Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@aphawk

2 minutos atrás, aphawk disse:

Sim, eu fiz em uma hora no Proteus.... estou sentado o dia inteiro sem ter o que fazer porquê a Receita Federal está em greve na parte de Importação, e estou com uma carguinha parada lá desde a semana passada e nada...... mas tem um lado bom, no Proteus não gasto nada kkkkkkkk  mas se sair pra vida social , já viu..... !

Paulo

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vdd eu sei muito bem o que é vida social uma cervejinha qui outra ali quando ve ta em lugares inapropriados para menores e por ai vai kkkk

mas obrigado por gastar sua energia e tempo com o esquema mas ja é muito avançado para eu =P sou hobbysta e naosou proficional como vocês kkkk OBG mesmo pela ideia

Robert

Postado

@Robert Gabriel Da Silva ,

A minha intenção foi colocar um circuito que faz de verdade o que voce pediu , que é um VU de verdade, e que você ficasse curioso em ver como funciona, e assim, aprender de tabela !

Se quiser eu posso postar o arquivo para simulação no Proteus 8. Não pense que o funcionamento é complicado, é bem simples, só com 1 pulo do gato hehehe.

Não sou profissional mais, já fui profissional, agora desde 2007 estou só na boa, curtindo a vida, e de vez em quando fazendo um negocinho ou outro pra ganhar uns dim dim para gastar em diversões kkkk

Qualquer coisa tamos aqui !

Paulo

Postado

@aphawk @Classificados Mineiro @faller @Mestre88  galera realmente peço desculpas mas vocês estão certos essa ***** de 4017 apenas serve para efeito estrobo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas mes que vem eu posto o maldito 3915 kkkk ta ai o efeito gravei o video como prometido fiz de qualquer jeito nao quis gastar PCB e perder tempo gastando acido trilhando kkkk mas funciona pelo menos, mas nao como eu queria kkk 

Bom obrigado a todas as dicas =) e em breve eu farei outros testes kkk talvez eu perca umas semanas montando aquele circuito do mano @aphawk kkkkkkk

nao deu pra perceber muito no video pois eu esqueci de aumentar o som kkkk se nao tiver uma certa porcentagem de sinal ele fica fraco =P

agora uma pergunta da minha fonte retificada saem 12v eu posso ligar na boa esse circuito la ou eu tenho q reduzir pra 5v? eu estou utilizando os 5v da USB e como tem ruido fica 1 led aceso sempre se nao tiver sinal kkkk se precisar de regulador pra reduzir eu tenho um 7805 que retirei hj de um televisor antigo 14p kkkk e se tiver como utilizar a mesma alimentação pra alimentar o 4017 e o amplificador TDA2822 que eu fiz, ficaria legal pois ai eu coloco os 2 na mesma caixinha e fica pronto parte do meu projeto kkkkkk 

Robert

adicionado 5 minutos depois

@aphawk agradeço se me mandar a simulação no proteus eu vou olhar mais atentamente ai quem sabe eu faça kkkk em primeira olhada eu fiquei com receio ao ver todas as conecções kkkkkkk mas pode manda pois tenho muito interesse sim em aprender a tabela que você falou.

Robert

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@aphawk @Classificados Mineiro @faller @Mestre88  galera realmente peço desculpas mas vocês estão certos essa ***** de 4017 apenas serve para efeito estrobo kkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas mes que vem eu posto o maldito 3915 kkkk ta ai o efeito gravei o video como prometido fiz de qualquer jeito nao quis gastar PCB e perder tempo gastando acido trilhando kkkk mas funciona pelo menos, mas nao como eu queria kkk 

Bom obrigado a todas as dicas =) e em breve eu farei outros testes kkk talvez eu perca umas semanas montando aquele circuito do mano @aphawk kkkkkkk

nao deu pra perceber muito no video pois eu esqueci de aumentar o som kkkk se nao tiver uma certa porcentagem de sinal ele fica fraco =P

agora uma pergunta da minha fonte retificada saem 12v eu posso ligar na boa esse circuito la ou eu tenho q reduzir pra 5v? eu estou utilizando os 5v da USB e como tem ruido fica 1 led aceso sempre se nao tiver sinal kkkk se precisar de regulador pra reduzir eu tenho um 7805 que retirei hj de um televisor antigo 14p kkkk e se tiver como utilizar a mesma alimentação pra alimentar o 4017 e o amplificador TDA2822 que eu fiz, ficaria legal pois ai eu coloco os 2 na mesma caixinha e fica pronto parte do meu projeto kkkkkk 

Robert

Boa noite,

O importante foi que você fez e aprendeu com isso.

Isso é o que vale.

Em relação à sua pergunta, os circuitos integrados CMOS da família 4000, bem como o 4017,  funcionam com tensões de alimentação de 3 a 15 V.

O primeiro LED fica sempre aceso, mesmo quando não há sinal, é porque esta é uma condição inicial de uso do CI, ele sempre vai começar de lá e depois incrementando até que o ciclo se repita. Por isso eu sugeri que o deixasse sem uso.

