Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tenho uma vasta experiência negativa com carcaças plásticas de notebooks quebradas que via de regra devem ser substituídas ou caso não se encontre no mercado, ou seu preço não compense, vale o quebra galho da resina de dentista descrita em muitos vídeos na internet, resolve em alguns casos, como por exemplo na junção da parte de cima com a parte de baixo:

9.jpg.1437b1f5b05aefaa27bc70f80cd656db.jpg

É uma parte que não sofre muito estresse do movimento de abrir e fechar a tampa.

10.jpg.e46035a75e95083b984031461df3011e.jpg

Em comparação com uma parte boa, sem estar quebrada:

11.jpg.d325afac2c1fce968acbd868610f3edd.jpg

Ocorre que em outras partes a tensão de abrir e fechar a tampa força muito as partes plásticas, já tentei durepoxi e cola de cano, nunca tentei a tal da resina de dentista porque não quis investir o valor, nada que usei conseguiu aguentar por muito tempo.

1.thumb.jpg.3955120fbcc8a2a27cf21c045519e6be.jpg

Veja os detalhes a que me refiro nas fotos acima e abaixo:

2.thumb.jpg.103215657124ea32c8d0eb7b7cdcb28b.jpg

Em comparação com a parte boa, do outro lado, que não quebrou:

3.thumb.jpg.90478bb0de1978558679c7d74d77c6af.jpg

Agora outro detalhe:

4.thumb.jpg.1995e1b8c8bf603d8def520c9a29bd28.jpg

Veja o que ainda ficou fixado na parte metálica:

5.jpg.0f8064c5a1a6dda424e4fbf526560662.jpg

E agora juntando as partes que quebraram para se ter uma ideia de como era antes:

6.jpg.05bff3b4983f81b966ae01f4c4f07928.jpg

Outro detalhe dos parafusos e da parte aonde se prendem:

7.jpg.3c956bcbd5dc1963422450ec3dee25b7.jpg

Eu tentei amenizar a força empregada na parte reparada soltando as roscas da dobradiça, de modo que não fosse necessário fazer força para dobrar e então a parte reparada não sofreria tensão, o problema é que a tensão toda ficou para a outra dobradiça que depois de algum tempo de uso ou quebra também ou cede, não conseguindo manter a tela equilibrada em pé, permitindo que ela se feche ou se abra conforme a força da gravidade, igualzinho as tampas automáticas de vazo sanitário que se fecham lentamente sem bater.

Pensei por conta própria colocar parafusos maiores:

8.jpg.0d230260964fe215fc0aa45d333845ec.jpg

Comprei em casa de materiais de construção, servem para muitos projetos.

Depois de calcular e verificar que tem espaço dentro da carcaça, decidi pelo reparo embora que em outros notebooks, não havia espaço e as porcas ou cabeças dos parafusos ficavam do lado de fora da carcaça e encostavam na tela quando fechada.

Primeiro fiz os furos aproveitando a marcação original:

12.thumb.jpg.7e8a0771bbc863ead740c3a64f305c71.jpg

Depois encaixei os parafusos coma as arruelas do lado de fora e por dentro, antes eu colocava só os parafusos sem as arruelas porém, o plástico cedia exatamente em volta da cabeça do parafuso enquanto que com as arruelas o plástico não cedia, já no lado de dentro as arruelas serviam de calço para nivelar o espaço entre a carcaça e a parte metálica da dobradiça.

Fica mais ou menos assim:

13.jpg.d6dae52d5073c9c6ed7df16ab0d517d4.jpg

No detalhe eu coloquei duas porcas, uma travando a outra pois, se colocar apenas uma, a porca vai se soltando aos poucos conforme o movimento de abrir e fechar a tela. Eu acredito que deve existir alguma cola que impeça a arruela de se soltar mas, ainda não conheço.

Por fim o acabamento fica assim:

14.jpg.77ee031caed62333a1ffc5c6b35747d9.jpg

Eu sei que é feio e esquisito, de qualquer maneira é funcional e duradouro, garante pelo menos quatro ou mais anos de utilidade ao aparelho.

O penúltimo reparo que fiz em um Acer foi em 2013 e o equipamento está funcional até hoje.

Se quiser pode disfarçar com uma tinta preta, lixar as cabeças para ocuparem menos espaço e até mesmo colar uma borracha por cima, daquela utilizadas nos pés de CPUs.

Eu até pensei em fazer os reparos dos dois lados das dobradiças com parafusos maiores de modo a encaixar pés maiores elevando a traseira do notebook e dando mais espaço para circular o ar.

