Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Solda best foi reformulada?

Sempre comprei aquele carretel azul 1mm 500g da marca Best, e sempre gostei... as soldas xingling eu achava duras, parece que o soldador tinha que ser muito forte para derreter e ainda assim não ficavam boas as soldas.

me disseram que estas xingling não tinham chumbo na composição (leadfree) se não me engano...

Acontece que acabei de comprar um carretel novo destes da best e pude notar que o arame está muito duro... e parece um pouco mais prateado...

e as soldas não estão ficando tão boas... será que mudaram a composição?

Existe alguma outra marca que é boa e ainda usa chumbo?  (saúde não é uma preocupação para mim... prefiro a solda boa... rsrsrs)

Obrigado.

Postado

A solda azul ela tem na composição o fluxo que faz ela derreter uniforme, pode ser que você comprou algum lote sem o fluxo, ou é falsa.

• Curtir 1
Postado

Obrigado,

Meu carretel anterior era mais finiho, mais simples, e vinha escrito algo COCKSON no carretel.

Meu novo carretel é mais ronusto, mas encorpado (o plástico azul) e vem escrito AlphaAssembly nele.

Ambos tinham fluxo, e pesquisando no site da best encontrei as duas informações (cockson e alphaassembly)...

Ambos vieram lacrados e em caixinhas iguais...

Me deu impressão que as duas são originais mas talvez feitas por fábricas diferentes e assinadas pela BEST.

solda-em-fio-189-msx15-60x40-500g-azul-b

solda_best_250g.jpg

Veja a grossura da parede da parte de cima do carretel.

Postado

Essa Alpha eu nunca usei, ver que os desenhos do carretel são diferente, a outra cockson é semelhante a nacional, essa Alpha pode ser que seja fabricada na China, também...

• Curtir 1
Postado

pode ser... no carretel da aplha diz zona franca de manaus, mas o outro não tenho o papelzinho mais...

queria comparar tambem a porcentagem... nesta nova da alpha diz que a porcentagem de chumbo é 60/40%...

não achei nenhuma imagem do carretel da cockson com o papel aparecendo...

Postado

Eu comprei muitos carreteis da cockson mas a porcentagem é essa mesmo das azuis 60/40 as de outras cores que mudam as porcentagens, de a cordo com aplicação.

• Curtir 1
Postado

Desde o ano passado já tinha essa do carretel mais grosso, eu tenho um aqui. 

O antigo que eu tinha comprado há uns 4 anos era desse mais fino. 

A solda sempre foi a mesma, com liga de 60% estanho e 40% chumbo. Reparo nisso já faz uns 20 anos. 

A única que eu vejo que tem liga diferente é a da marca Cobix que é 63/37. Se nota que a solda tem menos brilho, embora funcione do mesmo jeito. 

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado
11 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Obrigado pelas respostas pessoal. Além da BEST tem outras marcas confiáveis que eu posso experimentar também? Qual é considerada melhor? (mesmo que seja importada) Obrigado.

Além da Best, tem a Cobix, Espace, Emavil, Solder, Melt, deve ter outras, mas só vi essas!

A Best não encontra mais aqui nas lojas da minha região, só a Cobix!....

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Tem a solda a cast,tem o mesmo material da best me explicaram que é um engenheiro que trabalhava na best que faz as solda cast não lembro bem como me falaram,mas eu uso bastante delas aqui sem problemas e mais barato.

• Curtir 3
Postado

Mas quem já está acostumado com a Best azul, dificilmente vai conseguir mudar para outra marca.

Já usei aquelas tipo de cartelinhas de uso geral sem informação de fabricante numa emergência, até como dessoldador de smd rsrsr, mas para soldar a confiança sempre é pela Best.

• Curtir 1
  • 11 meses depois...
Postado

Com certeza a BEST que eu tinha pegado estava bichada...

comprei uma cobix e uma soft e as duas soldaram bem (bem brilhante).

A diferença da soft é que ela tem um cheiro diferente dois outros que já tinha sentido nas soldas...

devem usar um fluxo de outro tipo...

Postado

A soft que usei foi de estanho fino,é boa,agora de solda comum nunca usei,eu fico mais com a best e cast,e sim tem até solda falsificadas,comprei uma solda best nem lembro onde quando fui soldar a solda ficava horrivel.

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...