Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos vocês meus amigos.

Minha dúvida é a seguinte, qual placa-mãe se adequaria melhor para um overclock seguro em um processador Xeon X5460, minha intenção é chegar entre 3.9/4ghz.

Agradeço a ajuda todos.

Postado

Esse processador já é bem antigo, uma placa para overclock pra essa plataforma não terá um custo baixo, e, o preço não valerá à pena porque o desempenho não irá compensar. Com um custo semelhante você pode investir na primeira geração dos chipsets para a primeira geração de processadores 'Core i' da intel, socket LGA 1156. O chipset mais recomendado para realizar os overclocks é o X58. Todos os processadores socket LGA 1156 são DESTRAVADOS para realizar overclock, quer dizer que você pode fazer overclock tranquilo em Xeon's 1156, fique atento só à placa-mãe que irá adquirir. Preste atenção nas fases e vrm's (quanto mais, melhor / quanto mais dissipação, melhor).

• Curtir 1
Postado

@bruno_piitro Infelizmente eu comprei o processador hoje a tarde, se bem que não paguei muito, saiu pra mim por R$64,00. Tava focado em montar um setup com esse processador. Uma das opções que vi de placas mãe foram: P5P43TD e P5K-PREMIUM.

Postado

Comprei a placa P5P43TD, paguei R$ 230,00. Vou colocar uma GTX 1050ti. Com 4ghz vocês acham que haverá gargalo?

Postado

Essa placa-mãe tem VRM's e fases muito básicas, acredito que poderá fazer um leve over até 3,5 Ghz, mas não mais do que isso.

adicionado 3 minutos depois

Sobre o gargalo: o mínimo para extrair 100% de uma 1050 Ti seria um i5 de segunda geração. Qualquer processador abaixo disso não conseguirá extrair o máximo da GPU. Uma dica que eu te dou é usar as configurações de jogos na resolução mais alta possível do seu monitor, pois isso diminui o uso da CPU e aumenta o uso da GPU. Dá uma olhada nesse teste feito com uma GTX 960 e um Xeon 771 @ 3,5Ghz: 

https://www.youtube.com/watch?v=6izP-ilp-3c

Postado

@bruno_piitro, vi 2 caras fazendo overclock com essa mesma placa-mãe e nesse mesmo processador, e chegando a 4ghz.

• 2 semanas depois...
Postado

Eu acredito que o clock 3.6 ghz em diante elimina gargalo com gtx 1050 ti 4gb. 

Essa placa-mãe é boa, suporta 16GB DDR3 1600 dual channel e o fsb aguenta até 1600, com certeza você alcança 3.6 ghz sem dificuldades devido o seu processador ser fsb 1333.

Este processador em 4ghz entrega total performance até mesmo de gtx 970 e rx 470 que são vgas mais fortes.

• 3 semanas depois...
Postado

@OCCT, Como sou leigo no assunto de overclock estou um pouco inseguro de efetuar esse procedimento, teria algum material de apoio para que eu pudesse aplicar o overclock? Comprei um nepton 240m da coolermaster justamente pra arregaçar esse clock. Kkk

Postado

@Alfrad

Eu mesmo postei meus resultados aqui neste tópico:

Posso te dar alguns macetes.

Mas preciso saber qual sua fonte, ela terá que ter selo 80 plus , usada em um filtro de linha com potência suficiente para a fonte , um cooler que mantenha o processador abaixo dos 60 ºC em stock.

Te afirmo isto, pois tive insucesso no overclock devido problema na fonte.

Posta sua configuração completa detalhada e vou logo avisando que é preciso conhecimento médio para avançado em overclock nesta plataforma, pois o teu processador tem multiplicador bloqueado e terá que subir o fsb e assim ele também sobe a frequência das memórias se você tiver interessado é bom ler sobre o assunto para saber o que está fazendo.

