Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Daniel Corbett

Não tem uma receita não, pois isso varia de chip pra chip.. Talvez, você consiga o que o Henrique fez, ou pode precisar de mais Vcore.. Ou até menos, se seu chip for muito bom..

É tentativa e erro, até achar o ponto certo..

• Curtir 2
Postado
37 minutos atrás, Henrique Ariel AG disse:

Rodando @4.7Ghz(em todos os núcleos) eu rodo a 1.250v. É o minimo que consegui, z270 gigabyte, 7700k e cx650m. Utilizava essa frequencia e era tranquilo. Só verifica as temperaturas.

A sua é a Gaming k3?

Postado

@RS Faria Sim, é uma loteria, falei esses valores porque o quanto o meu gira, mas tem que rodar vários testes, uma vez usei por 3 dias o pc com 4.7 1.245v core e tudo certo, ate o momento que fui renderizar um video de testes do color grade e dos 5 minutos de render(o video era curto) os últimos 15 segundos deu tela azul. No fim acabei aumentando o Vcore e tudo resolveu.

adicionado 0 minutos depois

@Daniel Corbett Não a minha é uma z270m-d3h. Recomendo ler o manual para todas as otimizações de BIOS para a linha Z, após os testes aumentou a estabilidade e pude diminuir bastante o Vcore. https://view.joomag.com/gigabyte-z270-overclocking-guide-gigabyte-200-series-overclocking-guide/0767815001483933769

Postado
18 minutos atrás, Daniel Corbett disse:

Já tentei dezenas de opções de Vcore diferentes mas o meu pc sempre acaba por travar e em seguida desligar.

Guia rápido para OC:

1. Comece resetando a BIOS. Não mexa na frequência e ative o XMP (se sua RAM for 2400 ou mais).
  2. Coloque a tensão no modo fixo. No seu caso, eu sugiro começar em 1.20v.
  3. Entre no Windows e rode o Prime95 no teste Small FFT. Deixe por uns 15 min e:
    1. Se a temperatura de pico ficar abaixo dos 82, volte na BIOS e aumente o VCORE em 0.05v. Repita o passo 3.
    2. Se a temperatura ficar entre 82 e 85, siga para o passo 4.
    3. Se a temperatura passar de 85, volte na BIOS e diminua o VCORE. Repita o passo 3.
  4. Uma vez que você tenha achado sua tensão máxima, é hora de subir a frequência. Aumente 100mhz e ponha para rodar, de novo no Small FFT por 20min. Se não houver nenhum erro, aumente mais 100mhz e repita. Se houver, volte para o valor anterior e realize um teste mais longo; sugiro um de 8h, você pode deixar rodando enquanto dorme ou vai para o trabalho / escola.
Postado

A 4.7GHz nunca segura em 1.2V, isso é pra 4.5 em todos os núcleos. Acho o smallfft do prime95 muito forçado, chegando a temperaturas que minha CPU nunca chegou em render, benchmarks ou coisas do gênero, também não dá tela azul ou coisas assim, eu recomendo e muito o RealBench ROG, sempre que rodo o teste com Vcore baixo ele dá tela azul ou tranca, se eu rodar ele sem dar problemas é porque o overclock ta correto(testa CPU, GPU e overclock de ram).

• 3 meses depois...
Postado

@Henrique Ariel AG To achando alto esse vcore pra 4.7Ghz. O clock do meu i7 7700k está em 4.6Ghz com vcore de 1.15 e a temperatura no prime95 bateu 82º de máxima a 10min rodando. Em 1.14 quase estabilizou, mas ao rodar o benchmark da intel extreme deu travamento e estabilizou a 1.15. Fiz vários testes como stress, benchmarks e renderização, também em jogos. Minha placa-mãe é uma z270-k.

Postado

@Imakuni Interessante esse método, eu faço over e testo estabilidade com cinebench e prime95 mas desse modo que você disse nunca cheguei a testar.

Isso vale para Ryzen também? Se sim qual tensão posso começar o teste? 1600x é o meu

Postado
9 horas atrás, FernandoCJ disse:

@Imakuni Interessante esse método, eu faço over e testo estabilidade com cinebench e prime95 mas desse modo que você disse nunca cheguei a testar.

Isso vale para Ryzen também? Se sim qual tensão posso começar o teste? 1600x é o meu

A ideia vale, embora você talvez queira usar algum outro programa de teste, a final a implementação AVX da AMD é ruim e acaba não sendo útil. E os valores de temperatura e tensão são diferentes; infelizmente, como não tenho experiência com esses processadores, não tem como eu sugerir por onde começar.

Postado
Em 14/03/2018 às 14:27, Ademir M Carvalho disse:

@Henrique Ariel AG To achando alto esse vcore pra 4.7Ghz. O clock do meu i7 7700k está em 4.6Ghz com vcore de 1.15 e a temperatura no prime95 bateu 82º de máxima a 10min rodando. Em 1.14 quase estabilizou, mas ao rodar o benchmark da intel extreme deu travamento e estabilizou a 1.15. Fiz vários testes como stress, benchmarks e renderização, também em jogos. Minha placa-mãe é uma z270-k.

Parei de usar a 4.7, agr estou rodando a 5.2GHz com 1.45 e está estavel faz meses.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...