Ir ao conteúdo

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado

1. Dados de fabricantes são mentiras. Veja sites como CNETRTings HDTVTest.

 

Se você pretende comparar TVs por seus dados técnicos - o que é uma boa ideia - deve fazê-lo usando dados medidos por sites confiáveis, pois os fabricantes querem é te ferrar. É comum ver dados mirabolantes como frequências de 960 Hz, contraste de 1.000.000:1, ângulo de visão altíssimo... Pura mentira. Simplesmente ignore-os. Procure sites como CNETRTings HDTVTest que testam TVs com métodos objetivos, usam ferramentas profissionais como colorímetros, fontes padronizadas, salas escuras, etc, para medir valores comparáveis, úteis e reais.

 

Por exemplo, se você procurar no site da Samsung 40KU6300 qual a frequência do painel, vai encontrar a informação "Frequência da Tela (MR): 120" seja lá o que isso signifique. O RTings nos informa que essa TV tem painel de 60Hz e alguns recursos de interpolação.

 

Comumente todos fabricantes inventam: Contraste, brilho, tempo de resposta, ângulo de visão, taxa de atualizações, HDR, codecs compatíveis, tipos de conexões, etc. E depois eles colocam nomes chiques como PurColor, Nano Cell Display, X-Reality, Motion Rate... Tudo coisa que marketeiro tirou do próprio rabo.

 

2. Painel de 120Hz não serve para rodar conteúdo 120FPS.

 

De forma curta, se você quer rodar jogos (ou qualquer conteúdo) acima de 60 FPS, você precisa procurar uma TV que suporte entrada de 120Hz, o que é diferente de uma TV com painel de 120Hz e entrada de 60Hz.

 

Uma TV que tem somente o painel de 120Hz e entrada de 60Hz só vai reproduzir conteúdo até 60Hz. TVs com 120Hz de entrada são raras, isso significa que se você quer conteúdo 120FPS para usar no seu PC, você terá mais sorte procurando um monitor apropriado. Algmas LGs e Sony recentes tem vindo com entradas de 120Hz.

 

Então para que serve um painel de 120 ou 240hz, se a TV só suporta entrada de conteúdo 60Hz? Resposta é: Mesmo reproduzindo conteúdos 60Hz, uma TV LED beneficia do painel de 120Hz para remover o judder em conteúdo 24FPS (filmes e séries) e reduzir o motion blur.

 

  • O que é judder? Filmes passam em 24 quadros por segundo (24Hz). Quando a TV tem um painel de 60Hz  ela precisa "encaixar" esses 24 quadros por segundo em um painel de 60 quadros por segundos (Hz = FPS). Para fazer isso a TV usa um processo chamado 3:2 Pulldown, que quando mal executado pode causar mudança na cadência do filme. TVs com painel de 120Hz e 240Hz não tem esse problema (ou pelo menos não deveriam), pois 120 e 240 são múltiplos de 24 e as taxas de quadros encaixam perfeitamente. Algumas pessoas naturalmente não notam esse problema

.

Judder_32_PD.jpg

 

  • O que é motion blur? Motion blur aparece na TV, especialmente LCDs, quando uma imagem move-se muito depressa na tela, ocorre um "rastro", um borrado. Ocorre por causa do tempo de resposta do pixel na tela, quando o pixel não acompanha a imagem mostrada ocorre o borrão. Um painel com 120Hz (ou 240Hz) ajuda a eliminar esse efeito.

 

E lembre-se que fabricantes mentem esse número quase sempre.

 

3. Quem quer imagem melhor, procura contraste maior.

 

Por causa da maneira que são construídas, TVs LED não conseguem reproduzir pretos verdadeiros, essas TVs usam, na verdade, tons de cinza para disfarçar. Quando a TV não consegue reproduzir um cinza próximo o suficiente do preto de verdade, a imagem fica ruim. Vide exemplos:

 

TV LCD de alto contraste (Samsung KU6300 com cerca de 5000:1 de contraste).

ku6300-uniformity-large.jpg
Fonte: RTINGs.

 

TV LCD de baixo contraste (LG SJ9500 com contraste de 1500:1).
sj9500-uniformity-large.jpg
Fonte: RTINGS.

 

TV OLED com contraste infinito (LG E7).
e7p-uniformity-large.jpg
Fonte: RTINGS

 

Essa diferença de preto para cinza deixa imagem acinzentada, leitosa, "morta"... (clique nas imagens para uma comparação ilustrativa)

 

2001_A_Space_Odyssey.mkv_snapshot_00.19.

