Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou querendo aprender sobre transformadores e estou estudando um, retirado de um som (tipo bolinha).

Ele é 110 ou 220V / 9V 0,5A. Medi tensão de saída de 9V com 110 na entrada, indicando que ele funciona. O problema é que ele está esquentando muito, mesmo quando apenas ligado na tomada, sem carga alguma, desconectado do som.

Pergunta:

Que testes posso realizar para tentar entender onde está o problema, e qual teoria tem por traz disso?

Não é para concertar; sei que trafo é melhor comprar outro. É só para aprender.

Obrigado pela ajuda.

Jimmy

Postado

Se o trafo estiver bom, provavelmente está ligando errado. Se for o trafo com primário de 3 fios, meça a resistência de todas as formas possíveis, irá encontrar 3 valores diferentes. Para ligar em 110V, use o valor intermediário.

Se está usando a ligação original, provavelmente alguém já ligou o trafo em tensão errada ou sobrecarregou a saída. Essas ações ocasionam o aquecimento do transformador, o que faz com que ele "cole" as espiras diminuindo a resistência interna.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Se o trafo estiver bom, provavelmente está ligando errado. Se for o trafo com primário de 3 fios, meça a resistência de todas as formas possíveis, irá encontrar 3 valores diferentes. Para ligar em 110V, use o valor intermediário.

Se está usando a ligação original, provavelmente alguém já ligou o trafo em tensão errada ou sobrecarregou a saída. Essas ações ocasionam o aquecimento do transformador, o que faz com que ele "cole" as espiras diminuindo a resistência interna.

Se ele está com algumas espiras coladas a unica solução seria rebobinando pois, essa situação só vai piorar e esquentar cada vez mais até levar a queima do mesmo.

• Curtir 1
Postado

@Matthwus e @Mestre88, obrigado pelas respostas.

Será que as espiras coladas são do enrolamento 220 (que eu não estou usando pois uso 110)0?

Isso justificaria a tensão de saída estar correta em 9V?

Uma coisa que percebi testando é que o trafo ligado em 110 porém com a chavinha em 220, resulta aprox 7V, quando o esperado seria 4,5.

Estou especulando não para reparar o trafo, mas para aprender.

Obrigado,

Postado
50 minutos atrás, Jimmy 2 disse:

@Matthwus e @Mestre88, obrigado pelas respostas.

Será que as espiras coladas são do enrolamento 220 (que eu não estou usando pois uso 110)0?

Isso justificaria a tensão de saída estar correta em 9V?

Uma coisa que percebi testando é que o trafo ligado em 110 porém com a chavinha em 220, resulta aprox 7V, quando o esperado seria 4,5.

Estou especulando não para reparar o trafo, mas para aprender.

Obrigado,

Chegou a medir a tensão na entrada dele, quando ligou com a chave em 220 ?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Jimmy 2 disse:

as espiras coladas são do enrolamento 220 (que eu não estou usando pois uso 110

Tua intuição é excelente. Pra descobrir isso, ligue nos 110 (127) e meça a tensão no fio 220. Tem que dar ~ o dobro do que estiver na entrada 110.

Ou também pode medir as resistências do primario. Se for um trafo de 3 fios, geralmente a R em 220 é o dobro de 110

Postado

@Matthwus, não cheguei a medir, mas vou fazer isso. Mas tendo a tensão da rede na entrada, a medição não será 110V?

@Isadora Ferraz, eu medi as resistências no primário, e ocorreu o que você falou: do fio preto para o 220V (vermelho) foi o dobro do medido entre preto e 110V (amarelo), e entre o 110 e o 220, deu ~ a soma dos 2.

Ai me apareceu uma dúvida. Eu imaginava que o fio preto (comum a 110 e 220V) ficava nem uma das pontas do enrolamento, o 110 saia do meio e o 220 da outra ponta. Como a resistência de 110 é metade da de 220, percebi que o comum sai do centro do enrolamento, e temos 110 pra um lado e 220 pra outro com o dobro de expiras do que o 110V. Isso ficou reforçado quando você disse que a tensão no fio 220 deve ser o dobro do que a entrada 110V. O raciocínio é correto? Se estiver correto, pergunto: se assim gasta mais fio de cobre do que gastaria se o comum estivesse numa das pontas do enrolamento, qual o motivo de fazerem dessa forma?

Postado
21 minutos atrás, Jimmy 2 disse:

Eu imaginava que o fio preto (comum a 110 e 220V) ficava nem uma das pontas do enrolamento, o 110 saia do meio e o 220 da outra ponta.

É exatamente isso. 

Postado

Mestre88, mas com o comum no centro do enrolamento, a resistência dele para o 110 deveria ser igual à para o 220v. A não ser que de um lado, apesar de ter o mesmo número de expiras, tenha um fio mais fino que do outro. Isso justificaria a resistência ser diferente. Tô no caminho?

Postado

A única maneira de entender como o trafo está enrolado é medindo suas resistências. 

Você diz que a resistência entre preto e amarelo é metade de preto e vermelho. E então, qual a resistência entre amarelo e vermelho? 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!