Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Tenho uma pequena rede na empresa onde trabalho, e recentemente troquei o servidor para windows 10 e as máquinas terminais são windows 7, mas ainda na maioria windows xp.

Fiz o compartilhamento de algumas pastas no servidor com windows 10, na qual são gravados/lidos arquivos de imagem, xml, etc.

As máquinas com windows 7 enxergam perfeitamente as pastas compartilhadas no servidor com windows 10.

Já as máquinas com windows xp apenas enxergam o nome do servidor no ambiente de rede, porém ao tentar acessar as pastas desse servidor com windows 10, as mesmas não aparecem, e é exibida uma mensagem de erro, dizendo que o caminho de rede não está disponível.

Gostaria de saber se tem alguma restrição quanto a rede windows 10 x windows xp, ou se existe alguma particularidade para que os terminais com windows xp enxergem o servidor com windows 10.

Postado

Fiz a alterações sugeridas, mas infelizmente não resolveu o problema.

O terminal com o windows xp não enxerga a máquina que está rodando o windows 10, apenas a máquina com o windows 10 enxerga o terminal no xp.

Postado

Bom dia, Marcos FRM

Muito valiosa sua dica, a alteração 'Suporte para Compartilhamento de Arquivos SMB 1.9/CIFS' resolveu meu problema.

Obrigado!

• Membro VIP
Postado
Citação

Important We strongly recommend that you do not reinstall SMBv1. This is because this older protocol has known security issues regarding ransomware and other malware.

Esteja ciente de que é uma ação não recomendada por questões de segurança.

• Membro VIP
Postado

Sim, o protocolo SMBv1 é carcomido, como o Windows XP é carcomido. Porém, quando é realmente necessário que XPzões acessem compartilhamentos do Windows 10 1709+, não tem outro jeito. Não custa explicar a situação para quem está acima; talvez entendam (ou não).

• 3 meses depois...
Postado
Em 06/03/2018 às 08:39, Marcos FRM disse:

Se for a versão 1709:

https://support.microsoft.com/en-us/help/4034314/smbv1-is-not-installed-windows-10-and-windows-server-version-1709

Vá no painel de controle, programas e recursos, ativar ou desativar recursos do Windows, e marque "Suporte para Compartilhamento de Arquivos SMB 1.0/CIFS".

Amigo fiz questão de me logar somente pra te agradecer, muito obrigado resolveu meu problema! Só que aqui era exatamente ao contrario porque meu xp enxergava e modificava os arquivos tanto no 7 como no 10, mas o 10 não conseguia enxergava meu xp, lembrando que não era problema no xp porque o 7 enxergava o xp.

• mês depois...
  • 5 meses depois...
Postado
Em 06/03/2018 às 08:39, Marcos FRM disse:

Se for a versão 1709:

https://support.microsoft.com/en-us/help/4034314/smbv1-is-not-installed-windows-10-and-windows-server-version-1709

Vá no painel de controle, programas e recursos, ativar ou desativar recursos do Windows, e marque "Suporte para Compartilhamento de Arquivos SMB 1.0/CIFS".

Como os outros amigos acima, também loguei pra te agradecer. Ontem estava com esse problema, mas era o Windows 10 que não enxergava as estações com Windows XP. Segui sua dica e pronto... tudo funcionando como eu gostaria. Obrigado amigo.. Tenha uma boa vida!!!

• 9 meses depois...
Postado

Boa noite, passando somente pra agradecer o suporte de marcar "Suporte para Compartilhamento de Arquivos SMB 1.0/CIFS".

Tudo funcionando conforme necessito. Obrigado.

• 2 meses depois...
  • 6 meses depois...
Postado

Eu iria aconselhar a tentar criar uma rede tanto no windows 7 como no windwos 10, usando o dvd de instalação do windows xp, usando o assistente de rede existente no dvd.

Logo que surgiu o windows 7 eu fazia isso, criava a rede no xp, depois com o dvd criava no outro pc e eles passavam a compartilhar tudo como se fosse um pc só.

• 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...