Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou fazendo um esquema para controlar o ponto de iginicao do meu carro 

Ja consegui fazer o arduino conseguir ler os pulsos do distribuidor e tratar esses dados na saida acionando os leds....

Mas agora como eu faco para ele acionar as bobinas de iginicao???

usei um mosfet IRF630 usado para fazer o chaveamento para a bobina... ate funcionou mas deu poucos segundos o mosfet comecou a fritar.

Medi a resistência do primário da bobina e deu 0,7 ohms ligo ela em 12V.

fiz como referencia nessa imagem [link quebrado]

mas claro apenas usando o mosfet no lugar da lampada a bobina.

Ja tinha feito esse mesmo esquema para acionar um bico injetor e funcionou de boa... sera q a bobina consome de mais e o irf630 não aguenta?

Postado

Na hora de desligar o mosfet, há uma tendência do indutor em manter circulando uma corrente em sentido contrário, o que aumenta muito a tensão em cima dele e queima. Você pode colocar um diodo como freewheel aterrando a bobina quando surgir esta corrente, livrando o mosfet.

Dê uma pesquisada por diodo freewheel. E atento às tensões. Abcs.

Um adendo, sobre a resistência que você mediu, ela não serve para muita coisa, pois faltou a reatância indutiva. A impedância total é a resistência + reatância, sendo que esta última varia de acordo com a frequência com a qual a bobina vai ser chaveada.

Postado

Olá. Está acionando o mosfet com 5V (saída da porta do arduino)? Olhe como é a curva do seu mosfet com base no Vgs:

image.png.d5eb0700347908aa19ff376953a98cbf.png

Desconsiderando o efeito indutivo no inicio e fim do acionamento, imagine que sua bobina fique continuamente ligada com 12V. Isso dá em torno de 17A. Seu mosfet derruba boa parte da tensão em cima de si próprio, caso seja acionado com 5V no gate, com isso dissipa muita potência.

Além do diodo de freewheling como o colega @T1000_2015 comentou, é fundamental dar uma atenção especial no acionamento desse mosfet. Além do mais, é importante saber o ciclo de trabalho dele (sua frequencia de acionamento e período de on e off). 

Postado

Em modo de pulso esse mosfet aguenta 36A... se for para ligar constantemente seria interessante ver o consumo de corrente mesmo...

Postado

@diegosoares90 @Bommu Perneta

Isso estou ligando diretamente na saida 5 volts do arduino 

esse e meu projeto

https://www.youtube.com/watch?v=agdwgWSMbk4

Vai ter 4 bobinas uma para cada led desses que pisca

eu sei que na lenta entre 800 a 900 rpm é gerado uma frequência perto dos 33hz isso para o acionamento em 1 bobina apenas (1 bobinha alimentando os 4 cilindros) como aqui vou ter 1 para cada cilindro vai girar em torno de 9hz cada bobina... isso na lenta... Cada 100 rpm equivale a 3hz...

Postado

Depois de colocar proteções já citadas ai em cima... para evitar de queimar mais rápido(apesar que dá para funcionar)... acho que você tem que olhar o consumo de corrente que está sendo feito(claro usando um dissipador) para ter ideia, se você não tiver nenhum material de apoio sobre o consumo de corrente... você pode usar um amperímetro com alicate.

Fora isso, se você não puder fazer recomendaria fortemente a colar como disse um dissipador e pegar uma mosfet de bem mais corrente...

adicionado 0 minutos depois

fora isso teria que ver melhor o circuito também... falar por alto é complicado ^^  e também outros da comunidade podem também tentar melhorar e coisa do tipo.

adicionado 2 minutos depois

Também não foi falado que fonte vai ser usada se é como no carro usando uma bateria ou coisa do tipo... que possa jogar grandes correntes ^^

Postado

Aqui temos 3 possíveis problemas:

1 - Esse mosfet quando alimentado por apenas 5V limita a corrente, o que pode vir a aumentar consideravelmente o Vds quando a corrente passar de 9A. Isso pode explicar e muito o aquecimento dele.

2 - Esse mosfet não foi desenhado para ter uma boa performance com nível lógico, ter 10V no gate é mais a praia dele. Com 10V ou mais (máximo de 20V) vai ter tudo o que ele pode oferecer. Cabe aí um driver para aumentar esses 5V. Isso eliminará a limitação de corrente (sai da região linear dele), passará a ter uma comutação mais rápida.

3 - Esses mosfets consomem um pico de corrente que o Arduino não oferece. Na falta de corrente a transição se torna mais lenta, o que não é bom nesses níveis de corrente, em especial no desligamento, quando a demanda de corrente pelo gate é mais alta e por coincidência a corrente pelo mosfet está no pico.

O driver sugerido é do tipo inversor, vai ter que fazer o output do Arduino trabalhar com lógica negativa. Caso não queira mexer nisso, ADICIONANDO um transistor PNP entre Q4 e Q1 deixa o drive NÃO INVERSOR.

Na seleção dos transistores, escolha para Q1 um transistor que suporte pico de 500mA e para Q2 uns 800mA.

Finalmente, falando sobre a escolha do mosfet que irá chavear a bobina, confesso que desconheço os transientes de tensão que o primário dessa bobina gera, mas se for possível usar um mosfet de tensão mais baixa (esse é de 200V) vai encontrar componentes com Rds 20X mais baixo, correntes de gate mais baixa (menor Qg) e transições mais rápidas sem aumento de custo, talvez até mesmo conseguindo se livrar do dissipador, vai aquecer bem menos. Alguns modelos de tensão baixa tem desempenho tão bom que podem até ser comutados direto pelo MCU sem a necessidade do driver proposto.

Sem título.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...