Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde a todos, tenho uma dúvida que vem me corroendo a dias, estou com a oportunidade de vender minha placa de vídeo (Gtx 1060 de 6Gb da EVGA) e comprar uma Rx 580 8 Gb Red Dragon, com a diferença de 100 reais... Pelo que vi em testes BRs e gringos, as placas se equivalem, mas a Gtx 1060 sai ganhando em jogos mais antigos e alguns indies atuais (pubg por ex)... Eu quero pegar a Rx 580 pelo simples fato do meu monitor ter Freesync e eu não aproveitar isso porque tenho uma placa Nvidia... A pergunta é: Compensa eu fazer essa "troca" de placa de vídeo só pelo freesync? E perder alguns frames em certos jogos? Preciso de opiniões de quem entende do assunto... vocês... <3

Postado

@Eduardo Nagashima Resumo: Vá de RX 580...

...eu também estava muito interessado na GTX 1060 mas comprei um novo monitor, trocando um antigo (simples) por um 29" (29UM69G) e assim como todo bom brasileiro precisei levar em consideração o famigerado custo x benefício. Devido à questões de tecnologias de sincronização de imagem (G-Sync, FreeSync) e pensando a longo prazo, optei pela RX 580 uma vez que monitores com G-Sync são absurdamente caros aqui no Brasil sil sil..

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

@Eduardo Nagashima Resumo: Vá de RX 580...

...eu também estava muito interessado na GTX 1060 mas comprei um novo monitor, trocando um antigo (simples) por um 29" (29UM69G) e assim como todo bom brasileiro precisei levar em consideração o famigerado custo x benefício. Devido à questões de tecnologias de sincronização de imagem (G-Sync, FreeSync) e pensando a longo prazo, optei pela RX 580 uma vez que monitores com G-Sync são absurdamente caros aqui no Brasil sil sil..

Boa, estava de olho nesse monitor também UltraWide, 75hz com freesync e um preço bom, mas tu já tem o setup montado? O Freesync é tão incrível assim? Tipo, vale a pena eu fazer esse "downgrade" de placa de vídeo da gtx1060 pra rx580 só por isso? obrigado...

Postado
26 minutos atrás, Eduardo Nagashima disse:

Tipo, vale a pena eu fazer esse "downgrade" de placa de vídeo da gtx1060 pra rx580 só por isso? obrigado...

Não é um downgrade... Aliás, o desempenho da GTX 1060 6GB é bem similar a da RX 580 8GB. A questão mesmo é achar por um bom preço ^^.

27 minutos atrás, Eduardo Nagashima disse:

Boa, estava de olho nesse monitor também UltraWide, 75hz com freesync e um preço bom

Não acho que compense muito monitor Ultra Wide, diminui um pouco do seu desempenho total gráfico, além dos jogos não se adaptarem bem a esta resolução...

Postado
13 minutos atrás, Ian Rossi disse:

Não é um downgrade... Aliás, o desempenho da GTX 1060 6GB é bem similar a da RX 580 8GB. A questão mesmo é achar por um bom preço ^^.

Não acho que compense muito monitor Ultra Wide, diminui um pouco do seu desempenho total gráfico, além dos jogos não se adaptarem bem a esta resolução...

Sim, sim, por isso coloquei aspas no "downgrade" são similares mas o que mais vejo em comparação é a Gtx 1060 ganhando na frente.

Postado
agora, Eduardo Nagashima disse:

Sim, sim, por isso coloquei aspas no "downgrade" são similares mas o que mais vejo em comparação é a Gtx 1060 ganhando na frente.

Por causa de clock de processador gráfico... Mas pensando nas memórias e outros atributos, admito que a RX 580 8GB vai envelhecer melhor. Porém, não acho muito lance trocar a GTX 1060 6GB pela RX 580. Se quiser realmente aproveitar o Free-Sync, só se for pra uma RX Vega 56/64 ^^.

