Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Moro no RS. Apenas no verão faz alguns dias quentes. No verão, o cooler que uso se chama ar condicionado a 20 graus, funciona perfeitamente.

Andei lendo testemunhos de pessoas dizendo que jogar games no PC com o gabinete lateral aberto seria excelente para refrigeração. E não teria perigo algum para os componentes do PC. Isso é verdade ou mito? Há perigo?

Considerem na resposta que, evidentemente, esse gabinete estaria em cima de uma mesa, longe de acesso a crianças, poeira em demasia etc. E estaria aberto somente no momento da jogatina, claro.

PELA LÓGICA, parece que essa técnica funciona perfeitamente... afinal de contas, gabinete aberto = fluxo de ar bem maior.

Outra dúvida: alguém poderia virar o ar condicionado ou ventilador para a entrada desse gabinete aberto?

Testemunho do Rodrigo, que joga no PC desde a adolescência (parece que é formado em TI também) e disse que RASGOU dinheiro comprando coolers/fans. Que acham sobre esse tema?

Postado

Não da pra negar, Gabinete aberto, o fluxo de ar vai ser maior, mas com isso vem toda outra linha de preocupação, como deixar suas peças expostas, não que no fim isso seja algo super ruim, tenho um amigo que sempre usou o pc dele aberto com um ventilador colado na cpu jogando ar dentro, nunca deu problema.

Mas cá entre nós, você ta passando com problemas de aquecimento? de um jeito ou de outro, se o ambiente for quente, deixando aberto não vai mudar muita coisa, tabm nao recomendo deixar o arcondicionado apontado diretamente não, mas deixando o ambiente gelado com ele, vai ser mais do que o suficiente.

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, Diogo HF disse:

Andei lendo testemunhos de pessoas dizendo que jogar games no PC com o gabinete lateral aberto seria excelente para refrigeração. E não teria perigo algum para os componentes do PC. Isso é verdade ou mito? Há perigo?

eu pelo menos nunca fiz isso porque independente de estar longe teoricamente da poeira e outras coisas, tudo pode acontecer pra dar alguma *****.. sou extremamente chato com relação a isso, fora que é até cabuloso você ter q ficar tirando a tampa lateral toda vez ou ter q usar o gabinete como se fosse uma gambiarra tendo q encostar uma parte q é dele e foi projetada pra aquilo.. pra resolver isso, é melhor então comprar aqueles gabinetes todo abertos ou então aquelas bancadas. EU, simplesmente, nao suporto nenhuma dessas solucoes.. principalmente aqui onde moro q até o gabinete fechado enche de poeira.. 

34 minutos atrás, Diogo HF disse:

Que acham sobre esse tema?

eu acho q você realmente nao precisa entupir o gabinete com coolers.. eu ja fiz isso há anos atras quando nao entendia nada e tinha um computador da epoca jurássica, antiquado.. hj em dia você acha solucoes pra todos os tipos de publico, bolsos e gostos..

prefiro mais fazer um bom cable management e fazer com que o interior do gabinete seja o mais livre e espacoso possivel para que o calor gerado nao fique aprisionado.. é simples.. no meu ultimo setup antes desse q ta na assinatura de maneira temporária, eu so usei 2 coolers, um atrás e outro no topo do meu s340.. era suficiente.. nao deixei nada aberto e as temperaturas sempre estiveram dentro do patamar excelente

até esse meu pc da assinatura q tem um gabinete m-atx bem pequeno tá conservando as temperaturas baixas.. em media 37 graus pra tudo.. processador, placa-mãe, de video e hd.. a unica coisa q fiz foi organizar bem os cabos internamente e coloquei o unico cooler q veio jogando ar pra dentro.. só

• Curtir 1
Postado

O meu gabinete está aberto há anos.

Teve uma época que deixei o CPU sem pasta térmica por um bom tempo e minha placa de vídeo antiga já estava nas últimas, então era 10 minutos de jogo e o PC desligava por passar dos 110º C. Sim, esquentava pra caramba, mas geralmente só GPU, a CPU raramente chegava a essa temperatura

Ai peguei um ventilador e coloquei de frente para o gabinete. A temperatura não passava dos 70º C, isso em jogo. Mexendo no PC normalmente, não passava dos 30º C. Considerando o estado que estava, a temperatura estava ótima.

