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Galera e o seguinte... tenho uma injeção programável no meu carro, e de uma hora pra outra os bicos ficaram acionado direto, abri ela e segui o fio que vai para os bicos eles dão e um mosfet LR3705Z, fiz um as medições entre e o dreno e o source nas duas posições das pontas do multímetro encontrava 100 ~ 180 detectei q ele abriu as perna... peguei o mosfet da bancada B de bicos e troquei pela bancada A... tem uma forma de testar os bicos na injeção fiz o teste e ate então funcionou... mas no momento que boto carga (os bicos de injeção)  ele não consegue acionar eles fiz as medições de novo e nao da nem 1v de saida com os bicos ligados no mosfet.

 

Sera q esses mosfets estão com problema??? procurei no google e nao encontrei eles a venda no Brasil apenas aliexpress e etc... tem algum similar que posso substituir e encontrar no brasil???

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mas isso de ele mesmo sendo acionado no gate ele com carga não consegue acionar os bicos... isso e um defeito dele??... existe um diodo do lado, a principio testei de um lado nao deu continuidade inverti as ponteiras e deu 700 ohns + - nao pode ser esse diodo o problema?? esta em paralelo com o dreno e o source.

 

 

 

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Esse diodo antiparalelo do o mosfet é comum e a leitura obtida é o que se espera dele.

adicionado 6 minutos depois

No desenho abaixo tem um circuito de limpeza para bico injetor. Repare que os bicos são simbolizados como uma bobina e que tem um diodo antiparalelo com os bicos. Se esse diodo falhar vai colocar em curto qualquer transistor. Verifique o bom estado  dele. Pode ser a causa do seu problema.

pulsador_bicos.gif

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Então eu fiz as medições nele  e em uma das posições das ponteiras não deu continuidade  na outra deu isso ai questão de 600 ~ 700 ohns nos 2 (são duas bancadas de bicos) eu ate desestanhei eles para eliminar qualqer medição errada fiz um esboço bem escreto abaixo de como esta a ligação... não lembro mais a posição do diodo mas amanha eu confirmo e passo aqui.

 

pode ser ele o problema... tentei identificar ele mas sem sucesso...5a26ff39e8d2b_Semttulo.thumb.jpg.9389936657e8c9eae030075880643575.jpg

 

 

 

 

 

 

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Diodo rápido ou shottky. A corrente é a mesma que circula pelos bicos injetores. Sobre o posicionamento do diodo ele é colocado em paralelo aos bicos dando continuidade do nó bico-mosfet para os 12V. Dessa forma, quando o mosfet desligar, o pico de tensão gerado pelas bobinas dos bicos descarrega no positivo.

Sem título1.png

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10 horas atrás, Tiago Camana disse:

@Sérgio Lembo  então o diodo tem q dar continuidade do Dreno para o Source ou do Source para o Dreno??

 

Caso eu tenha que trocar... posso botar qualqer outro ou tem q ser algum especifico??

Fiz a medição dele ponteira vermelha do multímetro no Source e preto no dreno, da continuidade 600 ~ 700 ohns 

  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...
Postado

@Sérgio Lembo Sergio retomando o assunto, fiz a substituição dos dois mosfets da bancada de bico A e bancada de bico B... ja troquei umas 3 vezes o mosfet da bancada A, e o mesmo depois de um tempo tende a queimar, funciona no carro uns 10 ~ 20 minutos e do nada o carro morre e nao pega mais... pode ser o diodo com problema??

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3 horas atrás, Tiago Camana disse:

depois de um tempo tende a queimar,

Entra em curto ou abre? Quando em curto é por sobre-tensão, quando aberto é por sobre corrente ou sobre-aquecimento.

Por favor, poste o modelo do mosfet utilizado, qual a tensão de gate, se há resistor no gate, de qual é seu valor, qual a corrente que circula nessa bobina e o valor em ohms dessa bobina.

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@Sérgio Lembo O modelo LR3705Z , não tenho a injeção agora em mãos...mas o que eu me lembro é 

 

Tensão do GATE: 5V

Existe um resistor do gate sim... mas não sei o seu valor vou confirmar

São 4 bicos de 15 ohms em paralelo, dando em torno 3,5 a 3,8 ohms

A corrente vou confirmar também mas é entorno de 4 ~ 5A 

 

 

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Com essa corrente e 5V no gate o aquecimento previsto é de 300mW. O comentário anterior que leste está sendo editado agora. Acabo de ler o datasheet do mosfet, trabalha de boa a partir de Vgs>4.5V. Com certeza deve haver um diodo antiparalelo com essa bobina. A utilização de diodos baratos tais como o 1N4007 pode vir a provocar stress no mosfet por conta da recovery time. Procure utilizar diodos shottky ou rápidos com recovery <=35ns. Os diodos baratos passam de 100ns.Em termos práticos isso pode provocar picos de corrente a cada início de chaveamento o que explicaria o fato do transistor queimar após algum tempo em serviço (stress). A sua sorte é que nos níveis de tensão baixos do automóvel se consegue encontrar componentes de elevado performance por baixo custo.

Postado

Um teste que pode fazer: coloque no lugar do diodo antiparalelo dessas bobinas um resistor de 33R x 2W. Vai matar a tensão reversa e limitar a tensão reversa em 3,2x Vin (46V para Vin = 14,4V). O aquecimento do mosfet vai dobrar, nada que um ventilador doméstico sobre o circuito não resolva (se for o caso). Caso o transistor sobreviva ao teste de duração então a culpa é do performance do diodo antiparalelo.

  • mês depois...
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@Sérgio Lembo  Bom dia Sergio... conforme combinado medi com o osciloscópio o que vem ate o GATE 5V

Sem título.jpg

 

e fiz a troca do diodo que fica em paralelo com o mosfet,

o velho estava dando um valor de 700 ~ 800 

o que coloquei esta dando entre 120 ~ 150.

sao diodos shotky

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@Sérgio Lembo Sergio boas novas...no momento que estava fazendo o print ai em cima do sinal do GATE, teve alguns momentos em que o sinal falhava, e ate que caiu o sinal de vez... mas segui ate o resistor do GATE e fui medir la... em uma ponta do resistor vinha o sinal e na outra nada... tive que fazer um jumper com um fio entre o resistor e o GATE pois acabei danificando a trilha com o estanhador... e o problema estava justamente no fio que estanhei no resistor, acho que ficou solda fria ou seila... no fim das contas, substitui o resistor, o diodo e o mosfet botei tudo novo... e funcionou... 

 

Agradeço já o auxilio do amigo...

 

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