Postado
3 horas atrás, Eduardo Nagashima disse:

Boa, estava de olho nesse monitor também UltraWide, 75hz com freesync e um preço bom, mas tu já tem o setup montado? O Freesync é tão incrível assim? Tipo, vale a pena eu fazer esse "downgrade" de placa de vídeo da gtx1060 pra rx580 só por isso? obrigado...

Não, a placa e o monitor eu comprei no BF então não chegou... Mas eu comprei a RX pra "não mexer mais". As Vega vai chegar no mercado com um valor relativamente elevado (Vega 32 e 28), então, comprei a RX 580 feliz e não penso em alterar esse conjunto tão cedo.

Sinceramente, acho que vale a pena, tanto que fiz assim, posso estar errado... (mesmo sabendo que o ultrawide exigirá, logicamente, mais da placa de vídeo. Meu propósito é conseguir jogar à 75Hz e >75FPS, mesmo que seja necessário abaixar a configuração do ultra para o alto, não farei a mínima questão disso). Estou feliz e satisfeito!

Postado

Essa questão do g sync e do freesync é complicada... O recurso é muito interessante e tem grande efeito em títulos que ficam oscilando próximos ao limite em hz do monitor, 45 a 75 fps por exemplo tem um efeito muito bom e realmente causa sensação de estabilidade constante e fluidez nos monitores de 60hz.

O contraditório das tecnologias é que...  deveriam ser amplamente usada em monitores de 60hz e é algo que não acontece! Praticamente todo monitor lançado de uns tempos pra cá tem! Nos casos dos 120, 144, e até de 240hz e praticamente em nenhum de 60hz, o que pra mim não faz o menor sentido, já que seriam os monitores que mais tem resultado visível.

Agora é o seguinte...  No seu caso, devido ao monitor de 75 hz, certeza que tu sinta diferença em títulos que fiquem oscilando mas sempre leve em consideração que se tu chegar a colocar as mãos em um monitor de 120 ou mais, ambas as tecnologias não fazem muito sentido e dificilmente dá pra notar ou que valham a pena ser ativadas, então acabam sendo subutilizadas e é por isso que vejo um paradoxo no foco dessas tecnologias. Aparecem em monitores com acima de 100hz e não nos abaixo de 100.

Se tem alguns títulos onde você consegue realizar intencionalmente tearing, que é aquelas quebras de tela. Prepare alguns saves e deixe tudo pronto. Quando chegar e montar, teste sem freesync e com freesync. :)

Uma outra opção é baixar o Windmill da amd, que é aquele teste com uma turbina eólica. Nesse link aqui do fórum da amd tem ele em um arquivo do one drive.

https://community.amd.com/thread/180553

Outro ponto que tu tem que levar em consideração, a qualidade gráfica estipulada pelas configurações... a grande maioria dos jogos não vem com otimização pra qualidade ULTRA e sim até pra alta. Então tem coisas que valem a pena ativar e tem coisas que não valem a pena. No witcher 3 por exemplo... a água é algo que vale a pena deixar no ultra enquanto sombras não fazem sentido, consomem muito recurso e a diferença beira o irrelevante, além de exigir um horror da placa de vídeo.

E pra finalizar, não se desespere por esses "features" dos produtos, uma gtx 1060 6gb ainda leva vantagem em relação a rx 580 por causa do consumo de energia. E desempenho em jogos é praticamente o mesmo, bem provável que estatisticamente não tenha diferença.

Espero ter ajudado, qualquer coisa só dar um grito! See ya!

• Curtir 2
Postado
12 horas atrás, Ian Rossi disse:

Por causa de clock de processador gráfico... Mas pensando nas memórias e outros atributos, admito que a RX 580 8GB vai envelhecer melhor. Porém, não acho muito lance trocar a GTX 1060 6GB pela RX 580. Se quiser realmente aproveitar o Free-Sync, só se for pra uma RX Vega 56/64 ^^.

