudar ou a Gigabyte se pronunciar no meu help no site.

MINHA MÁQUINA:

Gigabyte B450 AORUS PRO WIFI Rev 1.0

AMD Ryzen 5 1600X

SSD 0: HyperX Savage SHSS37A/240G (esse que dá pau sempre).

SSD 1: Crucial® BX500 CT240BX500SSD1

Não consigo anexar fotos aqui, mas tem em outro post meu:

Desde já, grande abraço.

Postado

@Leonardo Lima Cortez

Se já atualizou o firmware desse SSD e não resolveu fica mais difícil o reparo a meu ver. Talvez seja um tal de EPROM ( um chip ) onde fica gravado o firmware que esteja com algum defeito físico ( talvez algum nano transistor dentro dele se eu não estiver afirmando bobagem ). Pode ser que trocando esse chip resolva mas já com o firmware gravado.

Eu não faria RAID em SSD a não ser por backup o que é mais usado em grandes empresas acredito. É que não deve incrementar em nada a velocidade pois os SSDs já são rápidos.

• Curtir 1
Postado

Pode ser mesmo, já tem quase 4 anos de uso esse SSD. Eu desisti da Raid, o incremento seria bom, mas para mim, que sou usuário doméstico, relamete não iria notar a diferença no dia a dia. Era mais para usar todo o poder de fogo disponível. Agora a máquina está com W10 nesse SSD "defeituoso" e o novo deixarei para aplicações como filmes e games. Forte abraço.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!