Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou fazendo essa pergunta, pois atualmente estou utilizando o windows 10 home, e estou achando o sistema super lento, por exemplo quando estou instalando algum programa, sinto que o sistema fica muito lento, demora muito para abrir as coisas, principalmente depois que eu deixo o pc ocioso durante muito tempo, quando tento usar, demora simplesmente uns 30 segundo para abrir o windows Explorer.

É bom lembrar que meu HD é novo, foi comprado a menos de 1 mês, e isso já acontecia no outro HD que eu estava usando, será que para rodar liso o win 10 é necessário um SSD ? lembro que isso não acontecia quando eu utilizava windows 8.1 a muito tempo atrás no meu antigo pc.

Minha config:

Processador: Pentium G4560 @ 3,50Ghz
Memória: Dois pentes de 4GB DDR4 2133 Kingston HyperX Fury
placa-mãe: Asrock h110m-hg4
Fonte: Corsair VS 400 (nova)
HD: WD WD10EZEX (novo)
VGA : Gigabyte GTX 1050 (nova)

Postado

Amigo, tenho um pc relativamente mais fraco de uns 4 anos atrás e uso o W10 e roda tranquilamente sem travamentos, as vezes trava mas é por programas pesados, veja se não é excessos de programas rodando em segundo plano no Gerenciador de tarefas na mesma janela vá na aba Inicializar e ative apenas o que é necessário, caso não seja desative-o.

-Tecle Windows+R> msconfig >Enter> Inicialização do sistema- Opções avançadas... em Número de processadores selecione o máximo que tiver, em memória máxima podes usar 8192 ou deixar desmarcado. Reinicie

• Membro VIP
Postado

@leonardo162 Bom dia

Sua máquina é muito boa é para rodar o windows 10 de maneira rápida, e uma pergunta você costuma fazer limpeza no disco periodicamente?

Faz limpeza de disco, usa um bom anti virus, porque ficar baixando programas do torrents já sabe.

Uma coisa que deixe a máquina lenta no W10 é quando o acesso do HD está direto em 100%, tente fazer alguns desses processo para ver se melhora.

Att Ejf

Postado
25 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@leonardo162 Bom dia

Sua máquina é muito boa é para rodar o windows 10 de maneira rápida, e uma pergunta você costuma fazer limpeza no disco periodicamente?

Faz limpeza de disco, usa um bom anti virus, porque ficar baixando programas do torrents já sabe.

Uma coisa que deixe a máquina lenta no W10 é quando o acesso do HD está direto em 100%, tente fazer alguns desses processo para ver se melhora.

Att Ejf

Então amigo, esse HD é novo sistema recém instalado, tem menos de 1 mês que comprei esse hd na loja que explode, e está com pouca coisa instalada, praticamente nada rodando em segundo plano. Desde que comecei a usar o windows 10, eu acho ele meio lento, se comparado ao windows 8.1 que eu usei durante muito tempo, porém eu pensava que o motivo da lentidão, era o meu antigo HD de 500gb, que era muito antigo .. mas hoje mesmo com o hd novo, eu sinto o sistema pesado,coisa que não acontecia no win 8.1.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, leonardo162 disse:

Então amigo, esse HD é novo sistema recém instalado, tem menos de 1 mês que comprei esse hd na loja que explode, e está com pouca coisa instalada, praticamente nada rodando em segundo plano. Desde que comecei a usar o windows 10, eu acho ele meio lento, se comparado ao windows 8.1 que eu usei durante muito tempo, porém eu pensava que o motivo da lentidão, era o meu antigo HD de 500gb, que era muito antigo .. mas hoje mesmo com o hd novo, eu sinto o sistema pesado,coisa que não acontecia no win 8.1.

HD novo nem sempre é sinônimo de ser perfeito, mesmo novo eu gosto de verificar se existe algum tipo de erro de duas maneiras.

Verificar se existe algum erro usando o Aida64, e o scandisk do windows (chkdsk /x /r).

O acesso ao HD está normal ou está em 100%.

O windows está atualizado, você usa anti vírus. 

Postado
9 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

HD novo nem sempre é sinônimo de ser perfeito, mesmo novo eu gosto de verificar se existe algum tipo de erro de duas maneiras.

Verificar se existe algum erro usando o Aida64, e o scandisk do windows (chkdsk /x /r).

O acesso ao HD está normal ou está em 100%.

O windows está atualizado, você usa anti vírus. 

Então amigo, a primeira coisa que eu faço quando compro um HD, é executar um teste completo no HD tune, tanto de benchmark quanto de procura de erros, e esse HD está perfeito. Sobre o HD ficar a 100% de uso direto, isso não acontece, o que acontece é que eu sinto o sistema um pouco lento, como eu disse se eu estiver instalando algum programa ou jogo, o pc fica lento para abrir até mesmo o windows explorer.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Parece ser um problema de drivers, já que a perda de desempenho parece ocorrer quando um hardware é acionado. Verifique se os drivers estão atualizados, no vídeo sugerido pelo Edvaldo ele menciona essas atualizações, inclusive checar se a configuração do disco está em modo AHCI e não IDE.

Quando ocorrer a perda de desempenho, abra o gerenciador de tarefas na aba processos e veja se ocorre gargalo no HD ou processador.

Verifique também se o Windows está atualizado.

Postado
2 horas atrás, Viny disse:

Parece ser um problema de drivers, já que a perda de desempenho parece ocorrer quando um hardware é acionado. Verifique se os drivers estão atualizados, no vídeo sugerido pelo Edvaldo ele menciona essas atualizações, inclusive checar se a configuração do disco está em modo AHCI e não IDE.

Quando ocorrer a perda de desempenho, abra o gerenciador de tarefas na aba processos e veja se ocorre gargalo no HD ou processador.

Verifique também se o Windows está atualizado.

O windows está totalmente atualizado, e todos os drivers da placa-mãe, vga e etc também estão instalados e atualizados.

Sobre a opção de AHCI e IDE, procurei bastante na BIOS porém não encontrei essa opção, será que ela ainda existe nas novas placa-mãe ?

Postado

Já tentou uma solução menos técnica, do tipo desfragmentar o disco?

Você instalou o Windows pela .ISO disponibilizada oficialmente no site da Microsoft? PS: esse PC rodaria tranquilamente o Windows 10 64 bits.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...