Valeu pelo aprendizado gente.

Abraços

Postado

@Classificados Mineiro entendi mas nesse caso nao é o primeiro led é o ultimo q foi utilizado pelo sinal kkkk pois como ele é um sequenciador acho q é de padrão kkk pois todos eles piscam os 10 LEDs kkkk mas obrigado por me ajudar no meu aprendizado junto com os outros parceiros do forum que também me ajudaram, aprendi muito com as dicas de vocês.

Robert

Postado

Tudo bem.

Qualquer dia eu faço um circuito deste, com algumas alterações, usando o 4017 e posto aqui o resultado.

Bye.

• Membro VIP
Postado
21 minutos atrás, Classificados Mineiro disse:

O primeiro LED fica sempre aceso, mesmo quando não há sinal, é porque esta é uma condição inicial de uso do CI, ele sempre vai começar de lá e depois incrementando até que o ciclo se repita. Por isso eu sugeri que o deixasse sem uso.

Definitivamente não.. Se observares o 4017 está sendo clocado pelo sinal de áudio e desse modo, sempre que faltar sinal de áudio na linha de clock o contador vai parar em uma determinada contagem, com seu led aceso. É inerente ao 4017, sempre vai ter um led aceso relativo a contagem momentânea do seu contador... É só sumir o áudio algum led fica aceso, o que diferencia essa trápola dai de um VU meter.

Como falei desde lá no início, antes disso dai se parecer com VUmeter a vaca vai tossir e o sapo vai dançar rumba..

• Curtir 1
Postado

calma @faller  kkkkkkkkkkkkkk isso o que você falou eu comentei mas da minha forma nao estão especifico kkkk Bom você nao errou ao dizer q nao era um VU meter mas o efeito ficou muito legal mesmo assim kkk mas como eu também disse o meu 3915 so vem mes que vem então ate la vou me contentar com esse estrobo kkk  e muito orbrigado pela sua ajuda e aprendizado. Vou te incomodar muito aqui ainda nesse forum kkkkk O motivo foi de aprendizado esse projeto e aprendi muito com vocês obrigado mesmo.

Robert

Postado
26 minutos atrás, faller disse:

Definitivamente não.. Se observares o 4017 está sendo clocado pelo sinal de áudio e desse modo, sempre que faltar sinal de áudio na linha de clock o contador vai parar em uma determinada contagem, com seu led aceso. É inerente ao 4017, sempre vai ter um led aceso relativo a contagem momentânea do seu contador... É só sumir o áudio algum led fica aceso, o que diferencia essa trápola dai de um VU meter.

Como falei desde lá no início, antes disso dai se parecer com VUmeter a vaca vai tossir e o sapo vai dançar rumba..

Valeu.

Troca de experiências é sempre importante.

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

calma @faller  kkkkkkkkkkkkkk isso o que você falou eu comentei mas da minha forma nao estão especifico kkkk Bom você nao errou ao dizer q nao era um VU meter mas o efeito ficou muito legal mesmo assim kkk mas como eu também disse o meu 3915 so vem mes que vem então ate la vou me contentar com esse estrobo kkk  e muito orbrigado pela sua ajuda e aprendizado. Vou te incomodar muito aqui ainda nesse forum kkkkk O motivo foi de aprendizado esse projeto e aprendi muito com vocês obrigado mesmo.

Robert

Só defendi a causa que era para não misturar tudo, não confundir.

VU é VU e estrobo é estrobo...

Não confunda as grandes obras do mestre Picasso com a Grande ***** de aço do mestre de obras.

3101420_picasso_moitessier.jpg                 big42700910PDM001B.jpg

• Curtir 2
Postado

O melhor de tudo é que muita gente participou, e muitos também aprenderam alguma coisa !

Infelizmente eu fiz o projetinho no meu escritório... amanhã de manhã eu posto o arquivo de simulação no Proteus 8.

Acho que vão aprender bastante com esse meu circuitinho doido, pois ele é um tipo de conversor D/A, e honra com certeza os melhores circuitos que eu montei na prática do Laboratório de Circuitos Digitais da minha época de faculdade !

Estou à disposição para responder as eventuais dúvidas.

Paulo

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@aphawk vou ficar no aguardo então kkkk e muito obrigado pelo aprendizado =)

abrass 

Robert

Opa, que isso, tranquilo !!!!

Eu tento passar o bastão para frente, pois meu fôlego está acabando !

Lembre-se do Dr. Octopus ( do filme do Homem-aranha ) : o conhecimento não é um privilégio, e sim um presente para ser compartilhado.

Paulo

Postado
5 horas atrás, aphawk disse:

Mas duvido muito que voce perceba alguma mudança para sinais acima de 2 Khz .....

Talvez com um filtro passa baixas, essa coisa funciona um pouco melhor.