• Curtir 3
Postado

@Pincipi Antigamente em carcaças de clientes eu trocava carcaça e tudo que estava quebrado. Hoje eu tenho várias carcaças que retiro porcas de sedes para consertar outras carcaças danificadas. Já tentei cola quente, resinas variadas e cola epoxi que é cara. Hoje eu não troco mais carcaça alguma, se dá para consertar eu conserto. Só troco as mais danificadas.

Hoje eu uso Super Bonder e bicarbonato de sódio para reparo de carcaças e de qualquer outro plástico quebrado. Fica perfeito e a colagem é instantânea. Segue alguns vídeos desta técnica. É só usar a imaginação.

super+bonder+e+bicarbonato

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado

@Wagner Ruaro Isso, isso, isso, vou estudar o assunto e ver se dá para combinar com tela de aço, ferro de solda e soprador térmico. Acho que vou me especializar em funilaria de notebooks.

• Haha 1
  • 3 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

@M.B.M Computers Eu nunca usei mas, imagino que a cola quente tenha uma flexibilidade e em razão disso, só vai manter uma aparência de colado, não dará a firmeza necessária, creio que ela se desprenderá  a qualquer esforço que a carcaça for submetida. É apenas uma opinião, precisa ser aplicada ao caso concreto para se ter certeza.

• 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@M.B.M Computers Pelo que vi no vídeo acima, é uma lata de massa plástica com um frasco de catalisador, material que pode ser encontrado principalmente em lojas de tintas, bem como em outros comércios como materiais de construção, tem basicamente dois tipos, a normal conhecida como plástica, mais barata e a acrílica, mais cara. A aplicação que mais conheço é em funilaria de automóveis, não sei dizer qual é melhor indicada para o caso de carcaças de notebooks, precisa estudar as características de cada uma para saber, uma é mais fácil de lixar que a outra e conforme o tipo de tinta utilizada, uma dá melhor acabamento e durabilidade que a outra. Outras aplicações são em mármores, modelagens e reparos em geral. Na internet tem vários vídeos mostrando com se usa, só sei o que se utilizar muito catalisador a massa endurece rapidamente e mal dá para trabalhar com ela, enquanto que o contrário, pouco catalisador, ela não endurece ou fica quebradiça sem resistência, mesma coisa para não misturar bem. Sugiro fazer experiências com pequenas quantidades e observar como se comporta antes de fazer o reparo final na carcaça, eu pessoalmente retiraria a placa-mãe para evitar um dano nela e protegeria com fita durex as partes que não quero que entrem em contato com a massa.

adicionado 1 minuto depois

Para saber a melhor marca só perguntando para quem trabalha com a massa, funileiros, marmoreiros e outros.

• 2 anos depois...
Postado

Olá, comecei a realizar esses tipos de reparos em notebooks, estou usando durepoxi, tenho tido bons resultados. Comecei assim por haver a necessidade de tal empreitada onde não vejo muito o pessoal atuando, tem carcaças que são caríssimas e outras nem tem no mercado, arrisquei com o durepoxi, notei que é bem artesanal o trabalho, tive que aprender a usar uma micro retifica, só não sei quanto cobrar ao certo, gostaria de opiniões, pois já realizei em 4 notes mas sempre com outros serviços juntos, acho justo para esse procedimento R$ 70,00. Estou cobrando caro para isso ou muito em conta? 

Capturar1.PNG

Capturar2.PNG

Capturar3.PNG

Capturar4.PNG

Tenho um video do final no meu onedrive, https://1drv.ms/v/s!Agdyj3dwkEEpgcRqT0bRjhTCHRgUcQ?e=7ef7uT

• Membro VIP
Postado

@o.s Então, estive bolando uma resposta para a questão do durepoxi e do valor cobrado, no final acabei criando um novo tópico e nele tentei transmitir tudo o que sei:

Especificamente no caso do durepoxi eu já tive experiências desagradáveis anteriores, ele é muito duro e acaba rachando ou quebrando quando forçado, na prática constatei que o produto utilizado deve ter uma certa plasticidade ou capacidade de deformação parecida com a da carcaça, não pode ser muito dura.

Recomendo a não usar mais o durepoxi e tentar partir para testes com a resina própria para reparos, é bem mais cara e vai ter que cobrar mais pelo serviço, em contra partida ainda não encontrei relatos de problemas com a resina.

Observando os detalhes das fotos, vi que o reparo foi na parte da tela e que tudo foi colado junto, ou seja, caso tenha que realizar um serviço, vai ter dificuldades para desmontar, como por exemplo se tiver que trocar a dobradiça colada, no caso de trocar o LCD parece que não vai ter problemas.

O preço que cobrou é razoável, compatível em relação ao tipo e qualidade de serviço, se tivesse cobrado mais de R$ 100,00 pelo serviço, eu considero como caro mas, o que eu acho importante é que o dono deve saber e ter plena consciência de que é uma gambiarra, uma solução temporária.

