Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde, boa noite, possuo um mas ryzen 3 2200g É fiz um leve overclock nele para 3.8ghz (frequência base dele 3.5 com turbo até 3.7) e quando eu mexo no multiplicador dele seja até mesmo para 3.7 ele opera somente nessa frequência e estou tendo problemas de aquecimento e gostaria de saber o por que disso. Se eu deixo em Auto como veio na motherboard ele oscila se eu mudo pra qualquer valor 37..38 ele opera sempre nessa frequência. Possuo uma placa-mãe asus tuf b350 plus camping.

Postado
Em 21/07/2018 às 01:23, CHONPS disse:

Bom dia, boa tarde, boa noite, possuo um mas ryzen 3 2200g É fiz um leve overclock nele para 3.8ghz (frequência base dele 3.5 com turbo até 3.7) e quando eu mexo no multiplicador dele seja até mesmo para 3.7 ele opera somente nessa frequência e estou tendo problemas de aquecimento e gostaria de saber o por que disso. Se eu deixo em Auto como veio na motherboard ele oscila se eu mudo pra qualquer valor 37..38 ele opera sempre nessa frequência. Possuo uma placa-mãe asus tuf b350 plus camping.

Bom dia, recomendo você assistir esse vídeo onde ele fala sobre as voltagens . Basicamente você tem que mexer no C-Stats Que vai decidir se é fixo onde seu processador sempre vai rodar em fullload ou no variável onde ele vai usar apenas quando precisar. Ele também fala das vantagens e desvantagens de usar..

Espero que eu tenha ajudado. Abraço. 

E

Postado

eu ativei tudo isso mas mesmo assim não varia a frequencia

adicionado 1 minuto depois

na minha placa-mãe asus tuf b350 plus gaming só tem automatico e disabled

• 2 semanas depois...
Postado

Quando se altera o multiplicador, normalmente a placa-mãe desabilita todas as configurações de Pstate e relacionados - a única que fica ativa é o C States para economia de energia se já estiver ativa.
Para que se faça um overclock saudável, é necessário tensão manual pois se deixar em Auto, normalmente a tensão vai pros ares e isso acarreta em aquecimento anormal.

A frequência fixada não é problemática se a tensão estiver no mínimo estável, em termos de consumo de energia em idle/parado é quase a mesma que stock - ironicamente o overclock Idle do meu Ryzen 2700X (em 4.1GHz e 1.32v, 68W do PC) é menor que ele em stock (80W do PC) e alternando os estados sem parar.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 13/08/2018 às 12:41, Mateus2 disse:

Quando se altera o multiplicador, normalmente a placa-mãe desabilita todas as configurações de Pstate e relacionados - a única que fica ativa é o C States para economia de energia se já estiver ativa.
Para que se faça um overclock saudável, é necessário tensão manual pois se deixar em Auto, normalmente a tensão vai pros ares e isso acarreta em aquecimento anormal.

A frequência fixada não é problemática se a tensão estiver no mínimo estável, em termos de consumo de energia em idle/parado é quase a mesma que stock - ironicamente o overclock Idle do meu Ryzen 2700X (em 4.1GHz e 1.32v, 68W do PC) é menor que ele em stock (80W do PC) e alternando os estados sem parar.

Deixa eu ver se entendi, no caso você colocou seu processador em OC com vcore de 1.32v e ele ficou com consumo de 68W que tecnicamente é menor que o consumo dele padrão de 80w(mais o tdp não é 105w)?? no caso o TDP do 2700x é 105w seria isso  que você esta se referindo tipo, um processador que consome mais por padrão, mas a pessoa colocando um vcore bom e ele fica estável é melhor ? 

Postado

O TDP só significa que o processador irá precisar de um dissipador que dissipe isso ou acima disso, em stock e em condições ideais. 

O consumo de energia real é o próprio TDP do instante, o 2700X em boas condições atinge até ~~130W de consumo em stock e isso é exatamente o que tem de ser dissipado - toda a energia se transforma em calor.

Existe uma técnica chamada power gating, em que se desliga pedaços do processador não utilizados no momento. Portanto nunca em idle irá consumir o valor do TDP.

E eu calculei o consumo do gabinete todo em 68W, ou seja RAM e tudo.

O fato do consumo ter diminuído aqui foi porque o PB2 exagera na tensão pra não dar tela azul, e quando tá usando pouco (Chrome no fórum) os clocks ficam altos e tensão lá pra 1.5v momentaneamente, a tecnologia está fazendo o que devia, só acho que deve dar pra melhorar muito ainda.

O PC em full load somente na CPU, consome em torno de 252W (252-65=187W possíveis indo pra CPU fora o extra de mantê-lo em idle), considere que há perda energética também na conversão de tensão do VRM e outros.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...