Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos, estou tentando simular um circuito com ampop no MultiSIM. O circuito é o da imagem abaixo.

image.png.3cb52ebe63a7787544f3c0b497f3a06e.png

Adicionei os componentes no MultiSIM, e obtive o seguinte resultado.

image.png.1dbaa10b27a024ccdfd304d18aaa3209.png

Pelos meus cálculos a tensão de saída teria que dar 20 Volts, porém no meu circuito simulado a tensão de saída está dando 9.97 Volts. Abaixo estão os paramêtros de configuração do ampop.

image.png.802c7f5c4380c453f8830d18c4b1e297.png

Alguém poderia me dizer qual a fórmula para calcular a tensão de saída deste ampop?????? Se a tensão calculada estiver certa, alguém poderia me dizer o que está errado na minha simulação?????

Grato desde já.

image.png

image.png

image.png

Postado

O ganho em malha fechada da configuração não-inversora com um amp-op ideal seria:

7YnBPUE.gif

Em termos de sistemas de controle, o fator de realimentação K = β do sistema então é GbhmuXl.gif:

wBkEadx.gif

A configuração real com um ganho de malha aberta A = AOL = 10, conforme a simulação, teria o seguinte ganho em malha fechada, pela Regra de Mason:

qm1yyqz.gif

Portanto, o ganho em malha fechada total do circuito elétrico é, usando o princípio da divisão de tensão F5Rua4D.gif:

PPpFpRD.gif

E esse é o porquê de você obter 10 V ao aplicar 5 V na entrada do sistema. Um amp-op só é ideal quando A = AOL aproxima-se matematicamente do infinito.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1
Postado

@Iago Sestrem Ochôa

Sim e sim F5Rua4D.gif.

Em vez disso, porém, apenas troque o valor de Open loop gain (A) na janela de parâmetros do Multisim para um número bem alto, como 1 milhão. Assim, a simulação ocorrerá conforme os cálculos que você fez antes.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!