Claro, eu já troquei todas essas peças do meu computador. E não recomendo nunca que façam isso que eu fiz.

Enfim, não tem problema nenhum deixar ele aberto. Só vai ter o problema de sujar bem rápido mesmo.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Sizzin disse:

Ai peguei um ventilador e coloquei de frente para o gabinete.

No caso, o gabinete aberto, isso?

No meu caso, não vejo como necessidade deixar aberto. Mas se isso traria uma temperatura ainda mais baixa, não estou vendo como não possa ser apenas vantagem. Até porque ficaria aberto apenas durante a jogatina.

Estou pensando em fazer esse teste de noite.... ar condicionado ligado e gabinete aberto para ver quanto cairia a temperatura.

Postado

@Sizzin eu nao tenho mt sorte

eu uso meu pc com a tampa aberta mais um dia acabei tropecando no fio da estenção que tava no chao e derrubei agua no gabinete hahahaah

a sorte que nao danifico nada

eu ate estou usando ele aqui

adicionado 0 minutos depois

o unico problema foi a fonte que saiu umas faisca e o cooler paro de pega

mais eu ja troquei os componentes

Postado

Acho importante testemunhos. Alguém já teve problema deixando aberto durante a jogatina? Tecnicamente, existe qual risco? Não vejo qual seria....

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, mathhocraft disse:

@Sizzin eu nao tenho mt sorte

eu uso meu pc com a tampa aberta mais um dia acabei tropecando no fio da estenção que tava no chao e derrubei agua no gabinete hahahaah

a sorte que nao danifico nada

eu ate estou usando ele aqui

o unico problema foi a fonte que saiu umas faisca e o cooler paro de pega

mais eu ja troquei os componentes

Ok, mas aí é culpa sua. Digo se a pessoa não tiver culpa, tomar os devidos cuidados, não estou vendo nenhuma desvantagem em deixar ele aberto... ao contrário, apenas VANTAGENS.

Ps4 quando eu tinha esquentava demais!!! Fazia um barulho imenso. Se eu pudesse deixar ele aberto.... teria feito. No PC temos como fazer isso, por que não aproveitar?

Postado

@Diogo HF eu vi no youtube um cara que botou coolers no ps4 para refrigerar e remover o ar quente

o console nao ficou bonito mais diminuiu mt a temperatura

agr eu uso o gabinete do meu pc fechado

o processador fica nuns 50 graus

Postado

Olá Diogo. Eu nunca fiz a experiência, mas um primo meu sempre deixou o gabinete sem a tampa lateral. E nunca deu nenhum problema! E o computador dele está com OC. Então, creio eu, que nada de ruim vai acontecer se você tomar os devidos cuidados.

• Curtir 1
Postado

@Diogo HF

Sim, o gabinete aberto com o ventilador apontado para a placa.

Não vou dizer que não existam riscos. Por exemplo, moro perto da praia, então o gabinete aberto pode pegar um pouco de maresia. Mas assim, você sabendo que tem que limpar e fazer a manutenção periódica nele, não vejo problema algum.

As complicações que podem ter, seria algo do tipo: um componente tem 10 anos de vida útil, deixar o gabinete aberto, vai diminuir isso para uns 9 anos e 6 meses.

Eu jogo bastante, já passei horas e horas, diariamente, jogando jogos 3D pesados, que pedem bastante da placa de vídeo e do CPU e meu PC está funcionando até hoje.

Acredite, se você tiver um problema no seu computador, não vai relacionado ao gabinete aberto.

@mathhocraft

LOL, os fios do meu gabinete ficam todos por trás da escrivaninha, então nunca tive esse problema. Mas entendo a dor que deve ter sentido.

• Curtir 1
Postado

Quanto mais exposto a fluxo de ar, maior vai ser a dissipação de calor. Mas isso não quer dizer que sempre é bom negócio...

Acho interessante usar peças expostas mas não é algo que  recomendo no cotidiano...

Dependendo do gabinete e do projeto, deixar aberto ou fechado pode dar uma diferença tão pequena que nem vale o esforço de tirar parafuso de dedo da tampa!

