Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, hj eu recebi um email de um banco falando "conclua sua confirmação digital e continue realizando suas transações. Evite deslocamento até uma agência.", nesse email contia meu nome completo e CPF correto, mas nunca tive uma conta ou qualquer filiação com este banco, fiz um topico aqui a algum tempo atrás falando que eu achei q poderia ter sofrido um ataque por pendrive, mas fazendo vários testes não achei virus algum, mas depois desse email voltei a ficar preocupado, será q fui hackeado ? o que devo fazer caso alguem possua realmente meus dados ? como recebi o email agora, nem tive como entrar em contato com o banco, mas estarei fazend0 isso o mais rápido possível, mas quero saber o que eu devo fazer pois eu estou realmente preocupado.

Postado

Provavelmente esse e-mail é falso e se tiver um link para clicar é golpe. Fale com a central de atendimento do banco pra confirmar.

Infelizmente nossos dados circulam sem controle pela rede. Para maior segurança no computador é preciso manter anti-vírus atualizado e ter muito cuidado onde navega e com downloads.

Para uma varredura no seu PC abra um tópico na área de Remoção de Malware, seguindo as regras específicas do setor.

• Curtir 1
Postado

Provavelmente algum site que você registrou seu CPF foi invadido e seus dados ficaram expostos, verifique utilizando este site 

https://haveibeenpwned.com/

Também há a hipótese de você ter sido assaltado a um tempo e o bandido está fazendo isso para que você caia em um site com phishing (site falso) para roubar seus dados, cartões e etc...

• Curtir 1
Postado

Eu fiz uma varredura completa com auxilio do pessoal aqui do grupo e nada foi encontrado, tenho quase certeza q o email é falso, não cliquei nele e exclui, mas fiquei preocupado pelo fato de meus dados estarem expostos e na mão de alguém neste momento, com meus dados eles podem abrir contas e outras coisas. Não fui assaltado, mas tenho meu cpf em alguns sites,como CIEE, IEL, NUBE, site da faculdade, mas a maioria eu "acho" que são seguros, só coloco meu cpf caso seja de extrema importância. Mas o que eu devo fazer se os meus dados estiverem nas mãos de bandidos ?

Postado

Com o seu nome completo e CPF dá para fazer diversas coisas, dê queixa na Policia, com o seu nome completo e CPF é até possível descobrir o seu número do cartão de crédito, comprovante de residência etc...

Vá em uma delegacia assim que possível, e também guarde o email e entregue para a policia

Você pode fazer o que um colega de outro fórum disse.

Spoiler

A dica que posso dar a você é ir até a policia e registrar perda\roubo dos documentos,assim,você faz uma nova carteira de identidade e junto com o boletim de ocorrência vá até o SPC que eles vão declarar seus documentos "antigos" como roubados e registrar a nova identidade no cadastro,esse cadastro significa que a loja quando for consultar os dados(CPF\RG) junto ao SPC,o SPC vai avisar que a identidade "original" é a com data de emissão em ex:10\08\2007.Se tentarem passar a outra não vão conseguir,pois o cadastro vai acusar perda\roubo.

• Curtir 1
Postado

Eu posso dar queixa na policia mesmo sem ter perdido um documento físico ? porque eu nunca perdi meu RG, CPF ou qualquer outro tipo de documento e também não possuo nada registrado no meu nome, nunca fui assaltado e é a primeira vez q recebo um email q possui meus dados corretos. Teria como eu saber o remetente verdadeiro do email ? porque foi enviado pelo [email protected], mas creio q seja falso o email.

Postado

@Yago Passos

O BB não manda e-mail, pra esse tipo de coisa.. Eles não mandam e-mail pra nada, alias.. Se você tem conta lá, ligue pra eles ou peça auxílio, via alguma rede social.. Se você não usa o Internet Banking no PC, nem esquenta..

Sobre seus dados, não tem muito o que fazer, pois existe um comércio disso por aí.. Era comum ver gente vendendo isso, no centro de SP.. O pior é que vaza de fonte oficial..

• Curtir 1
Postado

já recebi vários spams, de banco, com meu próprio email e outras instituições, sempre com meu nome completo e só, mas nunca com o CPF e ainda mais correto, nunca cliquei em nenhum deles, mas fiquei bastante preocupado, chequei no site da serasa e não consta nenhuma divida e meu nome esta limpo, mas vou mandar um alerta pra lá por precaução. O máximo q tive acho q era uma conta fácil, não era no BB,mas estarei ligando pra lá mesmo assim pra checar. Complicado q até na internet fica muito fácil achar vários dados pessoais, e a policia gosta de tratar essas coisas como exagero, por isso fico receoso de ir lá fazer um BO, sem ter sido assaltado e e sem ter perdido os documentos físicos.

adicionado 27 minutos depois

Uma coisa q me deixou curioso, se a pessoa já possui meu Nome e CPF porque esta me enviando phishing por email ?

Postado

No have i been pwned mostra três sites no qual meu email foi "exposto", Adobe, Imgur e neopets(q eu nem lembrava mais q esse site existia, fiz conta lá a muitos anos), mas nenhum deles tinha meu CPF, sempre fui bastante precavido, e só coloco meu cpf em sites importantes, a maioria eram processos seletivos, sites de estagio e etc, mas todos são populares e usado por varias pessoas e nunca soube de problema com eles, pois sempre pesquiso antes de por meus dados.

Postado

Com o nome completo o site nao achou nada.

adicionado 4 minutos depois

Na real eu acabei lembrando q eu ja tive um cartão deste banco, mas na vdd eu não era o dono, era dependente. Mesmo assim ainda acho q o email pode ser algum tipo de vírus, pois bancos não costumam enviar emails e tem mais de 6 anos q não uso cartão, mas é mais um motivo pra contatar o banco.

• 2 anos depois...
Postado

Tem um site que informa sobre vazamento de dados com base no e-mail.
Ele é parecido com o HIBP mencionado acima, mas dá mais detalhes sobre o vazamento. Informa inclusive qual foi a senha que vazou.
https://minhasenha.com/

Sei que o POST é mais antigo, mas espero que ajude.
Foi lá que descobri uma senha que tinha vazado para o meu e-mail. 😉

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!