Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então pessoal, voltei de novo :3

Esses dias estava eu rodando meu CSGO a 120fps no meu Phenom II X2 com 3 núcleos a 2.8Ghz, e pensei... Porque raios o PC não boota se eu overclockar essa joça?

Ai me vem a questão que eu gostaria de perguntar a vocês...

Excluiremos o fator temperatura, visto que podemos até usar nitrogenio liquido. Então o que, exatamente, limita um overclock de cpu? (No multiplicador e também no clock base).

O que posso eu fazer para driblar isso? Exemplo: diminuir o clock da ram, ou timings, ou sla

Conto com a ajuda de vocês para enriquecer esse post e geral ver na hora de perguntar sobre overclock!

Bjs

Postado

@Raul Melo BJS para meninas certo? kkkkk o limite de um overclock  está no conjunto do seu hardware, até quanto ele permite? qual o desempenho que vou ganhar através disso? 

Postado

Cara eu não manjo nada de overclock, mas lembro que uma vez li em algum lugar que pra fazer um overclock dependia bastante da placa-mãe, assim como os outros componentes.

Postado

@Flávio Santana Lima Então... É isso que eu queria saber. O que eu determina estabilidade? O que faz com que o PC não fique estável? Alguma conf que eu tenha que diminuir pra aumentar a frequencia? Quero saber o ponto chave onde diz: Se X for Y então o PC não liga. Quero saber essas 2 incógnitas.

adicionado 4 minutos depois

E também que falaram em MOBO, eu não poderia conseguir 3.8 na minha MOBO mas eu uma outra aceitaria até 4.1, por quê isso? O que a mobo X tem que a Y não tem?

Postado

@Raul Melo Over é loteria, assim, um chip pode alcançar 4,5 GHz com vcore em 1.4 enquanto outro chega apenas 4.3 com esses 1.4 no vcore. 

Não tem x ou y, é icognita, é teste, se ta instavel, provavel que o vcore ta baixo para tal clock, porém se aumentar muito o vcore, pode torrar os vrm, assim tem que alcançar o máximo possível entre o limite de vcore e temperatura, aí veja até onde seu chip chega nessas condições. 

Não é porque alguem no mundo conseguiu 4.5 GHz que você irá conseguir, isso se chama loteria do silicio, processadores tem capacidades de overclock diferentes, por isso "loteria".

Postado
4 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

loteria do silicio

Loteria do silicio?

Acho que entendi... Isso explica muita coisa que eu andei aprendendo sobre fabricação e teste de qualidade, certo?

Então eu tenho que perder um tempinho testando frequencias e frequencias, confs e confs até encontrar a estável porque nem todos os chips são iguais

adicionado 1 minuto depois

Existe alguma regra pra configurações de outros componentes quando aumento o clock base?

Postado

@Raul Melo sim, loteria, sabe os Ryzen? Sabe porque são baratos? Pois com um wafer de processadores, eles fazem todos da linha R7 a R5 e até os R3. E a intel faz isso, pega os chips bons do wafer e fazem os 7700k, os melhores depois e mandam os 7700, os piorezinhos vão para linha i5 e i3. 

E isso se deve ao fato de que não é certeza a qualidade do chip a certas frequências, e por isso eles testam os chips e veem em qual linha aquele chip se encaixa, aí basta desativar alguns cores e HT para mandar outras linhas. E acontece que alguns processadores 7700k por exemplo, podem ter chips de melhor qualidade que outros, devido a essa loteria.

adicionado 1 minuto depois

@Raul Melo Da uma lida sobre essa loteria, algumas pessoas com chip premiado de i5 2500k, consegue sem problemas coloca-lo em 5GHz, mas na média, para esse processador, colocam em 4,5 por aí. Isso é um exemplo de loteria.

adicionado 3 minutos depois

O que eu lembro é que se mexer no FSB, mexe nas memórias, por isso que fazer over pelo multiplicador é bem mais fácil.

Porém já vi uma pessoa fazer um over em um i5 6400 pelo fsb, e subiu ele para 4,2GHz sem problemas. Mas para isso, ele precisou ajustar as memórias e seus multiplicadores para dar a frequencia que o 6400 aceita. É bem complicado

• Curtir 1
Postado

@Flávio Santana Lima Então eles criam 1000 cpus. Testam as 1000. As 100 melhores fazem um I7, o resto vai diminuindo conforme a qualidade? que louco kkkkk

No meu caso, eu tenho uma Asrock N68-S3, eu usava o phenom com +1 core a 3.10Ghz com um desempenho simplesmente perfeito...

Num belo dia ele não bootava mais... abaixei pra 2.8Ghz e to assim. Vou tentar subir o Vcore hoje, nem que seja em 5.

Postado

@Raul Melo cuidado ao subir vcore, pode torrar a placa-mãe e processador. 

Outra coisa, os i7 extreme não são aquele preço apenas por ganância da intel, e sim porque os 3 extreme(6800k 6900k e 6950x(duvidas sobre esse)) vem do mesmo wafer, assim como vendem bem menos, custam bem mais para serem produzidos, e por isso o preço é altissimo. Para competir com eles a AMD trouxe os CCX, que é a modulabilidade, cada tem 4c, aí se querem um processador de 16c só colocar 4 ccx, abaixa o valor do produto final, pois tudo vem do mesmo wafer. 

E essa placa-mãe eu acho bem fraquinha viu, pode ser ela que esteja limitando teu over, ou até o chipset está esquentando.

Postado
43 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

E essa placa-mãe eu acho bem fraquinha viu, pode ser ela que esteja limitando teu over, ou até o chipset está esquentando.

Podemos colocar um limite de quanto Vcore eu posso subir ou só testando? Se queimar é o limite

Postado
21 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

vivência nos fóruns da vida.

Somos 2.

Mas depois que eu decobri o core adormecido pelo controle de qualidade. Ah.. a criança despertou

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...