Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá  Amigos estou começando a estudar sobre Cálculo de Potências  sei calcular  o valor  que dará resultado Watts Corrente x Volts = X  me deparei com uma dúvida como uma impressora tarja da fonte dela 100 - 240 v 50/60 Hz 600mA

+32V - 375mA

+16V - 500mA 

Com que eu faço o Cálculo para saber Potência em Watts Reais saber quanto a impressora consome ?

Obrigado Agradeço tudo de bom!

Postado

O calculo basico é o da lei de ohm, das aulas de fisica:

P=V * I 

No caso da fonte com varias saídas você cacula a potencia individual de cada saída e soma para obter a potencia da fonte:

32V * 0,375A= 12W + 16V * 0,5A = 8W => 12W+8W=20W

A partir da potencia maxima da fonte voce calcula as perdas da fonte, supondo que a fonte seja do tipo chaveada e tenha uns 80% de eficiencia:

20W/0,8= 25W

Que seria o consumo máximo dessa fonte... o consumo real vai variar conforme o uso da impressora, qualidade do documento imprimido, e pode variar entre menos de 1W para uma impressora em espera ate os 25W para a impressora fazendo copias coloridas...

• Curtir 2
Postado

amigo desculpas minhas perguntas boba faltei essa aula com faço regra para saber valor corrente

375mA  = 0,375A

500mA  =  0,5A

coloca uns exemplos ? agradeço!

Postado
29 minutos atrás, edsongodoyjr disse:

amigo desculpas minhas perguntas boba faltei essa aula com faço regra para saber valor corrente

375mA  = 0,375A

500mA  =  0,5A

coloca uns exemplos ? agradeço!

Para usar uma formula tipo a da lei de Ohm ambas as unidades precisam estar na mesma escala, no caso você converte os 375mA em Amperes, para isso basta dividir os 375 por mil, ja que 1000mA=1A então:

375/1000=0,375 

Mas da pra fazer esse tipo de conversão de cabeça, apenas adicionando zeros ate igualar o numero de casas decimais nos dois números, tipo no caso de 375 com é um numero ja com 3 digitos, e 1000 tem 4 dígitos, você apenas adiciona um 0 antes do numero, ficando então 0375, a virgula vem sempre depois do primeiro digito, no caso o 0 ficando 0,375A

Caso fosse converter 25 mA em A você adicionaria, 2 zeros, ficando 0,025A tendo novamente 4 casas decimais totais, para converter 5mA em A o mesmo raciocino, mas agora adicionamos 3 zeros antes, tipo 0,005A

Caso o numero a ser convertido termine em zero(s), tipo 500mA ou 30mA, você aplica o mesmo raciocínio, obtendo o valor 0,500 e 0,030 mas na hora de escrever os resultados você despreza os zeros depois do numero, já que esses zeros não terão peso ficando com 0,5 A e 0,03A.

• Curtir 3
Postado

eai amigão hj deparei com outra impressora assim com valores

50/60 Hz 600mA 

+ 32v - 625 mA 

cálculo só volts com mA 625 para achar resultado 20v ?

Postado

@edsongodoyjr ,

32 x 0,625 =  20 Watts na saída da fonte.

Mas, nenhuma fonte tem rendimento de 100%.

Supondo que a fonte dessa impressora seja chaveada, podemos supor um rendimento mínimo de 90%.

Então, a fonte vai consumir da tensão de 110V ou de 220V a potência de 20 / 0,9 =

22,2 Watts.

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...