Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Estou com algumas dúvidas em relação ao circuito em anexo, que é uma simulação do MultiSim.

As chaves 'A' simulam a saída de uma ponte H 'invertendo os pólos' da fonte de 12V, esse dois pólos depois serão chaveados em até 4 motores DC de 12V com escova (estes giram nos dois sentidos), e será acionado somente 1 motor por vez. Para cada motor vai um TRIAC, pois este pode conduzir nos dois sentidos (o part number do TRIAC da simulação não é o que vai ser usado na prática, não escolhi o TRIAC ainda, pois os motores consomem 1A em funcionamento normal e tem pico de 6A na partida durante uns 50ms). A chave "S" abre o circuito para o TRIAC parar de conduzir e sua função é feita pela própria ponte H quando ela coloca todos os seus 4 transistores em corte. Então como mostra nos anexos, eu usei um par de transistores NPN, cada um aciona o TRIAC em um determinado sentido. As chaves 'Z' e 'C' são pra ser um par de pinos de um microcontrolador PIC, então se são 4 motores eu preciso de 8 pinos do microcontrolador.

Gostaria de uma opinião do pessoal com conhecimento mais técnico, se existe uma forma de fazer o circuito ter o mesmo comportamento usando apenas 1 pino do PIC para cada TRIAC/motor, em vez de um par como está no circuito atual. Até porque existe um condição proibida que é de os dois transistores conduzirem ao mesmo tempo (o par de pinos do PIC em nível '1'). E claro, se vocês acham que esse circuito vai funcionar na prática.

A ideia é que a ponte H possa mudar a polaridade da fonte (a ponte H é feita com um CI dedicado para essa finalidade), e os TRIACs acionem um motor DC por vez, e precisam ser 4 motores.

Jeferson.

a.png

b.png

Postado
6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Não funciona. Estude sobre o comportamento do triac, em especial a parte do desligamento.

Entendi que ele quer usar o triac justamente pelo efeito memória em CC. 

Pode funcionar, mas se tem um CI dedicado a fazer a função de ponte H o triac é totalmente inútil. 

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Mestre88 disse:

Entendi que ele quer usar o triac justamente pelo efeito memória em CC. 

Pode funcionar, mas se tem um CI dedicado a fazer a função de ponte H o triac é totalmente inútil. 

Isto, usar o efeito memória em CC. Estranho é que na simulação funciona.
Vão ter 4 TRIACs, um por motor (são 4 motores), a ponte H define o sentido do giro, e os TRIACs definem qual motor será ligado (e este poderá girar nos dois sentidos, conforme estiver o acionamento da ponte H).

Vai ser acionado no máximo um motor/TRIAC por vez. Vamos supor que eu queira acionar no sentido horário o motor 1 por 4 segundos, e depois acionar no sentido anti-horário o motor 2 por 8 segundos, seria assim:

- ponte H = sentido horário, dispara TRIAC do motor 1, espera 4 segundos, desabilita ponte H (TRIAC 1 pára de conduzir).

- ponte H = sentido anti-horário, dispara TRIAC do motor 2, espera 8 segundos, desabilita ponte H (TRIAC 2 pára de conduzir).

O TRIAC é para parar de conduzir quando a ponte H abre, pois a corrente pára de circular.

Postado
28 minutos atrás, Jeferson Pehls disse:

O TRIAC é para parar de conduzir quando a ponte H abre, pois a corrente pára de circular.

Então porquê não faz o controle apenas pela ponte H? Tá esquisito esse interruptor extra, até porque a queda de tensão sobre o triac vai te dar uma ineficiência de 20% em 12V. Trabalhe com a lógica dos gates da ponte H e esqueça o triac. É irracional.

• Curtir 1
Postado

É uma ponte H para 4 motores, eu também não curti a ideia dos triacs escolher qual motor vai ligar. Triac pra mim é em CA. 

Eu fico nos relés mesmo. Ou então usaria uma ponte H para cada motor. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!