Vega não cara, se for pra pegar algo desse nível fico sem comer a meses, meu orçamento não é tão foderoso nesse nível não.

adicionado 9 minutos depois
7 horas atrás, Anderson K disse:

Essa questão do g sync e do freesync é complicada... O recurso é muito interessante e tem grande efeito em títulos que ficam oscilando próximos ao limite em hz do monitor, 45 a 75 fps por exemplo tem um efeito muito bom e realmente causa sensação de estabilidade constante e fluidez nos monitores de 60hz.

O contraditório das tecnologias é que...  deveriam ser amplamente usada em monitores de 60hz e é algo que não acontece! Praticamente todo monitor lançado de uns tempos pra cá tem! Nos casos dos 120, 144, e até de 240hz e praticamente em nenhum de 60hz, o que pra mim não faz o menor sentido, já que seriam os monitores que mais tem resultado visível.

Agora é o seguinte...  No seu caso, devido ao monitor de 75 hz, certeza que tu sinta diferença em títulos que fiquem oscilando mas sempre leve em consideração que se tu chegar a colocar as mãos em um monitor de 120 ou mais, ambas as tecnologias não fazem muito sentido e dificilmente dá pra notar ou que valham a pena ser ativadas, então acabam sendo subutilizadas e é por isso que vejo um paradoxo no foco dessas tecnologias. Aparecem em monitores com acima de 100hz e não nos abaixo de 100.

Se tem alguns títulos onde você consegue realizar intencionalmente tearing, que é aquelas quebras de tela. Prepare alguns saves e deixe tudo pronto. Quando chegar e montar, teste sem freesync e com freesync. :)

Uma outra opção é baixar o Windmill da amd, que é aquele teste com uma turbina eólica. Nesse link aqui do fórum da amd tem ele em um arquivo do one drive.

https://community.amd.com/thread/180553

Outro ponto que tu tem que levar em consideração, a qualidade gráfica estipulada pelas configurações... a grande maioria dos jogos não vem com otimização pra qualidade ULTRA e sim até pra alta. Então tem coisas que valem a pena ativar e tem coisas que não valem a pena. No witcher 3 por exemplo... a água é algo que vale a pena deixar no ultra enquanto sombras não fazem sentido, consomem muito recurso e a diferença beira o irrelevante, além de exigir um horror da placa de vídeo.

E pra finalizar, não se desespere por esses "features" dos produtos, uma gtx 1060 6gb ainda leva vantagem em relação a rx 580 por causa do consumo de energia. E desempenho em jogos é praticamente o mesmo, bem provável que estatisticamente não tenha diferença.

Espero ter ajudado, qualquer coisa só dar um grito! See ya!

valeu, em relação ao monitor acho q o meu então vai dar muito certo porque a taxa de atualização é de 60hz, e não pretendo mudar de monitor tão cedo (comprei um de 28' 4k samsung com freesync), e pensando um pouco também nos 4k acho q esses 2gb de Vram a mais q a Rx580 tem vai ajudar nas texturas em 4k ou em jogos futuros q vão lançar, porque dizem q placas da AMD envelhecem mais rápido...

Ps: sei q nos 4k vou ter q usar configuração no alto/médio a 30fps com ambas as placas

• Haha 1
  • 3 meses depois...
Postado

Ultrawide é muito bom. Mas MUITO MESMO. Também peguei uma RX 580 OC de 8 GB para casar com o monitor da LG 29um68p.

Ultrawide não exige da placa assim. É a mesma resolução full HD, apenas maior na horizontal com 2560x1080. Não perde desempenho nada....

60 fps é totalmente satisfatório para multiplayer em jogo de tiro. E modo campanha, embora 60 fps também seja o ideal, dá para jogar com qualquer valor acima de 30 fps, ainda mais se estiver ativado freesync ou fast sync da NVIDIA.

