Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um note de cliente que, segundo ele, parou de funcionar subtamente. Testei o note e identifiquei que o culpado é o HD, ele simplesmente está sendo reconhecido como 0MB na BIOS, além de apresentar erro durante o POST. Esse HD possui dados importantes, alguém faz ideia de como recuperar seus arquivos? Segue imagem de como o HD é reconhecido na BIOS:

30776929_1538347189621479_1727249625_n.j

Postado

@marcelo1994 basicamente a bios não encontra informações de partição do HD. Pode ser simples mal contato, pode ser que as partições ou a MBR do HD estão corrompidas, pode até ser falha de firmware e, claro, pode ser que o HD tenha pifado. Nos três primeiros casos, há grandes chances de o HD estar em boas condições.

Eu usaria um pendrive bootável do gparted para tentar entrar no HD e recuperar os arquivos. O ideal, talvez, seria conectar esse HD num pc que está funcionando bem. E usar um sistema linux (o gparted é um linux simplificado voltado para particionamento de discos), mesmo que num pendrive, pois o windows provavelmente não reconhecerá o HD e pedirá para formatar. Depois de recuperar os dados do cliente, com o gparted você pode tentar recuperar as tabelas de partição do HD.

Com o gparted, você pode tentar recuperar os arquivos usando o filezilla. Há outros programas também, só insisto que fazer isso fora do windows é mais fácil. lembrei agora que a própria seagate disponibiliza um programa para isso, que também funciona com pendrive bootável, só não lembro o nome.

Postado

Boa tarde@Arutha. Estou tentando acessar o HD no meu PC, é nele que a bios indica 0mb, também dá disk error no POST, necessitando pressionar F1 pra continuar bootando o windows pelo HD do meu PC. Pelo windows, no gerenciador de discos, o HD desse note aparece como inativo, tento ativar e dá erro. Tentei acessar os arquivos pelo Ubuntu mas não reconhece nenhum HD. Vou pesquisar sobre o Gparted.

Ah, experimentei tirar a placa lógica e passar limpa contato, não adiantou.

adicionado 40 minutos depois

@Arutha dei boot pelo Gparted mas não apareceu o HD de 500gb do note, apenas o HD de 320 do meu PC que está normal. Gravei um áudio do barulho que o HD faz logo que eu ligo o PC com ele, o PC fica um tempo acima do normal durante o post, enquanto isso o HD faz este ruído: https://vocaroo.com/i/s0s7gQEthxgQ

Quando para o ruído, o HD para de girar, aparece o disk error e é preciso apertar F1

Postado

@marcelo1994 esse barulho me parece de agulha presa. Ou seja, o HD tem algum problema físico mesmo. Aí complica bem, eu não tenho muita experiência nisso. Outro dia aprendi a abrir o HD e tentar colocar a agulha no lugar, mas é um procedimento de alto risco (eu tentei num HD que já tinha ido pro espaço mesmo). Veja se mais algum colega consegue te dar uma luz, porque eu mesmo, pensando que o HD tem dados importantes, não consigo dar nenhuma sugestão...

boa sorte!

Postado

Vou tentar encontrar uma placa lógica pra trocar, só pra ver no que dá. Já falei com o dono, falei que algumas empresas oferecem serviço de recuperação de dados, mas cobram acima dos 1 mil reais, ele se interessou.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...