Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou tentando construir uma bobina de tesla com esse circuito abaixo, porém eu só tenho o transistor 13007 a disposição, e gostaria de saber se é possível utilizar ele nesse projeto.

OBS : O secundário da bobina tem 900 voltas com - + 30 ohms, o primário tem 8 voltas.

imageproxy.jpg

Bobina de tesla.jpeg

Postado

O 13007 é de alta tensão, razoavelmente rápido para a categoria, mas apresenta baixo ganho (+-10). Não vai funcionar sozinho. Tenta isso. Coloquei o 2N2222 mas pode ser outro, desde que apresente alto ganho (>100).

Sem título.png

Postado

@Sérgio Lembo Eu coloquei uma resistência de 1,5k no lugar de 100k e funcionou somente com o transistor 13007 em 24 volts, porém se eu fizer esse circuito eu vou ter uma bobina mais potente ?

OBS : a bobina gerou centelhas de 1 cm.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Ryzzard disse:

@Sérgio Lembo Eu coloquei uma resistência de 1,5k no lugar de 100k e funcionou somente com o transistor 13007 em 24 volts, porém se eu fizer esse circuito eu vou ter uma bobina mais potente ?

OBS : a bobina gerou centelhas de 1 cm.

Poste um vídeo ou uma foto pra gente ver.

Postado

@Ryzzard , a ideia do segundo transistor é compensar a falta de ganho do transistor 13007. Com essa associação passamos a ter um ganho >1000. Não sei dizer se irá aumentar os efeitos até porque não tenho a menor intenção de montar isso daí. Uma coisa é certa: com o uso do 13007 passa a ter a possibilidade de uma maior potência de saída por conta dele aguentar 400V no coletor. Um TIPxx teria entrado em curto nessa montagem com 24V de alimentação, o limite de tensão deles é menor.

• Curtir 1
Postado

@Sérgio Lembo @Edvaldo J. Frederico aqui esta a foto do projeto com ele funcionado com o 13007, porém eu notei que se voce passar dos 1,8k no resistor, ele ja nao funciona, tem que ser com uma resistência abaixo do 1,8k, no caso coloquei 3 resistores de 330. O transistor esquenta bastante, precisa de um dissipador. 

WhatsApp Image 2018-05-23 at 03.45.47.jpeg

WhatsApp Image 2018-05-23 at 03.45sdsd.jpeg

WhatsApp Image 2018-05-23 at xzc.45.47.jpeg

Postado
5 horas atrás, Ryzzard disse:

funcionado com o 13007, porém eu notei que se voce passar dos 1,8k no resistor, ele ja nao funciona, tem que ser com uma resistência abaixo do 1,8k, no caso coloquei 3 resistores de 330. O transistor esquenta bastante, precisa de um dissipador. 

O transistor deve estar trabalhando na região linear, o ganho dele é muito baixo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...