E lendo tudo isso me veio uma ideia na cabeça. Na simulação deu certo, não montei na prática:

imagem25.GIF

Aproveitei a ideia do tradicional conversor A/D, onde o primeiro 555 converte o sinal analógico em frequencia. Assim o contador avança até o momento que o seguindo 555 zera o 4017. Dependendo da intensidade do sinal, o contador avança mais ou menos formando uma leitura nos Leds, como a frequencia dos osciladores são muito rápidas (entre 1 e 10kHz) não dá tempo ver o ponto luminoso correr. Assim temos a impressão de ver vários Leds acesos.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@Mestre88 cruzes ja vi q eu vou demorar muito pra aprender essas coisa kkkkkk vou testar amanha. mas o que seria A/D? Analógico para Digital? mas esse circuito gera muita diferença visual? seria quase um VU ou ainda continua com efeito estrobo normal do 4017? 

Robert

Sim, é analógico para digital. Minha ideia veio do circuito usado no voltímetro digital. 

Não montei pra ver como fica, apenas simulei no PC, mas confesso que estou curioso pra ver se realmente funciona. 

Isso é o que chega mais perto de um VU comum usando um CI desses. 

Ps: vou montar essa coisa agora mesmo! 

• Curtir 1
Postado

@Mestre88 serio que vai montar esse circuito com 2 ci lm555 e um cd4017? essa eu quero video kkkk pois se funcionar eu irei montar amanha tenho 2 LM555 que eu iria utilizar pra fazer um driver de flyback pra fazer um globo de raios (acho q é esse o nome kkk) mas se funcionar eu irei utilizar nesse circuito pois pelo que vi nao muda muito o esquema do 4017 que eu montei apenas retiro o resistor que fica entre o pino 16 e o pino 14 e tiro o  pino  15 do aterramento e jogo o sinal do 555 no 15 e no 14, e também tiro aquele maldito potenciometro que nao fez quase diferença nenhuma pra mim pois eu estou colocando na saida de um circuito amplificado que tem potenciometro na entrada ou seja ele poderia ser ligado diretamente no sinal de audio =P 

Como eu disse errando que se aprende kkk

Aguardando seu video kkkk

Robert

Postado

Inclusive já montei, amanhã posto o vídeo. Tem um funcionamento interessante até, a impedância de entrada é baixa, tive que ligar a saída de um amplificador e colocar no último volume pra funcionar, mas uns transistores a mais resolvem. 

Os componentes do desenho são diferentes dos que usei, fiz algumas experiências até dar certo. 

Aí vai uma foto do danado:

1477532878535-886915226.jpg

• Curtir 1
Postado

@Mestre88,

Muito legal essa ideia !

Se conseguir ajustar a faixa de frequências mínima e máxima do primeiro 555 em função da tensão de entrada, e controlar o tempo do segundo 555 para coincidir a contagem até 9 com essa frequência máxima, deve dar certo sim !

Só não estou seguro quanto a necessidade de ter algum tipo de circuito que segure o Led aceso por um tempo bem maior do que o que demoraria para contar de zero até 9 , para que a gente tenha a impressão de que o Led correto esteja brihando bem mais do que os outros .... mas se ajustar direitinho deve dar para ver algo tipo uma barra de Led...

Mas a sua ideia de converter tensão em frequência é show !

Se precisar de uma ajudazinha no cálculo do fator de conversão ( Khz/volt e frequencia minima ) , tem alguma coisa aqui :

http://ethesis.nitrkl.ac.in/3773/1/jyoti_final_thesis.pdf

Dicas também aqui :

http://learningaboutelectronics.com/Articles/Voltage-controlled-oscillator-VCO-circuit-with-a-555-timer.php

E a fórmula completa, aqui ( só de ver assusta mas ao final da página tem uma maneira bem mais fácil e precisa ) :

http://electronics.stackexchange.com/questions/101530/what-is-the-equation-for-the-555-timer-control-voltage

Acho que o velho e bom método do chute vai reinar kkkkk !

Paulo

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Inclusive já montei, amanhã posto o vídeo. Tem um funcionamento interessante até, a impedância de entrada é baixa, tive que ligar a saída de um amplificador e colocar no último volume pra funcionar, mas uns transistores a mais resolvem. 

Os componentes do desenho são diferentes dos que usei, fiz algumas experiências até dar certo. 

Aí vai uma foto do danado:

1477532878535-886915226.jpg

caraca kkkk quero ver funcionando vi q alterou nem uma nem duas coisas mas uma porrada de coisa kkkkk aquele capacitor de 100uf de poliester que você usou entre os terminais positivo e negativo, em meus circuitos eu costumo utilizar eletrolitico ou ceramico. tem alguma diferença entre utilizar um e outro?

Postado

Meio off, mas tem 4017 no meio.... 

@aphawk eu montei um voltímetro digital para uma fonte de tensão variável, há 12 anos atrás usando essa mesma ideia (hoje tenho vergonha desse esquema, mas também eu tinha 16 anos na época):

1477534177777-805659418.jpg

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!