Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Aqui na empresa possuímos um roteador principal (TP LINK TL-WR940N) onde ninguém tem a senha do WiFi, porém um funcionário colocou um roteador no pc dele e eu preciso impedir que esse roteador tenha acesso à internet. Eu já tenho o endereço MAC desse roteador, porém em CONTROLE DE ACESSO estou tendo dificuldades em configurar o bloqueio, talvez não seja lá. Alguma dica de como bloquear o mac desse roteador intruso ?

OBS. o cabo está na porta LAN

Postado
57 minutos atrás, M4DAR4VI disse:

Ola Giovanni, tem como você entrar no site de configuração do roteador ir em Controle de acesso e me mandar o print pelo site ?

image.thumb.png.258ea197d6d97ccae98a33e5fb475fae.png

Segue o print

adicionado 0 minutos depois

@grievous infelizmente é diferente. Pois para o wireless tem um menu lateral dedicado à ele

adicionado 41 minutos depois

Vale ressaltar que o roteador intruso está na porta LAN

Postado
4 horas atrás, ciro-mota disse:

Pela imagem, tecnicamente a regra está correta. Certificou-se de verificar se o MAC address é o correto?

Sim, o Mac está correto, eu tive acesso físico ao roteador.

O roteador quando conectado na porta WAN ele recebe o bloqueio, porém quando conectado na LAN ele roteia a internet sem dificuldades 

• Membro VIP
Postado

@Giovanni Bisol É porque quando você conecta na porta LAN ele passa a funcionar como Switch e não Roteador. Logo não recebe IP ou possui endereço MAC (apenas os switchs gerenciáveis possuem eu acho).

O que esse funcionário está fazendo é contra as regras da empresa? Não seria mais fácil impedir o uso de equipamentos alheios dentro da empresa?

Postado
1 hora atrás, grievous disse:

@Giovanni Bisol É porque quando você conecta na porta LAN ele passa a funcionar como Switch e não Roteador. Logo não recebe IP ou possui endereço MAC (apenas os switchs gerenciáveis possuem eu acho).

O que esse funcionário está fazendo é contra as regras da empresa? Não seria mais fácil impedir o uso de equipamentos alheios dentro da empresa?

Ele já foi advertido, só q isso abriu uma brecha na rede. Existe uma falha que eu não consigo sanar kk

Eu descobri q ele tinha esse roteador la porque vi no meu celular.

• Membro VIP
Postado

Neste caso não há muito o que fazer, se ao menos o seu roteador fosse compatível com firmware alternativo, ai haveria a possibilidade de um bloqueio geral, liberando apenas alguns hosts permitidos via regra.

• Membro VIP
Postado

Penso que uma alternativa seria bloquear todos os IPs exceto os de uma lista (whitelist) que você adicionar no roteador.

Se forem poucas máquinas acredito que seja viável.

Postado

@Giovanni Bisol Acredito que mesmo com o melhor roteador, você terá que configurar os IP's Manualmente em todos os dispositivos, assim como o @grievous mencionou acima, aqui na empresa que trabalho funciona assim, temos um firewall junto com um AD, as regras de acesso a internet são configuradas no Firewall, e o AD faz a autenticação.

Postado

@Giovanni Bisol Sim, temos vários AP's, mas sempre que chega um visitant tenho que configurar o IP (temos uma faixa de Ip para visitantes) no dispositivo do mesmo, dá um trabalhinho, mas é questão de segurança da empresa.

Obs: Aqui se alguém plugar um roteador na rede simplesmente não vai funcionar, pois  Firewall (Sonicwall) não fornece o IP automaticamente. 

Postado

@FFmarini Infelizmente o fluxo de visitantes aqui é grande.

No pior das hipóteses vou ter que fazer isso mesmo ou adquirir um ponto de internet com uma velocidade menor para os visitantes (aqui é primordial um ponto para eles)

Postado

@Giovanni Bisol Comprei a pouco tem um roteador da TP-link archer c60 AC1350 (para minha casa) ele tem a uma configuração de rede para visitantes, mas eu não cheguei a testar, talvez no seu caso dê certo, outra opção é  de você  adicionar outro roteador na sua rede e como ele permitir o acesso ao visitantes com o DHCP habilitado, e o outro você já tem, coloque as regras como citado acima.

Postado

@Giovanni Bisol Se você ligar um segundo roteador, com o DHCP ligado, esse roteador vai rotear IPs automaticamente para os dispositivos conectados nele tanto via cabo como wireless, em teoria o roteador vai em algum ponto na parede o que acredito que não vai ser possível o tal usuário conectar um cabo nele, para ficar melhor compre um AP, o mesmo possui apenas uma porta LAN/WAN 

Postado

Só não entendi por que não ter acesso à Internet se todos (inclusive visitantes) têm?

E outra, se é proibido, basta proibir. Se desacatar, na primeira é advertência, na segunda suspensão e na terceira demissão com justa causa.

Postado

@FFmarini A questão é q ele pode ir em outro ponto q já tem cabo e colocar o roteador e configurar da forma q você disse. Não necessariamente ir no segundo roteador

@Walter C. Catelan a rede visitante foi criada ontem, o problema foi sanado. É q existe essa brecha na rede que eu não gostaria que tivesse. 

A rede visitante não tem acesso aos arquivos da rede, mas se a pessoa colocar um roteador ela terá

Postado
agora, Giovanni Bisol disse:

A rede visitante não tem acesso aos arquivos da rede, mas se a pessoa colocar um roteador ela terá

Pelo amor de Deus, você não tem senha de acesso?

Postado
5 minutos atrás, Giovanni Bisol disse:

@FFmarini A questão é q ele pode ir em outro ponto q já tem cabo e colocar o roteador e configurar da forma q você disse. Não necessariamente ir no segundo roteador

Mas ai é só você configurar o roteador para liberar o acesso aos dispositivos que você queira.

Postado

@Walter C. Catelan a senha de acesso é inutil se ele mesmo souber a própria senha 

adicionado 1 minuto depois

@FFmarini Então bicho, aí rola aquele problema com os visitantes e tal, como descrevi nesse tópico

A saída que achei é a aquisição de um CISCO, ele bloqueia com eficiência o MAC do roteador, mesmo q este esteja plugado na porta LAN

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...