Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Recentemente adquiri um Xeon E3 1270v2 (Ivy bridge) e uso ele com uma MSI H61M-P21 B3, tudo ocorreu normalmente, exceto por uma pulga atrás da orelha que eu fiquei quanto a temperatura.

Em iddle, a temperatura varia de 43º~52°, já em load, ela aumenta rapidamente e estabiliza em 77~80°. A temperatura está normal?

Estou usando um cooler box com dissipador menor (era de um i3 3240), será que pode ser isso?

Tem um cooler de 120mm jogando ar em cima do processador também.

Turbo boost desativado, até por que se ativar, as temps sobem mais ainda.

Alguma luz? Grato!

Postado

Trocar o cooler é uma boa ideia. Mas o TDP(dissipação de calor) do i3 e do Xeon são semelhantes, o que acontece é que o cooler BOX da Intel é ineficiente, principalmente se for daqueles com base de alumínio.

Coloque um T4 ou T3(depende da largura do gabinete) devido á altura desses cooler.

Postado
5 minutos atrás, PedraX disse:

Trocar o cooler é uma boa ideia. Mas o TDP(dissipação de calor) do i3 e do Xeon são semelhantes, o que acontece é que o cooler BOX da Intel é ineficiente, principalmente se for daqueles com base de alumínio.

Coloque um T4 ou T3(depende da largura do gabinete) devido á altura desses cooler.

Mas o i3 nunca ficava acima de 60°, por isso acho estranho.

Sim, o cooler é com base de aluminio, eu até tinha um cooler com base de cobre de um core 2 quad antigo, mas acabei vendendo :\

Como eu não descarto possibilidades, será que vrm's de má qualidade na mobo podem aquecer o processador?(embora acredite pouquíssimo nessa possibilidade) Ou então uma fonte de má qualidade? (Uso uma CX 430, também acho improvável).

E será que se deve ao fato da pasta térmica possuir um "tempo de cura"? Apliquei a mesma no domingo a noite (Apesar de ser implastec, sei que é porcaria, mas era o que eu dispunha no momento)

Postado

Ah bom, se olhar bem para a base de aluminio vai ver que ela é bemmm rugosa, pois é difícil polir. Eu até recomendo ler artigos de polimento de cooler ( tambem conhecida por lapidação).

Agora usar Implastec aí não, né?

Outra possibilidade é alguma das garras de fixação do cooler estar muito gasta e causar um mau contato do processador com a base do cooler. 

Seu gabinete é bem ventilado? Pois nessa época de frio é difícil ter casos de superaquecimento ainda mais aí na serra de Caxias.

Postado
2 minutos atrás, PedraX disse:

Ah bom, se olhar bem para a base de aluminio vai ver que ela é bemmm rugosa, pois é difícil polir. Eu até recomendo ler artigos de polimento de cooler ( tambem conhecida por lapidação).

Agora usar Implastec aí não, né?

Outra possibilidade é alguma das garras de fixação do cooler estar muito gasta e causar um mau contato do processador com a base do cooler. 

Seu gabinete é bem ventilado? Pois nessa época de frio é difícil ter casos de superaquecimento ainda mais aí na serra de Caxias.

É, notei que é bem rugosa mesmo.

Quanto à pasta termica, vou pegar uma artic silver em breve.

As garras estão OK, e quanto a ventilação, não tenho nada que crie um flux de ar. Apenas o exaustor da fonte e esse cooler jogando ar em cima do processador, mas enquanto rodava os testes de stress, nunca notei o gabinete quente o suficiente pra justificar as altas temperaturas (quando tinha um Core 2 Quad, eu sentia o gabinete realmente quente.

Postado

Experimente tirar a tampa do gabinete e colocar um ventilador de lado.

Se está só com uma ventoinha é problema, deveria ter pelo menos uma tirando o ar quente.

Se o gabinete não permite pelo menos 3 ventoinhas é bom pensar em trocar.

Ah, usa VGA? E qual o uso do PC ?

Quanto ao calor imagine uma lampada incandescente de 200W acesa. è isso aí que está dentro do gabinete.

Postado
2 minutos atrás, PedraX disse:

Experimente tirar a tampa do gabinete e colocar um ventilador de lado.

Se está só com uma ventoinha é problema, deveria ter pelo menos uma tirando o ar quente.

Se o gabinete não permite pelo menos 3 ventoinhas é bom pensar em trocar.

Ah, usa VGA? E qual o uso do PC ?

Quanto ao calor imagine uma lampada incandescente de 200W acesa. è isso aí que está dentro do gabinete.

O gabinete, apesar de ser um genérico qualquer, permite 3 ventoinhas. Uma na tampa, em cima do processador (como está agora), uma atrás e uma na frente. Tenho outros coolers de 80mm e 120mm sobrando aqui, mas eu realmente não queria ter que conectá-los direto na fonte (estão sem o conector e o de 80mm é um fan de fonte).

Uso uma RX 460 Dual Fan mas ela fica a 29º em iddle e 50º em full load. Jogo alguns jogos como BF1, LoL, CS GO e gosto bastante de multitasking pesado (deixo as coisas abertas, por isso peguei um Xeon).

