Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite, sou novo por aqui e não entendo muita coisa de eletrônica! e olhando os posts antigos vi que poderiam me ajudar. Gostaria de saber se tem como reaproveitar o amplificador de um Mini System modelo "MAX - G85TD/XAZ SAMSUNG " a alimentação dele AC110-240w - 50/60hz 70w. Quero saber se tem como identificar o amplificador na placa e se teria como reaproveita-lo. 

segue em anexo uma foto superior da placa .

ficarei no aguardo para possíveis ajudas.

abraços.  

IMG_20180423_232715743_LL.jpg

Postado
11 horas atrás, Marlon f. Soares disse:

Tem essa verde que vem abaixo, ela interliga na amarela superior.

IMG_20180424_201752895.jpg

IMG_20180424_201835104.jpg

Essa Verde ai sim parece ser a placa do amplificador, também parece que caiu alguma coisa nela, de uma boa olhada se não tem nenhum capacitor vazando ai, estufado ou algo estranho.

Postado

@Marlon f. Soares  Tenta dar uma limpada na placa, esse placa parece que sofreu derramamento de líquidos e apresenta ate oxidação nas soldas...

O CI amplificador ou mosfets de saída provavelmente estão debaixo do dissipador grande de alumínio na placa principal, provavelmente se trata de um amplificador classe D devido aos indutores na saida, creio que a melhor chance seria pegar o código do CI amplificador e ver se ha como controla-lo sozinho, para isso só removendo o dissipador.

Postado

@Marlon f. Soares Eu dei uma rápida pesquisada e parece que esses 2  CIs STA516B são etapas de saída de potencia feitos pra ser usados em conjunto com um outro CI, o STA321 é o amplificador em si, na placa provavelmente ele é aquele chip quadrado logo abaixo dos 2 STA526B... 

O STA 321 é um sistema de áudio digital de 4 canais todo controlado via interface digital serial, o volume, equalização, etc. tudo precisa ser controlado pelo processador principal da placa, sozinho ele é inútil, e os CIs de potencia STA516B é só a etapa de saída com os mosfets e circuitos de proteção.

A melhor chance de usar esse amplificador é consertando o micro system, pois sozinho o amplificador dele é inútil...

Postado

@F4b10 entendo, vou ver o que posso fazer com ele.

Tenho outra placa aqui de um rádio velho, eu guardei por que minha mãe já ia Jogalo fora, pelo que vi ele tem um amplificador UTC 8227 porém não sei onde são as saídas do alto-falante, onde colocar a fonte de alimentação e um cabo de saída P2, estou com um Mine projeto de fazer uma caixa de som.

Segue abaixo as fotos do placa deste rádio.

IMG_20180426_005815230.jpg

IMG_20180426_004718826.jpg

Postado

@Marlon f. Soares Pelo datasheet dele se trata de um amplificador estéreo 2x 2.5W, não espere muita qualidade pois é um amplificador com características bem pobres, você também vai precisar improvisar um dissipador pra ele, qualquer chapinha de alumínio ou cobre com pasta termica serve...

Pelo datasheet da pra seguir as trilhas a partir dos pinos e achar as entradas e saídas dele. a alimentação é de 5 a 12V se tiver um transformador de ate 9VCA, talvez de pra aproveitar a fonte original na placa

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/107831/ETC/UTC8227.html

O pino 1 é aquele com o ponto "branco" do lado da marca de "meia lua", pra ligar ele se a chave voce precisa de um jumper entre o pino 1 e o 12, dai basta seguir as trilhas e achar as entradas, pelo que parece ha ja uma entrada de audio na placa pelo cn201...

Postado

@Marlon f. Soares  A placa é um amplificador ab mono, falta soldar os 2 transistores de saída e terminar a montagem... a saída é aquele ponto marcado como "saída" na placa e o terra, que é representado por aquele triangulo próximo ao resistor e a alimentação provavelmente é simétrica, com as tensões só disponíveis no esquemático...

Postado

Tem que ver qual modelo de transistor que pede no esquema desse amplificador, aparentemente ele usa pares de transistores complementares toshiba 2SA1943 e 2SC5200 que são comums em vários kits do ML, mas sem o esquemático eu não posso afirmar com certeza, o amplificador também parece precisar de ajustes apos montado, já que tem um potenciômetro na placa, e parece faltar uma bobina próximo a saída....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...