Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei um terreno, e estou cogitando a possibilidade de começar a construir minha residência nele, uma pequena casa, pra sair do alugúel.

Acontece que, mesmo estando na cidade, o terreno fica numa área ainda nao urbanizada, distante 550 metros da rede elétrica mais próxima.

Imagino que teria que solicitar ligação e instalação do medidor, a ser colocado no local onde está passando a rede, no poste da concessionária, ou em um poste auxiliar colocado por mim. E a partir dai, puxar minha rede particular, com postes simples de madeira (13 a 14 postes), percorrendo essa distância de 550 metros, até chegar na casa.

Contextualizada a minha situação, pergunto: essa distância entre o medidor e a casa, poderia me gerar problemas? Se sim, quais?

Postado

alem do gato feito por outrem em teu medidor de energia, causando uma sobrecarga na tua rede particular ?

nenhum para teus aparelhos eletro-eletronicos ...

• Membro VIP
Postado

Vai perder muita energia nos fios. Pode acontecer (e vai) reduzir a tensão na sua casa. Alguns aparelhos podem não gostar p.ex. geladeira, máquina de lavar e principalmente o chuveiro. Uma alternativa conceitual, portanto só teórica e muito lôca é colocar um trafo elevador perto do relógio e um abaixador na sua casa: altos investimentos. Reduz a probabilidade do gato do amigo @Van Jacques . Pra te roubarem vai ter que ser um .. tigre

• Curtir 1
Postado
agora, Isadora Ferraz disse:

Vai perder muita energia nos fios. Pode acontecer (e vai) reduzir a tensão na sua casa. Alguns aparelhos podem não gostar p.ex. geladeira, máquina de lavar e principalmente o chuveiro. Uma alternativa conceitual, portanto só teórica e muito lôca é colocar um trafo elevador perto do relógio e um abaixador na sua casa: altos investimentos. Reduz a probabilidade do gato do amigo @Van Jacques . Pra te roubarem vai ter que ser um .. tigre

Primeiramente agradeço a contribuição. No meu caso, só é viável soluções de baixo custo. Sendo assim, eu estou especulando aqui o seguinte: eu poderia puxar esse ramal particular de 550 metros, utilizando um cabo duplex de 2x25mm². Usando essa bitola maior eu, acredito, poderia diminuir consideravelmente a queda de tensão, pra níveis aceitaveis, visto que a bitola padrão da concessionária, pra uma casa com a demanda que teria a minha, sería fio 10mm², com ramal de no máximo 30 metros do medidor.

Não tenho certeza se isso ia solucionar.

• Membro VIP
Postado

@Allan Farias você está correto. No entanto isto era óbvio d+ por isso preferi registrar aquela ideota lõca paralela.

Portanto prossiga. Prefira fios de cobre e sem emendas (óbvio d+?). Prefira ligar todos seus eletro-eletrônicos em 220 onde a perda é menor. Obviamente, que estes sejam compatíveis com esta tensão (não custa registrar)

Como o chuveiro vai ser seu vilão, considere um aquecedor solar.

Não hoje, talvez não amanhã mas no futuro depois de tal feito, hás de publicar o resultado cá pra nós ok?

Sucessos!

Postado

@Allan Farias não sei de onde você é, porém estou meio por fora das regras das concessionárias hoje em dia.

Veja a possibilidade de colocar o poste do medidor o mais próximo possível da sua casa dependendo do caso e do lugar, é instalado um transformador no poste do seu medidor e a concessionária trás a alta tensão até sua casa. Mas como eu disse antes isso depende do lugar e das regras locais.

Caso você tenha que levar mesmo a baixa tensão por 550 M eu aconselharia exatamente isso aí, peça ligação 220V (mesmo que seus aparelhos sejam 110V) e use cabo 25mm², mas se por algum motivo bizarro e sinistro você não possa ou não queira pedir 220V  use no mínimo cabo 35mm².

Como você mesmo já descobriu, a bitola do cabo é o segredo da coisa toda, quanto mais longe, mais grosso tem que ser o cabo.

• Curtir 2
Postado

@Allan Farias Claro que isso muda de cidade pra cidade, mas conheço um cara que tinha o mesmo problema que você. Ele foi na concessionária e pediu a ligação, então colocaram vários postes até a casa dele, e transmitiram a alta tensão mesmo, lá no poste do relógio colocaram um transformador abaixador. 

Não cobraram o serviço e o preço do material usado porque ele se inscreveu no programa do governo  "Luz para todos". 

• Curtir 1
Postado

Vamos lá!

Eu fiz uma casa à uns 200 metros da rede elétrica e me conectei à rede monofásica de 127V.

Aconteceu que:

1 - Como era o poste  de final de rede, o trafo redutor de 13kV para 127/220V estava mais longe ainda. A tensão de rede, já no ponto do poste onde eu estava conectado, era precária. Nada com consumo de maior potência funcionava corretamente, como chuveiros e ar condicionado.

2 - A indução eletromagnética devido aos raios provocava pulsos de tensão na minha rede à ponto de queimarem PCs, Telefones sem fio, uOndas, TV, no breack, etc.

3 - Como tinha sido a concessionária que me conectara na rede, depois de algum tempo exigi a medição que comprovaria a precariedade da tensão fornecida (junto ao ponto que era o último poste da concessionária). Claro que eles não me atenderam, apesar de constar na lei.

4 - Denunciei o problema para a ANEEL e depois de um ano de discussões (até com a própria ANEEL, que não se mexia) , a concessionária instalou um trafo redutor 13kV/127/220 perto de casa e tudo passou a funcionar normalmente.

Conclusão: Prepare-se.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

Trabalho em uma concessionária de luz, e acho impossível o teu pedido ser atendido tem que obedecer a NR 456/2000,essa diz que o medidor de energia deve estar no limite entre a via pública e o teu terreno particular, a distancia máxima à rede da concessionária é de 50 metros e a variação de tensão deve ficar entre 109V e 140V ou 189V e 233V.

• Curtir 1
  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...