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O alto falante da minha caixa de som amplificada está estalando. Isso acontece quando o volume é aumentado. Minha caixa tem a opção de ligar e desligar o tweeter. Para ter a certeza de que os estalos eram no alto falante e não no tweeter, eu desliguei o tweeter e fiz o teste. Era o alto falante mesmo. Eu gravei um áudio dos estalos para vocês ouvirem. Sobre o áudio: com o tweeter desligado, eu aumento o volume no máximo. Nessa parte da pra perceber os estalos. Logo após eu abaixo o volume. Percebam que os estalos sumiram após o volume ser abaixado. Por fim eu ligo o tweeter (ainda com o volume baixo) para vocês verem como o som ficou. O que vocês acham que pode ser? Seria problema em algum componente do alto falante?  PS... O arquivo foi armazenado em servidor seguro (Google Drive). Basta acessar o link e clicar em "play".

https://drive.google.com/file/d/1xaaZopPsqk_82tytq4qnG5syVQtn1k00/view?usp=sharing

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Em 13/07/2018 às 22:46, BCP disse:

@Eguibson Lima Muitas vezes, essas falhas é por conta de defeito na cordoalha que leva o sinal para a bobina do cone...

Show. Em sua opinião o defeito seria nessa cordoalha? Teria como você mandar a foto de uma cordoalha, só pra eu saber como ela é?! Ser puder, me diga o que fazer em relação a essa possível cordoalha defeituosa. Obrigado por sua atenção. 

adicionado 1 minuto depois

No meu caso o problema só acontece após aumentar o volume. Se eu manter o volume um pouco baixo o som flui lipo e sem distorções. 

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@Eguibson Lima cordoalha-n-2024-e-32-para-alto-falantes

Isso é uma cordoalha,esses dois fios que parece uma corda de varal kk,sim a maioria desses defeito é esse cara,a minha tv lg de tubo começou dar um problema igual se aumentasse o volume para 8 9 10 era o alto falante no caso de alto-falante de tv não tem recuperação,mas de som sim,sim pode ser as cordoalhas ou defeito na saida de som ci de audio,capacitores eletroliticos e ceramicos.

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Vish. Lascou kkk! Tomara que seja só a cordoalha mesmo. Vamos começar por ela. Vou ver se abro essa caixa ainda nesta semana que vem agora. Primeiro vou verificar a cordoalha. Se estiver tudo certo, eu já passo para a parte do capacitor. No caso do capacitor eu sei que devo ver se estufou. Mas e no caso da cordoalha, o que eu devo ver exatamente? Se soltou ou escureceu? 

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Não tem essa que capacitor só fica ruim quando estufa,as vezes ele altera a capacitancia,no caso você tem que ter capacimetro ai se não só trocando

Ai no caso se for alto falante ai você tem que levar para alguem que conserte alto falantes e não é barato,para mexer com alto falantes tem que ter ferramentas certas.

adicionado 4 minutos depois

Te aconselho fazer o seguinte pega uma caixa de som com alguem emprestado ou se você tiver,e testa para ver se continua a distorção,se sim o defeito é no aparelho,se não é nas caixas mesmo.

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Ela costuma quebrar, como ela esta só falhando é difícil de detectar o defeito, solde uma outra em paralelo com a original. (faça isso nas duas)

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Certo. Farei isso e postarei o resultado. Se possível, queria tirar mais duas dúvidas. Para não ficar muito longo, tentarei resumir tudo. Comprei esta caixa amplificada com potência de 80 rms e durante o tempo de garantia o tweeter vivia queimando. Sempre que queimava eu levava na assistência e o cara trocava por um novo. Depois de um tempo o tweeter voltou a queimar, mas nessa época a garantia já havia acabado. Bom, resolvi comprar um tweeter por conta própria. Comprei um tweeter de 100 rms e coloquei no lugar do antigo tweeter queimado. Não sei a potência do antigo tweeter queimado. Olhei atrás dele e não vi nenhuma informação. A traseira dele é toda de plástico. Como a caixa amplificada tem potência de 80 rms, creio que a potência do tweeter deve girar em torno disso também. Quero dizer que coloquei um tweeter de 100 rms em um equipamento que provavelmente foi projetado para trabalhar com 80 rms. Mesmo sendo 20 rms mais potente, o novo tweeter não apresentou qualquer problema. Estou usando de boa. 1ª dúvida - mesmo sendo de 80 rms, eu posso fazer igual eu já fiz, colocar uma potência um pouco maior no equipamento? Caso não consiga consertar o alto falante, estou pensando em substituí-lo por um novo. A potência do novo alto falante será a mesma potência do tweeter, ou seja, 100 rms. Posso fazer isso sem me preocupar se o equipamento vai suportar 20 rms a mais do alto falante? 2ª dúvida - como devo "calcular" o rms do tweeter em relação ao alto falante? Exemplo: tenho um alto falante de 80 rms, neste caso eu devo comprar um tweeter também de 80 rms? Alto falante e tweeter, os dois devem ter a mesma potência? Essa 2ª dúvida seria para obter uma boa qualidade de som. 