60 fps apenas é importante mesmo em jogo de tiro, jogo de muita ação, e online, acima de tudo. Jogo de corrida também (não sei daí, não curto).

Essa é minha experiência sobre isso. Logo, uma RX 580 dá conta muito bem em 4K de vários bons jogos. Vejo ela MELHOR que a 1060 de 6 GB, por conta dos 8 GB. Vai envelhecer menos, pelo que andei lendo. A AMD parece que capricha mais em atualização de driver.

Ultra é desnecessário em full HD... imagina em 4K. Por experiência também digo que 4K mesmo no MÉDIO é muito bonito. Muito mesmo. Especialmente nos jogos onde não se vê uma diferença muito perceptível entre médio e high. BF1, por exemplo, fica LINDO em 4K no médio. Eu sei porque rodava ele em 1440p no médio com a 1050 TI a 40 fps, ficava lindo. Imagina em 4K.

Agora entre uma TV 4K HDR e esse monitor Ultrawide da LG eu prefiro o monitor. A única vantagem da TV é 4K mesmo. De resto, monitor ganha em tudo (proximidade com a tela, tempo de resposta menor, ultrawide etc). Embora sejam experiências diferentes, jogar na TV 4K também tem sua imersão. E para single player, garantindo 30 fps dá para jogar muito bem, desde que se use esse recurso freesync ou fast sync.

FULL HD em monitor ainda é bem bonito, por conta da tela ser menor. Agora TV você vê MUITA DIFERENÇA mesmo entre 4K e full HD. Tela maior, tipo 40 para cima. Monitor de 29 polegadas os pixels concentram mais, mesmo estando em full HD fica bem bonito.

• 8 meses depois...
Postado
Em 27/11/2017 às 00:24, Eduardo Nagashima disse:

Agora já era, fiz a troca, fim do mês que vem eu falo pra vocês se fiz um bom negocio ou vou chorar aqui me arrependendo :'( 

Eai??? eu to querendo fazer essa mesma troca que você, mas já vou encarar logo um monitor 144hz com freesync, valeu a pena trocar a 1060?? to com medo de fazer e me arrepender, jogo só PUBG, e acho que seria mais interessante ter o Freesync. o que me diz ?

Postado
6 horas atrás, RodrigoMF11 disse:

Eai??? eu to querendo fazer essa mesma troca que você, mas já vou encarar logo um monitor 144hz com freesync, valeu a pena trocar a 1060?? to com medo de fazer e me arrepender, jogo só PUBG, e acho que seria mais interessante ter o Freesync. o que me diz ?

Não acho que vale a pena.

1) A RX 580 8 GB, se tiver OC de fábrica, terá um ganho melhor que a 1060 6 GB em muitos jogos. Ela vai envelhecer melhor também, pois tem 2 GB de vram a mais. Mas, pesando bem, elas são completamente semelhantes, "pau a pau". Na maioria dos jogos é isso atualmente.

2) Freesync é bom sim, mas nada que o "fast sync" da NVIDIA não faça igual/semelhante. Eu já usei "fast sync" e sei lá, se você não for olho clínico, não notará diferença. Eu não notei.

3) A RX 580 você poderá usar ela melhor em resoluções maiores, como 1440p, 1800p e até 4K (alguns jogos bem otimizados ela manda bem nessa resolução, embora o foco dela seja full HD e 1440p). Isso por ter 2 GB de vram a mais, aí em resoluções maiores isso vai contar em alguns jogos.

Não vejo sentido mudar de uma 1060 para RX 580. Não é "downgrade" algum, mas não compensa trocar seis por meia dúzia. Salvo se você pretender ficar muito tempo com a placa e acabar não gastando nada com a troca, aí tudo bem. Pois, como disse, a RX 580 vai envelhecer melhor por ter 2 GB de vram a mais.

CONCRETAMENTE: EU NÃO TROCARIA.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!