Digamos que tivesse utilizado a resina própria combinada com a malha metálica, preservando a capacidade de se prender a dobradiça com os parafusos, eu diria que o valor cobrado poderia ser em torno de R$ 200,00 a R$ 400,00 conforme o preço da máquina.

Lembrando que não sou um profissional da área, e esta estimativa de preço que lhe passei é com base do meu lado de consumidor/cliente.

@M.B.M Computers Fiz uma revisão em trabalhos antigos e achei que eu já tinha utilizado antes a massa Iberê, pelo que anotei, a massa esfarelou, por isso eu não recomendo a utilização deste tipo de material, também juntei todas as informações que tenho à respeito e criei um tópico novo, mencionei ele acima.

Atualizando o post, o reparo foi em out17 e já estamos em mar21, mais de três anos se passaram e está tudo firme e forte, não afrouxou, não enferrujou e não quebrou. Apenas a parte estética é que está desagradável, estou pensando em refazer o serviço utilizando a resina própria para reparo em carcaça de notebook, tentando restaurar a forma original sem aparecer as cabeças dos parafusos. O único empecilho é o valor do kit.

Postado

Realmente ali foi colado a dobradiças, pois não vi segurança em confiar nas buchas como na primeira foto, o lcd fico de fora, neste caso a dobradiça havia quebrado, logo substitui por novas e apliquei graxa branca nas mesmas para manter uma lubrificação melhor, porém não deixa de ser gambiarra e o cliente está ciente de o procedimento é inédito para mim e que o mesmo realizei sem garantia, visto que nesta máquina, o valor da carcaça do lcd ultrapassa os 600,00.

Com este reparo espero que tenha uma sobrevida de mais anos.

Este trabalho foi realizado em dezembro, mas não esperava fazer o mesmo em mais três máquinas. Ambas troquei as dobradiças por novas mesmo alguma estando em boa condição.

Irei usar a sua ideia da resina, pois irei me especializar nisso, estou vendo um mercado promissor.

Editando

Não possuo empresa, realizo estas atividades em casa.

• 1 ano depois...
Postado

@Pincipi boa tarde mestre. Exatamente. Fiz tupo um molde com uma fita preta tipo papel da Rapifix, pra fazervo alinhamento debaixo, coloquei a resina, esperei secar ( +- 20min) fui dando o acabamento com as lixas (aquelas normais vermelhas) 180, 220, e o acabamento final foi com a lixa d'água 2000 da 3M. O cliente não se importou em ficar transparente e diferente. Essa maquina fiz o reparo na placa-mãe, upgrade de HD para SSD, os reparos nos dois pontos de fixação da rosca e essa quina da carcaça.

• Curtir 1
  • 5 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Entrou um positivo C464C com a carcaça danificada, sem os parafusos, sem o carregador, sem as dobradiças e sem a moldura, precisando trocar a tela, incapaz de carregar o Win e com defeito no touch. No orçamento de recuperação deu perda total porque a compra das peças faltantes sairia mais caro que um outro usado. Ele iria para desmanche e venda das peças boas que é o teclado e a bateria mas, resolvi praticar as técnicas de recuperação nele e consegui rodar o Win e também melhorar a situação da tela, o suficiente para usar ele como um scanner de moto elétrica e acabei aproveitando as dobradiças de outro notebook, fazendo minha versão Frankenstein com os parafusos expostos:

1.jpg.6688fe372379b3f19885b55ad5381fe5.jpg

As hastes de fixação da tela ficaram do lado de fora:

2.jpg.fed64a7436e36a73529e0817c0a920f3.jpg

Usei os mesmos parafusos, arruelas e porcas que foram usados no Acer acima, inclusive estou usando ele para escrever este post:

3.jpg.aa591f941e70e60d92c2fbc199d8e9c8.jpg

Este Positivo parece que já tentaram reparar antes com massa plástica ou então Durepoxi,  a mistura ficou meio fraca, tipo esfarelando fácil, quem fez o serviço errou na mão da mistura:

4.jpg.f31ff47c328cf9bc52937cfd490732bf.jpg

Eu cortei partes da carcaça deste Positivo para encaixar as dobradiças fixadas por parafusos:

5.jpg.2d7b4bbf001d99da13e9d3a429265fa7.jpg

Tirando o aspecto medonho até que ficou bem funcional, apenas faltou uma moldura para dar mais firmeza no conjunto da tela:

6.jpg.5cdc1d4a2fae786996c508d8d8b133ec.jpg

Aproveitei a mesma furação de fixar a tela para passar os parafusos dos dois lados e agora esta máquina vai servir ao propósito tanto de ser usada para acessar a controladora da moto como para outros testes diversos.

Estou pensando em fazer uma moldura de madeira.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...