  • Coordenador
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O conjunto não precisa ter a mesma potência não, você pode colocar um tweeter de 100W junto com o falante de 80W como também pode colocar um falante de 100W e Tweeter de 100W no som com 80W de saída, isso não vai atrapalhar e nem forçar um ou outro! Fique tranquilo...

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Entendo. Se necessário comprar um novo alto falante, comprarei um de 100 rms. No caso da 1ª dúvida, tudo bem em colocar um alto falante de 100 rms em um equipamento de 80 rms, certo?! Lembrando que o equipamento já está com 20 rms a mais referentes ao tweeter de 100 rms. 

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Sim, isso mesmo. Eu não entendo muito dessas paradas. Quando disse que poderia "pesar", estava me referindo aonde desse para "pesar". No caso o "peso" cairia sobre a impedância, certo?! Beleza. Como saber se a impedância de minha caixa vai aguentar 40 rms (20 rms do tweeter e 20 rms do novo alto falante) a mais?

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A impedância é uma propriedade do amplificador e também do alto-falante. Se a saída do amplificador é 8 ohms (símbolo Ω) só pode ligar alto-falantes de 8 ohms. Se ligar impedâncias menores (ex. 4 Ω) vai queimar a saída do amplificador e se ligar maiores (ex. 16 ohm) vai ter perda de desempenho. Um outro parâmetro é a potência, medida em watts, que é a medida da potência que o amplificador entrega na saída e que precisa ser suportada pelo alto-falante. Assim um amplificador de 50 W precisa ser conectado a alto-falantes de 50W ou mais, é bom ter uma margem de segurança. Assim, pode ligar alto-falantes de 60, 80 ou 100 W que não teria problema, mas se ligar de 25W vai queimar o alto-falante e pode queimar, de novo, a saída. Os manuais dos equipamentos tem essas informações, dá uma olhada.

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Entendi. Já fazem anos desde que comprei essa caixa. Infelizmente não vou ter o manual em mãos para poder consultar estas informações. Mas posso dizer algumas coisas sobre ela. Ela é 8 ohms e tem 80 rms de potência. Por enquanto essas são todas as informações que tenho para lhe passar. Procurei o manual dela na internet e não encontrei. Entrei em sites de vendas para ver se encontrava o manual ou informações sobre o produto e não encontrei. Pra não dizer que não encontrei nada, eu achei a versão mais recente dela. O modelo da minha é SL 800. A SL 800 que encontrei tem Bluetooth, leitor de pastas e gravador de áudio, sendo que a minha não tem essas funções. É o mesmo modelo, porém sem essas funções. De resto é tudo a mesma coisa. O número de entradas, potência e etc são os mesmos. Vou deixar duas fotos neste post. 1 - Minha caixa. Pintei de azul e fiz aquele corte para poder caber o novo tweeter. 2 - Versão mais recente do modele de minha caixa. Nesta foto você poderá ver algumas informações que talvez sejam úteis. 

caixa-caixa-de-som-amplificada-microfoneguitarra-nacional-D_NQ_NP_636750-MLB25579984929_052017-F.jpg

caixao.jpg

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@Eguibson Lima nessa caixa SL800 nova a potência do amplificador é de 80 W rms, que são os watts que contam (existem uns watts pega-bobo: PMPO e outros, mas isso é outra conversa). Então os alto-falantes para essa caixa em caso de substituição precisam ser de 80 W ou mais. E a impedância compatível, deve estar anotada no alto-falante ou na saída do amplificador, na foto 2 não está legível.

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Dei uma olhada aqui na caixa e não tem qualquer informação anotada na área externa do alto falante. Talvez estas informações estejam no lado interno do alto falante. Vou abrir essa caixa inda nesta semana, com isso irei procurar as informações ditas por você. No próximo post eu venho com essas informações. Tomara que estejam no alto falante. 

  • 2 semanas depois...
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5b60b240ca5c5_WhatsAppImage2018-07-31at15_38_18.thumb.jpeg.1b1d06b68929b7b7ffebb99b05d4c4d2.jpeg5b60b25db7e5b_WhatsAppImage2018-07-31at15_38_39.thumb.jpeg.d998d545cbbb251de9ca6702d20e70c9.jpegEu abri a caixa para poder verificar as informações do alto falante. Bom, infelizmente não tem nenhuma informação na parte de trás do alto falante. A única coisa que consegui encontrar foi um adesivo com a seguinte numeração: 12/13. Creio que essa numeração seja na verdade a data de fabricação do alto falante. Sobre a impedância, eu pesquisei em um site de compras e notei que os alto falantes de 4 ohms sempre tem a impedância de 4 O e quando o alto falante é de 8 ohms, a impedância fica em 8 O. Aparentemente a impedância tem a ver com o ohms. Minha caixa é de 8 ohms, neste caso minha impedância deve ser de 8 O. Galera eu acho que não terá problema eu conectar um alto falante com apenas 20 rms a mais. O que vocês acham? O novo alto falante também tem 8 O de impedância. Logo mais vou passar as informações do alto falante que pretendo compra. Primeiro vou postar as fotos do alto falante atual. Talvez vocês percebam nele alguma coisa que eu não consegui perceber.

