Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há diversas portas lógicas iguais, porém de especificações diferentes, por exemplo, só de algumas portas NAND temos:

• CD4011
  • CD4023
  • CD4093

Ou seja, apenas na família CMOS temos vários tipos de porta de apenas uma lógica, no caso a NAND. Em projetos diferentes encontro CIs de mesma lógica, porém de especificações diferentes, então meu questionamento é: eu preciso seguir a risca todos os projetos ou basta usar o componente com a lógica adequada? É recomendável ter em estoque vários modelos da mesma porta ou apenas um de cada tipo basta?

• Curtir 1
Postado

O 4011 é a porta Nand comum de 2 entradas. Tem 4 no mesmo ci. 

O 4023 são três portas de três entradas, é diferente do 4011. 

Já o 4093 é uma porta com disparador schmidt trigger, apenas de usar a lógica nand ela tem um comportamento diferente parecido com o de um comparador de tensão com sistema de histerese. 

• Curtir 4
Postado
10 horas atrás, Mestre88 disse:

Já o 4093 é uma porta com disparador schmidt trigger, apenas de usar a lógica nand ela tem um comportamento diferente parecido com o de um comparador de tensão com sistema de histerese. 

Entendi, então é importante ter de vários modelos... Para aproveitar o tópico, outra pergunta: qual a diferença entre os transistores de uso geral? Por exemplo a família BC, existe muita diferença entre cada modelo ou são todos equivalentes entre si (além dos que são PNP e NPN)?

Postado
15 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Por exemplo a família BC, existe muita diferença entre cada modelo ou são todos equivalentes entre si

Na linha BC tem centenas de transistores. muitos são repetidos como por exemplo BC108, BC238 e BC548.

Para os outros em diferença no ganho corrente e tensão, dos que são diferentes podemos destacar: BC337, BC547 e BC639 são os mais usados.

Isso vale para as outras famílias como TIP, 2SC, BF, 2N e etc.

• Curtir 2
Postado
4 horas atrás, Mestre88 disse:

Na linha BC tem centenas de transistores. muitos são repetidos como por exemplo BC108, BC238 e BC548.

Para os outros em diferença no ganho corrente e tensão, dos que são diferentes podemos destacar: BC337, BC547 e BC639 são os mais usados.

Isso vale para as outras famílias como TIP, 2SC, BF, 2N e etc.

Vou comprar algumas dezenas de componentes, de transistores qual são os mais usados? Já tenho na lista o BC337, BC547, BC548,BC557, TIP122, TIP127 e 2N2222.

Postado

BC547 e BC548 é praticamente a mesma coisa. Fico com o BC547 que suporta mais tensão. 

BD139/140 é uma boa também. 

Mosfet como o irf3205 é interessante também, fazem coisas que o transistor comum não faz. 

• Curtir 1
Postado

Aproveitando ....

Eu compraria tambem o BC557 por ser PNP e par do BC547.... alguns 2N7000 para usar em acionamento de baixa corrente por circuitos lógicos por ser um Mosfet de altissima impedância de entrada ... diodos 1N4148 e alguns 1N4007 para usar em tensão mais alta.

2n2222 acho que nao precisa....

Alguns reguladores de tensão ajustáveis tipo LM317 para ter tensão regulada.

Alguns trimpots de 1K e de 10K para ajustes ....

Paulo

• Curtir 3
Postado
28 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

E quais outros componentes vocês consideram indispensáveis para ter em estoque?

Aí depende de qual ramo da eletrônica você vai tomar. 

Postado
agora, Mestre88 disse:

Aí depende de qual ramo da eletrônica você vai tomar. 

Eu sou bem leigo, então estou meio que sem rumo e sem ramo rsrs Estou estudando a eletrônica em geral mesmo, sem nenhum objetivo em específico.

Postado
23 horas atrás, Mestre88 disse:

Voltando às portas lógicas, o 74HC132 é equivalente ao 4093?

Postado
10 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Voltando às portas lógicas, o 74HC132 é equivalente ao 4093?

Mesma função, só que as posições dos pinos são diferentes. 

Ele segue a pinagem dos TTL. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...