Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria da opinião de vocês acerca da melhor marca de Limpa Contato.

Costumava usar Álcool Isopropílico, e agora estou pensando em adotar este

outro na limpeza de contatos, slots e etc.

Me indicaram a marca Wurth.

Quem puder contribuir para o tópico, desde já agradeço!
PS. Nunca tive problema na utilização do Isopropílico para limpeza,

busco apenas novas opções.

• Coordenador
Postado

O Contacmatic também é muito bom, ambos possuem o mesmo princípio ativo!

Verifique qual sai mais barato para você ai....

• Curtir 2
Postado

Eu gosto muito do Orbi, é seco (não tem óleo) lava bem, seca rápido e é barato.

spray-limpa-contato-eletronico-300ml-orb

Eu uso assim:

Jogo bastante no slot, a ponto de formar um acumulo de liquido, aguardo uns 10 a 15 segundos e jogo um jato bem próximo do local, toda a sujidade desincrustada naqueles 10/15 segundos saem no jato final.

Mas em um gabinete de PC não deve precisar disso tudo.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@alexandre.mbm Esse produto não limpa resíduos do fluxo ou pasta de solda, O propósito dele é outro!

Para sua intenção, o álcool isopropílico ou o thinner traz mais efeitos.  

• Coordenador
Postado
agora, alexandre.mbm disse:

@Bcpetronzio , thinner não é corrosivo demais?! Como usá-lo, com um pincel?

Sim! É bastante corrosível!, O segredo é você fazer a limpeza da placa (pode ser com um pincel, "rabo de cavalo", ou até com uma escova de dentes velha), Mas que passe longe de água!!!, Acredite, nunca molhe a placa ou passe uma escova de dentes com cédulas plásticas molhada ou umedecidas!.... Hehehe!!!...

• Coordenador
Postado
24 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Lavar com sabão e colocar pra secar ao sol, nem pensar?

O que mencionei foi para o uso do Thinner! 

Você pode lavar a placa e deixar secar ao sol sim! Sem problemas...

Inclusive, quando você pega uma placa em que o capacitor do primário estufou/derramou, é muito aconselhável você lavar a placa com bicarbonato de sódio para eliminar resíduos do ácido derramado pelo capacitor, lógico, depois enxague com água corrente e abundante!...

adicionado 7 minutos depois

PS: Acho que estou confundindo sua cabeça!!! O problema é que cada caso tem uma solução mais sutil e menos agressivo para os componentes e a placa propriamente dita!...

Aguarde mais dicas!....

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

No passado, já fui aconselhado a dar banho de White Lub em placa-mãe. Fiz. Coincidentemente, meses depois a dita cuja foi pro saco! Será que com WD-40 seria diferente? Acho que esses óleos conduzem...

Outra coisa que percebo em relação a óleos lubrificantes ou desengripantes. Moro em cidade litorânea. Parece que, se eu os uso, a ferrugem vem mais cedo. Vai entender!

Em tempo: qual é a ação esperada para o limpa contato?

• Coordenador
Postado

Sim! Desengripantes são óleos para facilitar o atrito entre metais! NÃO SERVEM como limpa contatos!!!

Esse composto é mais indicado para as áreas mecânicas! Não para contatos eletrônicos!!!...

A ação do limpa contatos é proporcionar, Sob baixas temperaturas, um contato abrasivamente suficiente a não agredir a camada "dourada" (ouro) do contato, a ponto que, ao se aumentar a temperatura, o material se expande fazendo com que o contato seja perfeito novamente!... ( Não encontrei explicação melhor!), Quem tiver coloque aqui!...

A dica é NUNCA ligue a placa ainda molhada com o limpa contatos! Deixe-a secar por completo!!!...

Postado

A dica é: nunca utilizar qualquer tipo de óleo em placas eletrônicas, principalmente quem mora em região litorânea. 

A explicação é simples: qualquer resíduo de óleo que fica na placa, fará grudar mais poeira, que por sua vez grudará mais maresia, oxidando muito mais as trilhas e lides dos componentes.

Limpeza de placa só com álcool isopropílico, ou em último caso conforme@Bcpetronzio falou, com água e deixa-la secar bem.

• Curtir 3
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...