 

Godfather_The.mkv_snapshot_00.05.07.jpg

 

Interstellar.mkv_snapshot_02.07.38.jpg

 

John_Wick_Chapter_2.mkv_snapshot_00.59.0

 

Mass_Effect3_2016_09_27_21_10_02_398.jpg

 

Star_Wars_-_The_Empire_Strikes_Back.mkv_

 

Witcher_3.jpg

 

Y_ngxi_ng.mkv_snapshot_00.34.49.jpg
 

As únicas TVs atualmente que tem pretos de verdade, e por consequência contraste infinito e melhor imagem, são as TVs do tipo OLED (que diferem de QLED da Samsung). TVs OLED não usam lâmpadas e conseguem apagar seus pixels individualmente para criar ausência total de luz, enquanto as TVs LCD usam lâmpadas que precisam ficar acessas gerando luz e "acizentando" os pixels pretos.

 

Então, prefira televisões com alto contraste. E novamente: Fabricantes mentem contraste, use medições empíricas do RTings, CNET, HDTVTest, etc.

 

4. Imagem atraente na loja pode ser uma porcaria na sua casa.

 

Comumente vejo leigo falando que prefere procurar a melhor imagem da TV na loja e fazer o teste do olho. Essa é uma ideia terrível e provavelmente a pior dica que pode ser dada a alguém comprando uma TV. O leigo vai na loja e acaba escolhendo a pior possível, pois fabricantes querem te induzir ao erro (vide item 1), não te ajudar.

 

Loja que se preze será um ambiente bem iluminado, isso piora sua percepção do contraste - o principal quesito de qualidade de imagem. A única coisa comparável nessa situação é o reflexo. Na sua casa, no conforto do seu quarto ou sala, você quer a melhor imagem.

 

Além disso, a TV da loja provavelmente está em "Modo Loja" (ou semelhante) e configurado precisamente para te enganar! Os fabricantes caçam quem vai fazer o teste do "zoiômetro" e pré-configuram suas imagens para serem o mais "chamativa", carnavalesca, vibrante e exagerada possível. Saturação, brilho e interpolador socados no talo. Na sua casa, você vai usar o oposto de uma imagem de loja, você quer o "Modo Filme", depois de uma regulação básica, que você mesmo pode fazer com resultados extremamente satisfatórios (vide item 5).

 

O que você pode aprender numa loja sobre de uma TV tem pouco a ver com a imagem. É bom para testar o software, mexer no controle remoto, brincar com o Smart, olhar a estética, esse tipo de coisa.

 

5. Uma TV bem regulada é sempre melhor.

 

A primeira coisa a entender é que estética é subjetivo, qualidade de imagem não. Ou seja, existe "imagem correta" e "imagem errada". Você pode achar verde mais bonito que vermelho, mas se a capa do Superman aparece Verde, sua imagem está errada. Existe um padrão (Rec. 709) que criadores de conteúdo usam, assim o filme que o diretor criou pode passar nos diversos cinemas, televisões e blu-rays da mesma forma. Ou seja, uma boa imagem é aquela que mais se aproxima do pretendido pelo conteúdo original. E TVs não vem reguladas para "Imagem Correta" de fábrica, na verdade até o contrário, propositalmente imagem é desregulada para chamar atenção.

 

Existem serviços profissionais de calibração, com equipamentos específicos e se você quer uma calibração de verdade, procure esses serviços. Aqui nós vamos usar um ajuste básico, rudimentar e simples para aproximar um pouco de uma imagem correta que não é uma calibração de forma alguma.

 

Para começar, certas configurações valem para todas TVs. Desliga contraste de dinâmico, tom de preto (e semelhantes), tom de pele, interpoladores (auto motion plus, clear motion rate, Motionflow...), redução de ruído ou filtro MPEG ou qualquer outro fru-fru que fabricante inventou. Esse tipo de coisa só atrapalha. Além disso, a melhor imagem se encontra comumente nos modos "Filme" ou modo "Cinema" de imagem. Infelizmente, esse também é o modo que costuma ter input lag mais alto. Se você quer o input lag mais baixo, use o Modo Jogo.

 

Em seguida, baixe o arquivo de padrões do AVS Forum. Baixe a versão "MP4 (.exe) or MP4 (.7z)". Esses padrões são arquivos de vídeos, .MP4 que rodam em qualquer TV moderna, e servem de régua para nosso ajuste. Para nossa situação, só precisamos da pasta "Basic Settings".

 

Se deseja detalhes, na mesma página, baixe o manual PDF(em inglês).

 

Agora você tem uma carambolhada de videos que você baixou. Separe pra tocar na sua TV os seguintes:

 

  • Black Clipping: É um ajuste de brilho e gamma. Ajuste até as barras 2-16 ficarem pretas mas tal que as barras 17-25 fiquem piscando em cinza. Nas TVs Sony de 2016 em diante, ajuste "nivel de preto" e gamma.

