Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações pessoal

Bem, sou novo aqui, fiz meu cadastro agorinha, mas de tanto ter dúvidas sanadas por esse fórum através de pesquisas no google resolvi me tornar um membro.

Antes de mais nada, meu único interesse neste tópico é retirar essa dúvida incessante sobre gargalo, pesquisei muito e não consegui chegar numa conclusão plausível.

Aqui segue um vídeo para quem quiser assistí-lo:

Minha grande dúvida é a seguinte: Muitos dizem que, quando a placa de vídeo não tem sua porcentagem de uso na casa dos 90, 99% o CPU está gargalando a placa, mas até onde isso se aplicaria neste caso? como podem ver no vídeo ambos os processadores são capazes de levar uma 1070 tranquilo aparentemente, porém o uso de GPU não chega a atingir essa margem, nesse caso a minha dúvida é a seguinte: O que realmente é gargalo? pesquisei bastante mas não consegui chegar a uma conclusão, e venho através desse tópico por assim ter a dúvida sanada por vocês que tem mais experiência no assunto! ;) 

Postado
55 minutos atrás, T. Brito disse:

O que realmente é gargalo?

Limitação da placa de vídeo, devido ao potencial menor do processador de conseguir elevar todo o potencial da mesma. Isso pode gerar complicações, como travamentos, tearring, frametime instável e afins. A questão é que provavelmente o jogo está sendo rodado em Full HD (1920x1080), sendo que a placa é bem mais forte, podendo rodar em Quad HD (2560x1440).

Ou seja: o gargalo da placa de vídeo a qual menciona não é no processador, e sim em resolução, pois a placa de vídeo acaba sobrando para processar imagem numa resolução menor, e dependendo do processador, com muito mais quadros por segundo (FPS). Então não se preocupe se pensou que ambos não levam a GTX 1070: o teste é propositalmente para deixar toda a máquina com desempenho sobrando para ver as divergências principais de desempenho um em relação ao outro.

• Curtir 1
Postado

O gargalo é quando o processador não consegue levar a placa de video ao limite(99% de uso), isso pode acontecer por causa da latência das memorias, performance em single thread, temperatura e etc MAS nem sempre é isso, muitas vezes o jogo tem limitação de framerate, mal otimizado ou muito leve, minha placa de video fica em 20% jogando CSGO, mas isso não significa gargalo. Tem que levar varias coisas em consideração. Parabéns pela iniciativa em querer saber sobre e não sair falando sem saber como vemos em vários locais.

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, Henrique Ariel AG disse:

O gargalo é quando o processador não consegue levar a placa de video ao limite(99% de uso), isso pode acontecer por causa da latência das memorias, performance em single thread, temperatura e etc MAS nem sempre é isso, muitas vezes o jogo tem limitação de framerate, mal otimizado ou muito leve, minha placa de video fica em 20% jogando CSGO, mas isso não significa gargalo. Tem que levar varias coisas em consideração. Parabéns pela iniciativa em querer saber sobre e não sair falando sem saber como vemos em vários locais.

Valeu Henrique, é meio complicadinho de entender na prática kkk mas agradeço pela resposta! abraços 

adicionado 2 minutos depois
13 horas atrás, Ian Rossi disse:

Limitação da placa de vídeo, devido ao potencial menor do processador de conseguir elevar todo o potencial da mesma. Isso pode gerar complicações, como travamentos, tearring, frametime instável e afins. A questão é que provavelmente o jogo está sendo rodado em Full HD (1920x1080), sendo que a placa é bem mais forte, podendo rodar em Quad HD (2560x1440).

Ou seja: o gargalo da placa de vídeo a qual menciona não é no processador, e sim em resolução, pois a placa de vídeo acaba sobrando para processar imagem numa resolução menor, e dependendo do processador, com muito mais quadros por segundo (FPS). Então não se preocupe se pensou que ambos não levam a GTX 1070: o teste é propositalmente para deixar toda a máquina com desempenho sobrando para ver as divergências principais de desempenho um em relação ao outro.

Valeu meu amigo, muito obrigado pela resposta! abraços 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...