A questão da poeira parece pequena ou até mesmo irrelevante mas não é bem assim... um fio de cabelo que vá parar em um fan da placa de vídeo pode fazer o mesmo causar sérios problemas de irritação no usuário por causa de barulho com o tempo!:P

E acredite... se deixar aberto, vai ir parar lá insetos e partículas muito grandes de poeira.

Então, teste! Rode algum teste de estresse e monitore a temperatura...

Não recomendo deixar aberto se não tem o que trabalhar no pc. Melhor manter essa pouca diferença e com maior proteção dos componentes do que ter que aturar fan barulhento ou menos eficiente por causa de sujeira depois de um tempo. Aí aquela pífia diferença de temperatura foi pelo ralo e de bônus tu fica com mais um problema.

• Curtir 4
Postado

Vou testar hoje à noite, aí posto o resultado. Vou deixar o ar condicionado ligado e a tampa lateral aberta.

Lembrando que penso em fazer isso apenas durante os jogos. Depois fecho normal. Não imagino que alguém deixe o gabinete aberto sempre. Aí sim eu acho não apenas estranho, mas perigoso.

Postado

Bom dia. Não se preocupe pode deixar aberto sim, só  tome cuidado com ventilador e AR CONDICIONADO muito em cima dele (gabinete) o meu está aberto a 3 anos nunca deu um problema. só tome mais cuidado que antes com as poeiras etc

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Diogo HF disse:

Lembrando que penso em fazer isso apenas durante os jogos. Depois fecho normal. Não imagino que alguém deixe o gabinete aberto sempre.

A pergunta é, você está com problema de superaquecimento? Se não está vai ser apenas perda de tempo e acúmulo de poeira ficar abrindo e fechando toda hora o gabinete.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Zucchini disse:

A pergunta é, você está com problema de superaquecimento? Se não está vai ser apenas perda de tempo e acúmulo de poeira ficar abrindo e fechando toda hora o gabinete.

Não tenho esse problema não. No momento, não. Mas meu PC fica num quarto em cima de uma mesa, não pega poeira. Não há poeira fora do comum onde moro.

Vou fazer teste para ver. Hoje de noite. Aí publico aqui o resultado, por curiosidade.

Postado

@Zucchini @Hugo Guimarães @emertivh

Fiz o teste.

Galera, recomendo muito jogar com a porta lateral do gabinete aberta. Fluxo de ar dá uma queda grande de temperatura. Estou jogando a 35 graus, no máximo chega a 50 graus, tanto na GPU como CPU. Mesmo rodando em 4K, tem sido essa média aí. Não jogo mais com porta do gabinete fechada não. Não compensa.

Não tenho nenhuma "ventilador" adicional no meu PC. Apenas aquele que vem com a CPU e GPU mesmo.

• Curtir 1
  • 10 meses depois...
Postado

Olá, galera. Estou com problemas com meu setup, que fiz upgrade

Alguém Poderia me ajudar?

Então, eu comprei um Phenom II x6 1055t ao invés de um FX-8300 (por indicação do pessoal daqui do Fórum, devido a restrições orçamentárias minhas hoje), para jogar RE2 Remake. (Mais uma RX550, 2Gb).

Ocorre que acho que ele está esquentando, pois começo a jogar, e depois de uns 10min, ele começa a travar, travar, até que congela o PC (não funcionam as teclas 'Lock',etc).

Tem como eu monitorar a temperatura dele durante o jogo? Qual a temperatura máxima que ele aguenta (para ver se ele está com defeito mesmo, ou só esquentando demais, que daí compro um Watercooler, néh?)

No caso, com relação ao Gabinete (o que me chamou atenção aqui), eu deixo ele aberto, pois estou em Bangu (Rio de Janeiro, maiores temperaturas da cidade) e sem ar condicionado. E ele não tem nenhum Fan (óbvio, deixo ele aberto).

Vou ver as temperaturas com o HwMonnitor, mas uma saía menos cara seria instalar Fan's no Gabinete e deixar  fechado?

DETALHE: a R550,2Gb não tem cooler nela. Isto está certo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...