Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oláa, a situação é a seguinte...

Euzinha tenho na sala um PC que fica ao lado do roteador e é conectado por cabo Ethernet. Nele também fica instalada uma impressora.
Em um quarto tenho um PC que se conecta a rede Wi-Fi (rede: X) através de um adaptador.

Eu quero realizar o compartilhamento de arquivos e impressora entre esses dois PC's. Já fui na "Central de rede e compartilhamento" e ativei todas as descobertas de rede e de impressora em todos os tipo de redes (particular, pública, etc). Já fui nas propriedades da impressora e ativei o compartilhamento também.

Mas não consigo acessar os arquivos (de um e outro computador) e nem a impressora.

Os dois usam a internet do mesmo roteador e eu suspeito, mas não sei se isso é por um computador estar conectado via cabo (rede: Network Ethernet) e o outro pelo Wi-Fi (rede: X). E por não estarem "na mesma rede" não conseguem acessar um ou outro.
Win 10 x64 nos dois.

Postado

Em cada máquina que vai imprimir é necessário instalar os drivers da impressora.

Se as duas máquinas estão no mesmo roteador não tem erro.

Postado

Resolvido em parte. Obrigada @edu.dnb !!! 

Bom, como eu disse, todos os procedimentos para ativar o compartilhamento eu já havia feito.
O que eu tentava fazer era através do "Windows Explorer > Rede" encontrar lá o computador nesta pasta e a partir daí acessar a impressora e os arquivos do PC da sala. Mas não aparece nada na pasta Rede.

O que deu certo pra mim:
Acessei o endereço de IP do PC da sala pelo comando Executar e lá consegui instalar os drives e utilizar a impressora.
Mas não consigo acessar os arquivos ainda, o único perfil que aparece em "Users" é o perfil público que não tem nada.

O que ainda falta:
Conseguir acessar os arquivos também (não consigo acessar pelo quarto os arquivos da sala e vice-versa). E se possível que aparecesse na pasta Rede os computadores um no outro PC (o do quarto aparecesse na pasta rede do PC da sala e vice-versa), pra que não precisasse fazer uso do comando Executar toda vez.

Postado

@Luccy

Seleciona uma pasta que queira compartilhar e vai lá em propriedades e ative o compartilhamento.

Depois acesse pela rede o pc, clique com o botão direito na pasta e vai em mapear unidade de rede pra ficar mais fácil.

Postado
1 hora atrás, edu.dnb disse:

@Luccy

Seleciona uma pasta que queira compartilhar e vai lá em propriedades e ative o compartilhamento.

Depois acesse pela rede o pc, clique com o botão direito na pasta e vai em mapear unidade de rede pra ficar mais fácil.

Opa, mapear a unidade de rede realmente facilitou. Mas diz que eu não tenho permissão para acessar.
Como faço pra fornecer permissão para o PC do quarto ?

Postado

@ciro-mota  obrigada, me ajudou com uma outra questão que eu tinha, mas não resolveu meu problema de compartilhamento.

Ainda não consigo acessar o usuário Sala do quarto e nem acessar o usuário Quarto pelo PC da sala...
O máximo que está acontecendo, é que estou compartilhando a pasta com outros usuários de um mesmo PC e não na rede.

• Membro VIP
Postado

Você segue o procedimento acima nas pastas que quer compartilhar, ou seja, tanto no PC Quarto quanto no Sala.

Verifique se o serviço de Descoberta de rede está ativo, desta forma os PCs apareciam no objeto "Rede" em "Meu Computador".

Postado
7 horas atrás, ciro-mota disse:

Você segue o procedimento acima nas pastas que quer compartilhar, ou seja, tanto no PC Quarto quanto no Sala.

Verifique se o serviço de Descoberta de rede está ativo, desta forma os PCs apareciam no objeto "Rede" em "Meu Computador".

Segui nos dois PCs e não adiantou, só criei usuários em uma máquina e outra, usei os mesmos nome e senhas e continuo sem permissão para acessar os arquivos do outro computador.

A descoberta de rede está ativa como eu disse lá no primeiro post, e essa é uma parte grande do problema, pois não aparecem os PCs na "Rede".

• Membro VIP
Postado
Citação

Segui nos dois PCs e não adiantou, só criei usuários em uma máquina e outra, usei os mesmos nome e senhas e continuo sem permissão para acessar os arquivos do outro computador.

Defina como "Controle total" para "Todos" então.

Citação

A descoberta de rede está ativa como eu disse lá no primeiro post, e essa é uma parte grande do problema, pois não aparecem os PCs na "Rede".

Os três rodam a mesma build do Windows? Se sim, qual?

Postado
2 minutos atrás, ciro-mota disse:

Defina como "Controle total" para "Todos" então.

Estava com "Controle total" para "Todos" e para cada usuário também. 
Mas como eu disse, eu não estava dando permissão para o usuário "Quarto" (conta de usuário no PC do quarto), eu dava permissão para o usuário "Quarto" (conta criada no PC da sala).

2 minutos atrás, ciro-mota disse:

Os três rodam a mesma build do Windows? Se sim, qual?

São 2 só, um na sala e um no quarto, ambos Win 10.

• Membro VIP
Postado

Quando me refiro a build, é a respeito da versão, Creators Update, Fall Creators Update, April 2018 Update...

Com relação a permissões, a menos que esteja tentando dar permissão a unidade C:\, no mais é algum erro da permissão dada, sugiro que revise.

Postado

@ciro-mota  perdão...

Mesma build (17134.48).

Consegui, agora tenho permissões, e nem sei como. Seguindo os passos que você e o @edu.dnb me deram provavelmente.
Mapeei a unidade para aparece em "Este Computador" e as permissões eu devo ter conseguido com o tutorial que você mandou. Falo assim ("devo") porque não cheguei a revisar como você pediu, então não sei a partir de que ponto eu consegui resolver o problema.

Recomendo aos que tiverem a mesma questão, seguir os passos dados aí em cima e torcer, rs!!

Muito obrigada meninos ! :D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...