Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, tenho 3 pc's com Windows 7 Ultimate, e todos como admin sem senha, no mesmo grupo de rede, IP dinâmico.

PC 1 tem duas pastas, Josival e Aderbal.

PC 2 só poderá acessar a pasta Josival do PC1, PC 3 só poderá acessar pasta Aderbal do PC 1.

Eu sei que posso mapear a rede e definir o atalho de rede no PC2 e a outra no PC3, de modo que só acesse especificamente cada um sua pasta, mas se temos um espertinho, facilmente ele navega e encontra o grupo com todas as pastas compartilhadas, ou pelo windows+r \\pc1 ou \\"ip", o PC 2 pode até avistar a pasta Aderbal, mas somente poderá acessar Josival.

Eu já varei essas configurações de compartilhamento em pasta, e as restrições de acesso, leitura, etc.. são globais, ou seja, qualquer restrição atinge todos os usuários, então eu só consegui ou fica tudo liberado ou fica tudo restrito.

Alguém sabe como efetuar esse controle de acesso de pastas específico para cada PC cliente?

• Membro VIP
Postado

Você pode criar +2 usuários no PC1, por exemplo: Josival e Aderbal.

No PC1 quando você for compartilhar a pasta Josival você dá permissão de leitura/escrita apenas para o usuário Josival, o mesmo vale para o usuário Aderbal.

windows-8-share-folders.png

Quando você for conectar com o PC2 no PC1 ele pede um usuário e senha, você insere o usuário e senha do Josival que você criou no PC1 e assim terá acesso apenas aos arquivos compartilhados do Josival. O mesmo vale para o Aderbal.

Postado

@grievous Olá amigo, acho que estou errando algum detalhe, eu não estou no escritório, então estou usando meu Windows 7 vai ser meu PC1, e o virtualbox com rede bridge vai ser o PC2, eu já efetuei um teste para pastas públicas e está funcionando tranquilamente, então abaixo segue o que fiz:

1 - Criei no PC1, admin, só o Josival, usuário padrão protegido por senha.

clube1.JPG

2 - Ainda no PC1, criei uma pasta chamada Josival, e inseri o usuário Josival na permissão (também acionei o compartilhamento avançado).

clube2.JPG

3 - Enfim, liguei o virtualbox (este sendo nosso PC2), mas ao tentar acessar a pasta Josival, não tem permissão, e não pede a senha.

clube3.JPG.jpg

E só consegui o acesso desta pasta se eu efetuar a permissão Everyone, assim como as outras, mas aí voltamos pra estaca zero, pois ai o acesso é livre e não pede senha.

Postado

Bom continuo a fuçar, e quaaaase consegui o que queria, veja o que fiz:

PC1 criei um Grupo Doméstico (criei aquela senha etc...), depois fui na pasta Josival, e aí sim, lá em compartilhamentos, terá a opção Grupo Doméstico, escolhi as permissões e dei ok.

grupo domestico.JPG

Já no PC2 (virtualbox), ingressei ele no Grupo Doméstico, mesmo caminho acima, e inseri a senha do Grupo Doméstico criado no PC1.

Desta forma, somente o PC2 pode acessar a pasta Josival do PC1, e as outras máquinas não pertencentes ao Grupo Doméstico não acessam, ou seja, como fica o PC3 para a pasta Aderbal do PC1? Se eu ingressar o PC3 no Grupo Doméstico ele também vai poder acessar a pasta Josival, e não pode, PC3 só pode acessar pasta Aderbal, seria necessária criar um Grupo Doméstico 2, mas o Windows não faz isso que eu saiba, então só com 1 Grupo Doméstico só posso habilitar a restrição de 1 PC, o que me resta esperar o amigo grievous ensinar a técnica acima dele que não consegui implementar.

• Membro VIP
Postado

@SimPos Talvez seja porque eu costumo mapear a pasta compartilhada e existe a opção "Entrar com usuários diferentes"

mapear.jpg

No seu caso para dar certo o usuário no PC2 tem de ser exatamente o mesmo criado no PC1, com o mesmo nome e senha. Eu não faço uso do grupo doméstico, apenas coloco todos os computadores no mesmo Grupo de Trabalho, pode ser isso também.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...