Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, meu notebook é um Samsung ativ book 2 - ta com windows 10 no momento e ele é boot UFEI... eu tentei fazer dual boot com ubuntu a ultima versão, instalei tudo certinho, mas não aparece grub nenhum e não consigo acessar ubuntu de jeito nenhum. 

E acho que tem partição de mais no meu HD (Disco 0 na foto anexada, a partição selecionada [146,50 GB] é onde ta o ubuntu 17, e a partição "(C:)" de 306 GB é onde está o windows). queria saber se eu deletar todas as partições e instalar somente o ubuntu, se ele vai funcionar e se vou conseguir arrumar o HD... no caso juntar as partições e deixar somente as quer serão usadas pelo ubuntu... ou se tem como fazer dual boot, já tentei de tudo e não consigo.

OBS.: A partição DADOS (D:), é onde eu salvo todos meus dados e programas, é a unica partição que não posso/não quero deletar. 

A partição (C:) é somente o sistema Windows 10.

Captura de Tela (28).png

Captura de Tela (29).png

Postado

O note veio com algum Windows de fábrica? Digo isso porque talvez tenha o tal de Boot Secure na BIOS e para fazer dual-boot tem que desativar.
Outra coisa para desativar na BIOS é o Fast Boot (Boot rápido) caso tenha.

Outra detalhe é que em sistema UEFI/GPT temos que instalar o Grub na partição EFI (Windows Boot Manager)
Veja este tutorial que realça o detalhe acima, na página 2:

Instalação do Ubuntu 17.04 Zesty-Zapus

Não se preocupe com o número de partições, no formato GPT podemos ter em torno de 120 partições primárias.

Postado

Oi, instalei novamente o Ubuntu como diz no passo a passo que mandasse, porém não aparece o grub é entra direto no windows e já usei até o recuperador de grub como diz no tópico... Já tentei com as opções com csm os, ueffi os é a outra... Secure e fast boot desativados. Na opção CSM OS fica tela preta pedindo um USB ou CD de boot, já nas outra 2 opções entra direto no windows.

IMG_20170614_003451457_HDR.jpg

Postado

voce abriu o Prompt de Comando como Administrador?
Para conferir se a entrada do Ubuntu foi adicionada ao Boot Manager do Windows abra o msconfig:
Pressione as teclas Windows+r e digite msconfig
Vá na aba Inicialização do Sistema

Se não funcionou o jeito é tentar usar o CD Live Boot-Repair(643MB) que repara a instalação do Grub, baixe a versão de 64 bits, abaixo um tutorial:
Como Recuperar o Grub 
Download do Boot-Repair

O recomendável é gravar um pendrive com o Rufus, veja este tutorial na Opção 02:
Como Usar o Rufus

Postado

Bem difícil seu caso, outra possibilidade é reinstalar o Grub direto do Ubuntu que voce instalou.
Para entrar no Ubuntu use o CD Live SystemRescue (484MB), ele tem o recurso de encontrar e dar boot em algum Linux instalado no disco, veja na imagem abaixo:

systemrescue.JPG

Estando no seu Ubuntu digite no Terminal:
sudo fdisk -lu (para confirmar se o disco é o sda)
sudo grub-install /dev/sda
(resposta:Installation finished. No error reported)
sudo update-grub

Se mesmo assim não der certo, sugiro trocar de distribuição.

Postado

@Heitor Bergler Felipe

Você encontra esse item a partir dos que aparecem no cabeçalho do GParted clicando em cada um deles para encontrar ( eu não lembro qual mas está lá não sei se em " edit " , "device " ou " partition" ) mas primeiro seleciona a  partição do Windows que quer torná-la de boot.

Postado

O comando de reinstalar o Grub é para ser executar no Ubuntu e não no SystemRescue.
O que a imagem indica é que o SystemRescue não encontrou uma instalação de Linux no seu disco.

Postado

eu botei o boot/inicialização do ubuntu no SDA2 que é a partição de 300mb que marca EFI no gparted

adicionado 6 minutos depois

Mas na hora da instalação do Ubuntu no menu não aparece que é partição de boot ou eficiência, mas eu botei a sda2 que era o que dizia no gparted...

adicionado 11 minutos depois

se eu apagar o disco todo e instalar o ubunto teoricamente é para entrar no ubuntu porque o windos nao vai mas existir... mas com esse tipo de bios vai funcionar o ubuntu ?