Acha que seria interessante por um exaustor na parte de trás do gabinete? E um fan botando ar frio pra dentro do gabinete?

Postado

Sim, isso é o básico da ventilação.

Como a VGA está OK sobe mais ainda a suspeita sobre esse cooler BOX. Recomendo fortemente trocá-la, pode até ser por outro cooler BOX, mas desde que seja base de cobre e observe a corrente da ventoinha, quanto maior melhor(mais RPM máxima). Se pretende muita performance aí pelo menos um T3. Se o gabinete tiver pelo menos 20cm de largura pode pensar em um T4. A altura dele é 155mm.

Postado
26 minutos atrás, PedraX disse:

Sim, isso é o básico da ventilação.

Como a VGA está OK sobe mais ainda a suspeita sobre esse cooler BOX. Recomendo fortemente trocá-la, pode até ser por outro cooler BOX, mas desde que seja base de cobre e observe a corrente da ventoinha, quanto maior melhor(mais RPM máxima). Se pretende muita performance aí pelo menos um T3. Se o gabinete tiver pelo menos 20cm de largura pode pensar em um T4. A altura dele é 155mm.

O problema de muita RPM é que eu não suporto o barulho. Cooler box do meu C2Q era absurdamente barulhento, e como não costumo desligar o PC, dormir com um aeroporto do lado não é uma experiência agradável. Espero que qualquer cooler com base de cobre e dissipador maior resolva o problema, assim como um fluxo de ar apropriado.

Obrigado!

Postado
8 horas atrás, De4dm4sterBR disse:

Quanto à pasta termica, vou pegar uma artic silver em breve.

Eu não pegaria a Arctic Silver, ela é muito antiga. Compre uma MasterGel Nano que está barata e é melhor.

A questão dos coolers é que o i3 tem TDP menor e é um dual core. O Xeon é um "i7" quad core com turbo de 3.9Ghz. O cooler box do i3 não vai segurar nem a pau. Compre um cooler decente, como um Hyper 212X se couber no gabinete.

Postado
1 hora atrás, Contiusa disse:

Eu não pegaria a Arctic Silver, ela é muito antiga. Compre uma MasterGel Nano que está barata e é melhor.

A questão dos coolers é que o i3 tem TDP menor e é um dual core. O Xeon é um "i7" quad core com turbo de 3.9Ghz. O cooler box do i3 não vai segurar nem a pau. Compre um cooler decente, como um Hyper 212X se couber no gabinete.

Meio que me dei mal aqui.

Consegui um cooler dos Core 2 Quad com base de cobre, e quando fui por na mobo, descobri que por milímetros é incompatível.

To bem triste agora asudhuds, dessa eu não sabia.

Por algum motivo, quando faço downclock e diminuo os multiplicadores pra 31 ou 30 na bios, eles não fazem efeito quando o Windows starta. Por que será?

Postado
8 minutos atrás, De4dm4sterBR disse:

Meio que me dei mal aqui.

Consegui um cooler dos Core 2 Quad com base de cobre, e quando fui por na mobo, descobri que por milímetros é incompatível.

To bem triste agora asudhuds, dessa eu não sabia.

Por algum motivo, quando faço downclock e diminuo os multiplicadores pra 31 ou 30 na bios, eles não fazem efeito quando o Windows starta. Por que será?

Mas eu não compraria cooler box para essa CPU. Pelas especificações e o PassMark, ela é igual ao meu i7-3770K. Coloque nem que seja um Gammaxx 200T.

Postado
25 minutos atrás, Contiusa disse:

Mas eu não compraria cooler box para essa CPU. Pelas especificações e o PassMark, ela é igual ao meu i7-3770K. Coloque nem que seja um Gammaxx 200T.

Sim, é igual a um i7 3770k. Você usa ele ainda? Qual eram as temps com cooler box? Você teve que trocar?

Postado

@De4dm4sterBR eu nunca usei cooler box com ele. Depois eu fiz um teste com o cooler box, de curiosidade, e não passou no OOCT. Eu precisei desligar o teste. Estava usando uma pasta térmica topo de linha e com o gabinete aberto e deitado. Eles são fracos. Melhor comprar um cooler porque assim você para de esquentar a cabeça com isso.

Postado
1 minuto atrás, Contiusa disse:

@De4dm4sterBR eu nunca usei cooler box com ele. Depois eu fiz um teste com o cooler box, de curiosidade, e não passou no OOCT. Eu precisei desligar o teste. Estava usando uma pasta térmica topo de linha e com o gabinete aberto e deitado. Eles são fracos. Melhor comprar um cooler porque assim você para de esquentar a cabeça com isso.

Bom saber, vou pegar um blizzard t2 (espero que seja suficiente).

Obrigado pelos esclarecimentos!

Postado
agora, Contiusa disse:

@De4dm4sterBR o Blizzard acho que dá, sim. O cooler é legal. Depois diz como ficou.

Beleza.

Consegui deixar as temps em estáveis 65° em full load com um downclock de 300mhz, vai quebrar um galho até comprar o cooler.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...