Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

galera, ganhei um ventilador de pedestal ontem, dos antigos mega bom...mas ele está sem capacitor, e o capacitor não é ligado direto no motor como a maioria dos ventiladores de mesa...alguém sabe se da pra instalar nos fios do potenciometro? eu ja vi num ventilador de mesa o capacitor no potenciometro mas não lembro como era o esquema dos fios...valeu galera uma boa semana a todos!!! (=

Postado

Na verdade não é um potenciômetro, é uma chave de várias posições. 

Nos ventiladores mais antigos os capacitores eram ligados junto a chave, eu tenho um de mesa dos anos 80 que é assim também. 

Falar sobre cores de fio não adianta, pois não seguem um padrão. 

Tire fotos dos fios, assim quem sabe podemos ajudar. 

O capacitor usado é de 3,5uF.

Postado

Assim complica, eu pensei que os fios estavam ligados a chave. 

Do jeito que está aí é que dois fios são do capacitor e os outros 3 são das velocidades. 

Como eu disse antes, cor não diz nada. Pois já vi ventiladores que o capacitor vai ligado no fio amarelo e outros que vão ligado ao vermelho, por exemplo. 

Existe uma maneira de descobrir os fios medindo com um multímetro, mas não lembro como faz. 

Postado

era essa minha duvida...ja testei eles com multimetro, ja sei qual o de cada velocidade...só não sabia mesmo onde liga-los se era na velocidade, em série em um unico fio...mas é uma ponta em cada fio que não é os da velocidade é isso? muito obrigado amigo, amanha mesmo posto se deu certo aqui. valeu

Postado

Exatamente isso, os fios da tomada são um no capacitor e o outro na chave de velocidade.

Dependendo de qual fio do capacitor você ligar na tomada, o motor altera o sentido de rotação. 

Já aconteceu de eu ligar errado e o ventilador jogou o vento para trás. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...