 

  • White Clipping: É ajuste do que os fabricantes chamam no menu de "contraste" (que é diferente do contraste nativo que comento no item 3), o ideal é que as barras números 235-253 sejam brancas enquanto as 230-234 fiquem piscando. Na prática, muitas TVs não atingem a barra 235, nesse caso deixe o contraste no máximo e segue em frente (não, contraste dinâmico não ajudará, mantenha-o desligado).

 

  • Color Clipping: Este arquivo serve para ajustar a saturação de cores, comumente chamada de "Cor" no menu. O ideal é que somente as barras 219-233 fiquem piscando enquanto as barras 235-251 fiquem constantes. É um resultado chato de atingir na prática pois a TV provavelmente tem saturações desequilibradas entre as diferentes cores (Vermelho mais saturado que Verde, por exemplo). Se puder usar o Balanço de Cores avançado (ou semelhante) da sua TV conseguirá o melhor resultado.

 

  • Sharpess & Overscan: Te mostra as bordas da imagem para saber se está sendo cortada/esticada, ao mesmo tempo ajusta a nitidez. Ajuste a nitidez ao valor mais alto possível que não cause borrão ou serrilhados nas curvas e linhas diagonais.

 

É importante que esses ajustes sejam balanceados. Depois de ajustar o White Clipping, por exemplo, você deve reajustar o Black Clipping e depois Color Clipping e assim por diante, até que todos estejam no ponto certo. É um processo repetitivo, especialmente quando feito pela primeira vez em uma TV zerada.

 

Esse é o básico do básico mas já vai lhe dar uma imagem vastamente melhor que qualquer TV de fábrica!

 

Se você aprofundar-se no manual também poderá tirar proveito dos arquivos .MP4 Grayscale Ramp, Grayscale Steps e Color Steps. Podendo usar as opções mais avançadas da TV como Balanço de Cores, Balanço de Branco, Balanço de Branco 10p (cada fabricante tem um nome diferente para essas opções, tem que ir fuçando).

 

Estresso que isso não é uma "calibração" de forma alguma, é somente uma aproximação, um ajuste, uma regulagem rudimentar no olhômetro.

 

  • Curtir 3
Postado

Ótimo tópico amigo, todavia os modelos que eu encontro nos sites que fazem a verdadeira análise dos aparelhos eu não encontro à venda no mercado brasileiro. Teria modelos para indicar? Estou querendo comprar uma entre 40' e 42' mas realmente é difícil não levar gato por lebre hoje em dia...

  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Eduardo Avila disse:

Ótimo tópico amigo, todavia os modelos que eu encontro nos sites que fazem a verdadeira análise dos aparelhos eu não encontro à venda no mercado brasileiro. Teria modelos para indicar? Estou querendo comprar uma entre 40' e 42' mas realmente é difícil não levar gato por lebre hoje em dia...

 

Muitas TVs Brasileiras são de fato, incógnitas, especialmente as mais baratas.

 

A Sony no Brasil, geralmente - nem sempre - os modelos ganham um "5" a mais no nome. W900e lá fora, vira W905e e assim por diante.

 

1 polegada não vai fazer diferença, vai? Se não, recomendo a 43MU6100. Que até existe em versão 40", mas usa um painel diferente ligeiramente pior.

 

As opções são muito limitadas nesse tamanho, infelizmente.

  • Curtir 2
  • 6 meses depois...
Postado

@Mozts, boa noite. Sei que esse post tem uns meses já, mas me deparei com isso agora. Estou em dúvida e a fastshop tenta me convencer a ficar com a UJ7500 49" (LG), mas eles também me dizem que em questão de valor, uma que tem a qualidade quase igual é a Samsung MU6100 49". porém, vi muitos e muitos posts e todas as suas explicações. Além disso, vi um video no youtube de um cara falando dando sugestões sobre a LG UJ6565. Sou sincero em falar que sou chato para pesquisar, não compro antes de pesquisar e ir muito a fundo, tanto que no site da LG estava que a 6565 tem 120Hz e eu descobri que é 60Hz, liguei e enviei e-mail pedindo para eles corrigirem isso no site (nem vi se já o fizeram). porém amigo, confesso que agora complicou, estou muito na dúvida entre os seguintes modelos de 49" e preciso demais de sua ajuda, pois não é um doce que a gente compra e logo acaba, é um produto muito caro e por isso prezo pela qualidade e especificação técnica. Pode me ajudar por favor? Sei que no final a decisão é minha, mas gostaria muito de sua ajuda sobre os modelos a seguir de 49":
UJ7500 / UJ6565 / MU6100 / MU6400 / KU6400

 

Desde já muito obrigado mesmo pela ajuda.
 

Att

Cleber

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!