Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

@Diego Holz Seja bem-vindo ao Fórum. :)

Essa placa-mãe é terrível, jamais deveria ser usada em um processador FX. É muito comum ocorrerem problemas de perda de performance com ela. Já verificou as temperaturas dos componentes?

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, Diego Holz disse:

É normal o fx 6300 black edtion ficar com 1304ghz em game?

Não é normal. Esse tipo de placa não foi desenvolvida para receber nativamente os processadores FX, por meio de atualizações do Bios as fabricantes ampliaram a compatibilidade de plataformas com essas características estendendo o suporte a novos CPU's.

Com um layout originalmente desenvolvido para processadores Phenom II e seus antecessores essas mobos não são indicadas para esse tipo de processador, com frequência o módulo regulador de tensão do processador entra em sobrecarga superaquecendo, para não haver danos a tensão enviada ao CPU é reduzida e com isso temos as perdas de performance como a que você está enfrentando.

As plataformas indicadas são aquelas que possuem projeto nativo para esse tipo de processador, são as placas com chipset 970 pra cima.

Você pode atualizar o Bios e tentar a sorte, existe alguma possibilidade que uma correção possa ter sido lançada via bios para correção de problemas de instabilidade, para isso entre no site da Asrock e observe o modelo da placa-mãe e revisão. Na tela das versões disponíveis existe um link explicando como atualizar.

N68-GS4 FX

http://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N68-GS4 FX/?cat=Download&os=BIOS

OU

N68-GS4 FX REV 2.0

http://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N68-GS4 FX R2.0/index.br.asp?cat=Download&os=BIOS

OBS: Tome cuidado! O modelo N68-GS4 FX possui a revisão 2.0, observe atentamente qual é a revisão da sua placa-mãe.

Como eu sei qual é a revisão da minha placa?

k06p90.jpg

Se o problema não for corrigido resta adquirir uma placa com o chipset recomendado.

Postado
4 horas atrás, Diego Holz disse:

@Dimitriusbueno obrigado pela explicação eu vou tentar caso não de certo qual placa você me recomenda?

As placas com chipset AMD 970, um dos modelos mais em conta é a Gigabyte GA-970A-DS3P, essa placa custa R$ 429,90 na Kabum.

http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ds3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0

Um dos erros mais frequentes é o usuário achar o investimento caro e procurar outra placa mais barata, ai ele retorna com um modelo utilizando o mesmo chipset da placa antiga, não adianta optar por uma placa de R$300,00 com chipset AMD 760G, é trocar 6 por meia dúzia e o problema irá continuar. Você pode escolher outra placa-mãe com chipset AMD 790 mas não cometa o erro comprando outra com o mesmo chipset e o problema que a sua atual pode ter.

• Curtir 1
Postado

@Dimitriusbueno é cara pelo jeito gastei dinheiro à toa mesmo, eu vi uns computadores em sites como alpha pc, analise informatica, chip art e em todos ou na maioria eles utilizam da placa-mãe LGA AM3+ GA 78LMT-S2 - Gigabyte sera que ela terá problemas ?:

• Membro VIP
Postado

GA 78LMT é uma placa razoável, mas hoje pegue a GA 78LMT USB3, mesmo preço.

Mas antes disso seta tudo manual no setup da sua 630a, tanto vcore quanto vdimm, seta a velocidade do cpu e veja se para de baixar a velocidade.

Edit: 70ºC começa a haver throttle, não lembro o tcase do fx6300, mas deve ser nos 73ºC, por aí. Então não deixe a temperatura passar disso pra você fazer os testes.

Postado

Vou pegar essa GA 78LMT amanha então porque esta por um preço menor e eu estou sem muita grana e ainda gastei na asrock à toa. desculpe mais não entendi essa parte .. "Mas antes disso seta tudo manual no setup da sua 630a, tanto vcore quanto vdimm, seta a velocidade do cpu e veja se para de baixar a velocidade." E obrigado pela ajuda.

Postado
1 hora atrás, Diego Holz disse:

@Dimitriusbueno é cara pelo jeito gastei dinheiro à toa mesmo, eu vi uns computadores em sites como alpha pc, analise informatica, chip art e em todos ou na maioria eles utilizam da placa-mãe LGA AM3+ GA 78LMT-S2 - Gigabyte sera que ela terá problemas ?:

A diferença desse modelo para o recomendado que é o com chipset 970 é de menos de 100,00 reais, porque você não aguarda para juntar esse valor e investir naquilo que é o certo? Uma plataforma projetada nativamente para CPU's FX.

A Gigabyte GA-970A-DS3P custa R$429,90 à vista, A Gigabyte GA 78LMT USB3 custa R$ 330,90 à vista. A diferença de valor entre os modelos é de 99,00 reais.

É importante você identificar com exatidão onde parte o problema, 70.5º é a temperatura máxima indicada, se ele chega aos 70º é importante observar se os clocks não estão caindo em função do thermal throttling, trata-se do controle térmico que reduz a frequência para não danificar o processador.

FX 6300

9a7bq1.png

Postado

@Dimitriusbueno Sim cara a diferença é de 99,00 porém pra mim está quantidade não é pouco, além que eu gastei 300 reais vamos se dizer "à toa" pela placa da asrock, pois ela não terá nenhuma utilidade para mim agora então quanto mais eu economizar sera melhor. 

• Membro VIP
Postado

Você não tem que trocar nada aí, ajusta os clocks e voltagens na mão, se ainda der problema aí pensa em upgrade. Lembrando da temperatura tcase não passar dos 73ºC.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!