(ja fiz backup de tudo)
tava pensando em apagar tudo e instalas o ubuntu e dps instalar o windows, o que vocês acham, ou vai continuar com o mesmo problema se instalar o windows depois ?

Postado
6 horas atrás, Heitor Bergler Felipe disse:

tava pensando em apagar tudo e instalas o ubuntu e dps instalar o windows, o que vocês acham, ou vai continuar com o mesmo problema se instalar o windows depois ?

Não faça isso, sempre instale o Linux depois do Windows para que ele possa reconhecer que tem outro SO e configurar o Grub.

Eu possuo dual-boot com Windows 10 Pro e Ubuntu Gnome no modo UEFI/GPT semelhante ao seu sistema e não tive nenhum problema. Tente instalar outra variante do Ubuntu como o Ubuntu Gnome, Xubuntu, etc...

E experimente não instalar o Grub na SDA2, deixe na SDA mesmo.

Postado

Apaguei e instalei o Ubuntu gnome... OS prints... Mandei instalar no sda, segundo gparted o edital tá no sda2 porém não aparece na lista que é a partição de boot... EU botei pra instalar como você falou no sda e apareceu essa mensagem eu botei em continuar... Reiniciei e entra direto no windows, já usei boot repair e nada

IMG_20170617_003758001-1305x734.jpg

IMG_20170617_003923573-1305x734.jpg

IMG_20170617_003931370-1305x734.jpg

Postado

Para mim o problema está nas suas partições Windows, o formato GPT segue padrões nas partições de Sistema e as suas não estão nestes padrões. Sugiro reinstalar o Windows 10, isso é apenas uma sugestão, faça por sua conta e risco.

O tutorial abaixo mostra os padrões recomendados pela Microsoft, leia principalmente a Parte 02:
Particionamento de HDD/SSD Recomendável pela Microsoft

Abaixo uma imagem exemplo das partições no formato GPT, que está no tutorial acima:

uefi.JPG

Abaixo como está o meu SSD particionado de pleno acordo com os padrões, a Partição 4 de 58GB contém o Ubuntu Gnome. A partir da versão 17 não precisa mais da Partição SWAP e também não uso Partição Home separada e nem a de Boot:

uefi2.JPG

A instalação limpa (através de pendrive) do Windows 10 resolveria isso, na tela das Partições exclua todas as partições exceto a partição D (Dados). Avance, não crie nenhuma partição, é aqui que o Windows irá criar automaticamente todas as partições necessárias.

Não coloque nenhuma Chave do Windows, a ativação do Windows 10 fica nos Servidores da Microsoft, depois de instalado e conectado à internet o Windows ativará automaticamente.

Para baixar o Windows 10 e já gravando em um pendrive siga este tutorial, não esqueça que a sua versão do Windows 10 é a Windows 10 Home Single Language:
Download Windows 10 - Microsoft Media Creation Tool

https://postsinfo.blogspot.com.br/2016/05/download-windows-10.html

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Heitor Bergler Felipe disse:

Apaguei e instalei o Ubuntu gnome... OS prints... Mandei instalar no sda, segundo gparted o edital tá no sda2 porém não aparece na lista que é a partição de boot... EU botei pra instalar como você falou no sda e apareceu essa mensagem eu botei em continuar... Reiniciei e entra direto no windows, já usei boot repair e nada

IMG_20170617_003758001-1305x734.jpg

O Ubuntu foi inicializado no modo CSM nesse caso. Distribuições Linux suportam particionamento GPT no disco do sistema no modo Legacy (CSM), ao contrário do Windows, porém o GRUB precisa da partição "BIOS boot" como diz a mensagem.

Ou seja, lá no setup, coloque "OS Mode Selection" em "UEFI OS". Em "CSM and UEFI OS" o firmware deve dar prioridade para boot em CSM, que faz o Ubuntu ser carregado nesse modo e impossibilita configurar o dual boot, pois o Windows está instalado no modo UEFI.

CSM é obsoleto e deve ser evitado quando possível. Tudo que é distribuição de respeito funciona em UEFI hoje em dia (as maiores até mesmo com secure boot habilitado).

Postado

voce usou o Windows Media Creation Tool?

Isso acontece quando o pendrive não tem suporte ao formato GPT, mas usando o Windows Media Creation Tool isso não deveria acontecer.

Mas se voce tem uma ISO voce pode usar o Rufus e marcar a opção 'Partição GPT para UEFI' que ele reconhecerá seu disco no formato GPT.

Aqui um tutorial do Rufus, veja a Opção 02

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...