WhatsApp Image 2018-07-31 at 15.38.40.jpeg

WhatsApp Image 2018-07-31 at 15.38.41.jpeg

adicionado 3 minutos depois

Talvez seja apenas impressão minha, mas vejam na primeira foto (de cima para baixo). No fio esquerdo tem tipo uma cola na cor vermelha, já no lado direito não tem essa cola. No lugar da cola tem uma mancha preta. É como se essa mancha fosse a cola derretida. O que vocês acham? Se for realmente cola derretida, o que pode ter ocasionado isso?

adicionado 7 minutos depois

Informações do alto falante que estou pensando em comprar.

Marca: JBL

Modelo: 10cv5

Potência: RMS100W

Tamanho do alto-falante: 254 mm

OEM: 7896359522514

Potência máxima: PMPO250W

Impedância: 8 O

-

Especificações:

Tipo: Woofer
Tamanho: 10"
Bobina e Impedância: Bobina Simples de 8 ohms
Material do Cone: Celulose de Fibras Longas
Material da Carcaça: Aço
Potência Nominal: 100W RMS
Potência Máxima: 250W PMPO
Resposta de Frequência: 65 a 5500 Hz
Sensibilidade: 91 dB
Volume ocupado pelo falante: 1,2 L
Peso do ímã: 440 g
Diâmetro da bobina: 32 mm
Peso líquido: 1440 g


Parâmetros de Thiele-Small:

FS (Frequência de Ressonância): 78 Hz
Re (Associação das bobinas em série): 6,6 ohms
VAS (Volume Equivalente): 17 litros
QTS (Fator de Qualidade Total): 1,18
QES (Fator de Qualidade Elétrico): 2,41
QMS (Fator de Qualidade Mecânico): 7,21
SD (Área Efetiva do Cone): 0,035 m²
VD (Volume deslocado): 87,5 cm³
XMax (Deslocamento Máximo do Cone): 2,5 mm

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@Eguibson Lima JBL é alto-falante de alta qualidade. Mas é importante ter a impedância certa. Os fios que saem do alto-falante vão para placa? Não tem nenhuma indicação na placa? No tweeter não tem etiqueta com a impedância certa?

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5 horas atrás, Ricardov disse:

@Eguibson Lima JBL é alto-falante de alta qualidade. Mas é importante ter a impedância certa. Os fios que saem do alto-falante vão para placa? Não tem nenhuma indicação na placa? No tweeter não tem etiqueta com a impedância certa?

O tweeter original não tem informações. Ele ficou ruim, por isso tive que substituí-lo por um novo. Como na frente da minha caixa tem a informação "8 ohms", eu comprei um novo tweeter contendo esta mesma informação. A minha caixa deve ter a impedância de 8 O (8 ohms). É quase certo isso. Se não fosse assim não haveria de ter uma saída 8 ohms na frente da mesma.

adicionado 7 minutos depois

Sim, os fios vão para a placa. Mas acho que não será necessário verificar na placa. Eu pensava que a impedância fosse outra coisa. Não sabia que tinha a ver com o ohms. Agora que sei que a impedância está relacionada ao ohms, posso dizer que a minha impedância é de 8 O. 

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Certo, a impedância é medida em ohms, cujo símbolo é a letra grega ômega: Ω . Como essa letra não existia nos teclados é comum usar a letra R no lugar, daí 8R significa 8 ohms, etc.  Deve ser tudo 8 ohms mesmo, depois nos diga como ficou o som do JBL.

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Galera, tenho novidades. O novo alto falante chegou e eu acabei de fazer a substituição. Acontece que o problema continua, ou seja, o problema não é no alto falante. E agora? O que eu posso fazer? Ali em cima eu disse que havia a possibilidade de a cola de um dos fios ter derretido devido a muito calor ou até mesmo algum curto. O fio em questão é o - (negativo). 

  • 2 anos depois...
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Em 03/08/2018 às 10:30, Ricardov disse:

 

oi tudo bem eu tenho uma caixa de som estilo JBL BOOMBOX da Ecopower ah voz do bluetooh da caixa de som do nada  faz os altos falantes estrala ao ligar a caixa de som 

porei ela funcionava normal tocado normal mesmo com o bluetooh desse jeito ao ligar porei passou alguns dias o bluetooh da caixa de som começou a estrala os alto falante quando eu conectava o meu celular intão fiquei alguns dias sem usa. ir só fiz liga ela hj que a voz do bluetooh dela voltou ao normal ir nenhum estalo ao escuta musica ai só fiz aumenta volume por um tempo ai do nada o estalo nos alto falante voltara ai deminui pra 56% o volume ai fiquei só nesse volume moderado nem baixo demais ir nem alto demais do nada os alto falante voltara as estrala só que um pouco mas forte.

 ir sim eu coloca o pedrive ele vai toca normal tanto no volume baixo tanto no medio tanto no maximo só o sistema bluetooh dele ficou assi ante agora não sei relsover.

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