Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou querendo aprender sobre transformadores e estou estudando um, retirado de um som (tipo bolinha).

Ele é 110 ou 220V / 9V 0,5A. Medi tensão de saída de 9V com 110 na entrada, indicando que ele funciona. O problema é que ele está esquentando muito, mesmo quando apenas ligado na tomada, sem carga alguma, desconectado do som.

Pergunta:

Que testes posso realizar para tentar entender onde está o problema, e qual teoria tem por traz disso?

Não é para concertar; sei que trafo é melhor comprar outro. É só para aprender.

Obrigado pela ajuda.

Jimmy

Postado

Se o trafo estiver bom, provavelmente está ligando errado. Se for o trafo com primário de 3 fios, meça a resistência de todas as formas possíveis, irá encontrar 3 valores diferentes. Para ligar em 110V, use o valor intermediário.

Se está usando a ligação original, provavelmente alguém já ligou o trafo em tensão errada ou sobrecarregou a saída. Essas ações ocasionam o aquecimento do transformador, o que faz com que ele "cole" as espiras diminuindo a resistência interna.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Se o trafo estiver bom, provavelmente está ligando errado. Se for o trafo com primário de 3 fios, meça a resistência de todas as formas possíveis, irá encontrar 3 valores diferentes. Para ligar em 110V, use o valor intermediário.

Se está usando a ligação original, provavelmente alguém já ligou o trafo em tensão errada ou sobrecarregou a saída. Essas ações ocasionam o aquecimento do transformador, o que faz com que ele "cole" as espiras diminuindo a resistência interna.

Se ele está com algumas espiras coladas a unica solução seria rebobinando pois, essa situação só vai piorar e esquentar cada vez mais até levar a queima do mesmo.

• Curtir 1
Postado

@Matthwus e @Mestre88, obrigado pelas respostas.

Será que as espiras coladas são do enrolamento 220 (que eu não estou usando pois uso 110)0?