Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, estava procurando sobre isso e achei poucas respostas, então decidi recorrer a ajuda de vocês:

Vale a pena trocar o fan cooler do Water Cooler Seidon por um de 120 mm 2000 rpm? Estava pensando no Sickleflow, da Cooler Master, para combinar com os leds da minha máquina, espalhados e com garantia de que não iria fazer barulho e teria alta performance.

Agradeço desde já!

Postado

Nem. Se for trocar o fan, procure algo como um Corsair SP120. Já que é um fan para radiador, dê preferência para fans que tenham boa pressão estática (que não é o caso desse Sickleflow).

• Curtir 1
Postado

@felipematoso1 o problema não é o Sickleflow. O de 2000rpm é bem legal, com um desempenho parecido do SP120 de 2350rpm (o SP120 sem led, porque os de led são muito fracos).

A questão é que o Sickleflow é um fan de 3 pinos e você não vai poder controlar pelo PWM. Se tiver um controlador de fan, pode até usar, mas o ideal seria que o controlador tivesse um aviso se o fan desligar por algum motivo. Também pode controlar o Sickleflow pela tensão se a sua placa-mãe permitir, mas não é a mesma coisa que o PWM.

Fans com led de alto desempenho são mais raros aqui no Brasil. A Corsair lançou uma linha nova com fans led de 2400rpm, mas ainda não estão vendendo aqui. Vão ser caros também.

Pode usar também o JetFlo. A pressão dele é mais fraca, mas 2.72 mmH2O ainda é decente. Talvez você perca 1-2ºC em relação ao fan stock (até porque o stock é de 2400rpm), mas nada radical. Poderia até fazer um push pull para tentar igualar o desempenho do fan stock. Mas o JetFlo é um dos fans mais barulhentos do mercado, então eu não recomendo.

De repente eu dou uma pesquisada depois para ver se acho um fan de 4 pinos decente para radiadores.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni Obrigado pela resposta. Entendi!

@Contiusa Obrigado pela resposta. Na real, eu tenho o Water Cooler Seidon na parte traseira do meu HAF 912, um Sickleflow na parte superior, um Sickleflow na bandeja lateral e um Megaflow na parte frontal.

Eu não ligo em gastar mais para por uns fan cooler melhor. Na real, eu queria deixar leds no gabinete, né. Para combinar, pois acho maneiro e indiferente da cooler. Talvez pro Water Cooler por um fan com led não seja o ideal, até entendo. Mas se eu por um cooler melhor, ele irá refrigerar melhor o meu i7-4790k, ou não? Posso ter entendido errado.

Nem que ao me indicar algum fan eu vá trocando aos poucos, entendeu?

Troquei o WC Seidon da parte superior e botei na traseira, devido a uns barulhos estranhos que tava fazendo. Cheguei a achar que a ventoinha estava empenada. Mas depois que troquei ele parou.

Meu gabinete tem espaço para 2 fan superiores, mas com o Water Cooler ali creio que eu só vá conseguir por um.

Mas com apenas esse 1 que tirei da parte traseira e botei na superior, percebi que, minha vga (1080) dos 65º começou a ficar entre 50-60º. Querendo ou não é um ganho.

Já o CPU, eu com o msi afterburner percebi que fica entre 60-70º em Watch Dogs 2, mas num H1Z1 fica entre 50-60º, se não me falha a memória,

Quero apenas refrigerar melhor todo meu gabinete, sem precisar ainda trocar o WC Seidon por um melhor, pois não faço OC.

Fico no aguardo!

Postado
7 horas atrás, felipematoso1 disse:

Troquei o WC Seidon da parte superior e botei na traseira, devido a uns barulhos estranhos que tava fazendo. Cheguei a achar que a ventoinha estava empenada. Mas depois que troquei ele parou.

Os fans em geral não foram feitos para trabalharem deitados. Por isso que às vezes eles fazem barulho. Melhor deixar atrás mesmo.

Então, como eu disse, tem o Sickleflow de 2000rpm e o JetFlo. Só que o primeiro é de 3 pinos.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, felipematoso1 disse:

@Contiusa Certo, amigo.

Mas valeria a pena mesmo trocar o fan original do Seidon por um deles? Ou é algo meio desnecessário? Visando obter o menor grau, sendo até mesmo 1º menor.

Não vai fazer diferença. Teria que ser um fan muito melhor do que o que vem no Seidon, que já é bem forte. Ou seja, teria que ser um Noctua Industrial de 3000rpm. E mesmo assim deve dar um ganho de 1ºC no máximo, a custa de muito mais barulho.

Porque o papel do fan é o de mover o ar quente do radiador. A partir de certa especificação, não vai dar diferença. Você pode colocar um Akasa Piranha de 1900rpm, um Sickleflow de 2000rpm, um JetFlo, o stock do Seidon que é de 2400rpm, um SP120 da Corsair e até mesmo um Noctua de 3000rpm e eles vão trabalhar todos na mesma margem de 1-2ºC no máximo. Mesmo se você colocar um Boreas de 1500rpm, que tem boa pressão estática, não vai fazer muita diferença (já testei em um H60).

Se quiser trocar pelo fan com led, tem o JetFlo, mas ele é barulhento.

• Curtir 1
Postado

Opa, beleza? Tenho um corsair H45 e é um excelente custo benefício. Minha configuração é semelhante a sua, exceto pelo processador. Tenho um i5 4590 e pretendo migrar para um i7 4790k também. O i5 ficava entre 65 a 70° e agora fica no máximo 60° in games. Gostaria de saber mais sobre sua experiência com seu i7.

Em 20/12/2016 às 02:17, felipematoso1 disse:

@Contiusa Entendi, camarada.

Deixarei por isso mesmo. Não irei trocar.

Obrigado pela ajuda!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!