Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Queri calcular o quanto meu PC consome a cada hora de uso.

Eu não abri o PC pra não perder a garantia mas tem um adesivo na parte de traz com algumas informações: 110-240 V 6A/4A 150W

Pelo que entendi...a fonte é uma bombinha com 150w de capacidade (kkkk nunca), vamos supor que o PC realmente sugue os 150w, eu uso o PC por 14 horas, todos os dias, como é o calculo pra transformar os 150w/14h em Kw/h, pra poder saber, em BRL, quando meu PC me traz de gasto na conta de luz.

Se for pertinente, mando a configuração pra vocês:

I3 4160 (cooler padrão)

H81 

4 GB DDR3 1600Mhz sem dissipador

HD 1 TB

Leitor de CD e DVD

1 Cooler xing ling ( xiong fu na verdade...) 60mm

Fonte desconhecida de provavelmente 150w

Teclado/mouse/caixas de som genéricas

Monitor 1366x768 19''

Existe alguma ferramenta pra calcular o gasto de todos estes componentes? E uma equação pra transformar os watts gastos em kilowatt/hora?

adicionado 25 minutos depois

Complemento:

Resolvi testar minha matemática ( sou de humanas ), vejam se meu raciocínio está correto:

Se meu PC CONSOME 150W  , sabendo que a companhia de energia cobra aproximadamente 25 centavos por cada Kw, se 1 kw=1000w, logo...150w=0,15kw, e 0,15, 15% de 1kw= 15% de 25 centavos=5 ¢ aproximadamente.

Consumindo 150w a cada hora, levando em consideração o preço do kilowatt, e redimensionando os 25¢ de 1kw para 5¢ de 0,15kw ( 0,15kw=150w), chego a conclusão que meu PC gasta 5 centavos de energia a cada hora usada.

5¢ . 14/h de uso diário=70¢

70¢ diários . 31 dias=R$ 22,50

Algum prof. de matemática pra aprovar meu raciocínio e minha aritmética? 

• Curtir 1
Postado

Não existe matemática que te dê o valor correto, pois o uso de processador, placa de vídeo e outros componentes não é constante a 100%, por isso o consumo de energia é variável. E o que garante que você sempre vai desligar o PC exatamente em 14h e não antes ou depois? No caso de um servidor ligado 24/7 aí a matemática pode ser útil.

O que te aconselho a fazer é usar um medidor de energia como este aqui:

https://pt.aliexpress.com/store/product/4IN1-HD-color-screen-180-degrees-Flawless-LED-display-panel-meter-with-Voltmeter-ammeter-energy-meter/613696_32777484561.html

Os valores que a concessionária de energia diz em seu site não contêm os impostos absurdos fora a bandeira amarela ou vermelha, e isso não aparece como uma tarifa separada na conta de luz, é somado ao Kw/h.

• Curtir 2
Postado

Tem calculadoras online que podem estimar a demanda da fonte:

http://outervision.com/power-supply-calculator

No caso desse PC a demanda máxima ficou em torno de 111W e a fonte minima recomendada seria de 161W

Sobre o gasto do PC em KW/h, é mais complicado de estimar porque o consumo em um PC varia conforme o uso, tipo um processador pode estar consumindo sozinho 60W rodando um jogo ou alguma aplicação pesada, ou menos de 20W quando ocioso, a forma mais precisa seria medir com um wattimetro.

Se a preocupação for com consumo, considere trocar o PC por um notebook, um notebook simples gasta ate uns 60W quando carregando a bateria, mas em uso, o consumo não passa de 40W, ja considerando um monitor externo de 17"

• Curtir 4
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...