Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia. Preciso comprar HDs externos para três pessoas, e estou em dúvida sobre comprar um típico HD externo padrão onde a entrada USB já vem fixada/soldada na placa lógica (tipo Samsung/Seagate/WD), ou comprar um case de HD separado e montar eu mesmo o HD externo. Os HDs que vou usar são os de notebook.

Minha preocupação é em relação ao que ouço dizer sobre os HDs externos padrões (USB fixado/soldado na placa lógica), em que você perde o HD caso a placa lógica do USB pare de funcionar - ao passo que no HD montado em case você consegue tirar o HD para usar no computador ou em outro case caso o primeiro case apresente problemas.

Em contrapartida, eu nunca achei esses cases muito consistentes/confiáveis (me parece que eles são mais suscetíveis a problemas), e se a confiabilidade dos HDs padrões com USB soldado for boa, posso pensar em comprar este.

Gostaria da opinião de vocês.

Postado

Minha opinião sobre cases: se o HD for ficar permanente no CASE e houver movimento constante, existe risco iminente de algum dano porque o contato da porta SATA é meramente de encaixe.

Por outro lado um HD externo de bons fabricantes foram projetados para essa movimentação e devem ter sido feitos testes de stress antes de mandar para o mercado.

Resumindo, depende do objetivo do CASE. Por exemplo, eu tenho CASE de dupla função para HD's de 3,5 e 2,5" porque HD's internos são mais baratos, mas tenho consciencia que não posso ficar andando com ele de qualquer jeito, porque existe uma folga necessária para poder encaixar( é por isso que a SATA fica "frouxa").

Recomendo HD externo com certeza, pois não se sabe como serão transportados.

E tome cuidado para que sejam USB 3.0( não tenho certeza deque 3.1 seja retrocompatível com USB2.0)

Postado

Grato amigo pela opinião. Tem bastante sentido o que você falou, e me fez pensar que um HD externo de qualidade e de uma boa marca pode ser minha melhor opção.

Citação

"eu tenho CASE de dupla função para HD's de 3,5 e 2,5"

O que significa essa dupla função? Você tem um case que liga dois HDs, é isso?

Postado

Isso. Para ser mais exato é um CASE que eu comprei baratinho marca Mymax USB 3.0.

Como o encaixe SATA de HD2,5 e 3,5 é o mesmo, eu uso para verificar e transferir dados de HD's.

Quando coloco o HD de 2,5 eu coloco um "enchimento" como precaução contra a movimentação da porta SATA.

Postado

Entendi. Legal, bacana sua solução.

Bem, eu vou só esperar o resto do dia hoje pra ver se mais gente comenta minha questão aqui no fórum, mas seu comentário já me deu uma direção. Enquanto isso eu vou pesquisando os dois HDs externos mais baratos do mercado, o "Seagate Externo Portátil Expansion USB 3.0 1TB" e o "WD Externo Portátil Elements USB 3.0 1TB". Achei bastante reclamação de problemas com esses HDs na internet:

Seagate:

http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=13937&size=10&page=1&status=ALL

WD:

http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=40712&size=10&page=1&status=ALL

Mas acho que HD é assim mesmo, está sempre suscetível a apresentar problemas, especialmente se não cuidar direitinho.

Postado

Cuidado com sites e lojas que vendem produtos "refurbished- remanufaturados ou devolvidos".  Pelos comentários que eu ví no reclameaqui os da Seagate são menos graves.

Postado

Meu conselho é: Opte pelo Seagate Expansion, ele sim é um HD dentro de um HD de altíssima qualidade, digo, pois tenho um há 3 anos e o único problema foi o cabo usb que troquei uma vez, só isso. Inclusive, hoje mesmo eu comprei este modelo aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-737928598-hd-externo-seagate-expansion-4tb-portatil-usb-30-20-preto-_JM

Atualização: Caso você queira comprar o case separado do HD eu aconselho esse (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711179342-case-hd-notebook-25-seagate-sata-usb-30-frete-15-reais-_JM). Possuo um aqui e já vendi vários para meus clientes. 

Postado

Grato amigo pela sugestão. Mas realmente não dá mais para comprar HDs pelo ML ou outras lojas menores. Uma vez eu comprei um HD pelo ML e 7 meses depois o HD apresentou problemas. A fabricante desse HD dava uma garantia de 1 ano no HD, e quando eu enviei o HD para ser trocado por um novo, a fabricante me disse que esse HD que eu tinha comprado não tinha procedência legal, logo eu não poderia acionar a garantia.

Desde então eu passei a comprar HDs apenas em redes varejistas conhecidas e autorizadas. Mas mesmo assim agradeço pela dica.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...