Postado

@OCCT Fico bastante agradecido com sua ajuda. Bom, segue minha configuração:

• Placa-mãe: P5P43TD
  • Processador: x5460
  • Fonte: EVGA 650w 100-N1-0650-L1
  • Cooler: Nepton 240M
  • Memória: 2 x Corsair Value Select DDR3 1333mhz (8 GB) -- (Esperando chegar da china 2 dissipadores para as memórias.)
  • Gabinete Corsair Spec 03 + 4 fans (Raidmax)

Caso precise de mais alguma outra informação só me perguntar que estarei por aqui. Forte abraço!

Postado

@Alfrad

1- Trava as memórias em 1066.

2- trava o pci-e em 100.

3 - ativar o vcore manual igual o padrão que mostra na bios.

4- ativa load line calibration em regular.

5 - Desativa estado C1E.

CPU Spread Spectrum: Disable 
PCIE Spread Spectrum: Disable 

Salva e reinicia.

6 - Overclock começa agora! aumenta fsb/bus de 333 para 343 , salva e reinicia , roda o software occt por 20 minutos se der erro vai na bios e aumenta um pouco o vcore, tipo de se for 1.200 aumenta para 1.225 , se não der erro sobe o fsb / bus para 353, segue este rodízio sempre.

OBS*** O limite do vcore é 1.350 não é recomendável ultrapassar isto.

OBS*** A temperatura máxima não pode passar de 70 ºC e todo este procedimento de overclock fica por sua conta e risco, ninguém se responsabiliza aqui.

Vai postando os resultados rodando o OCCT aqui para a gente te orientar, qualquer dúvida pergunta.

• Curtir 1
Postado

@OCCT, segue as imagens da minha BIOS. Eu não achei algumas configurações que você citou:

Não estou achando o local onde configura o vcore. E também onde ativa load line calibration em regular.

01.jpeg

02.jpeg

03.jpeg

Postado

Bom dia @OCCT, como não estava conseguindo achar a opção pra aumentar o vcore, eu consegui subir o FBS para 383 e ficou estável, testei no cine benchmark. Acima disso o windows começou a dar tela azul. Você acha que isso pode ter ocorrido pela ausência de mais tensão no processador?

Postado

@Alfrad

Tá dando tela azul, pois tá pedindo mais vcore ou a memória não tá no clock menor para fazer over.

Tá vendo esse nome "cpu voltage" é o vcore, ali você aumenta ou diminui.

Mas antes de fazer isso você tem que saber qual a tensão padrão que o teu processador está trabalhando, para ir subindo manualmente.

Segue estes passo a seguir, só faz o passo 7 se tiver feito todos os passos até o 6 se não vai dar problema no overclock, não adianta desconsiderar o que estou te orientando:

1- Volta a bios ao padrão normal, optimized default ou aperta a tecla f5 e salva.

1.1 - Ao entrar na bios novamente, aperta as teclas control + F1 e vê se apareceu mais opções na aba ai tweaker e outras, agora trava as memórias em 1066 no "dram frequency".

01.jpeg

2- Procura na bios alguma opção do pci-e e trava em 100 mhz.

3 - Coloca o vcore( cpu voltage )  em 1.300.

4- ativa load line calibration em regular.

5 - Desativa estado C1E.

6- Salva e renicia.

7- Depois sobe o fsb para 383 novamente, baixa o utilitário OCCT e roda por 20 minutos, depois posta os gráficos que ele exibir, do bus, clock, temperatura dos núcleos e package.

02.jpeg

Postado

@OCCT, com relação ao vcore, eu dei uma olhada ontem no CPU voltage, em outros sites eu via a possibilidade de ir aumentando a tensão manualmente tipo (1.200 ~ 1.225v) mas na minha bios aparece a opção de por ( +50mv, +100mv), vi em outro lugar que esse +Xmv seria uma somatória na tensão padrão, tipo 50mv representa 0,05v. Procede?

Postado

@Alfrad

Aumenta para +50mv, faz o procedimento que te falei até o passo 7 , o pci-e tem que estar travado em 100 mhz não pode fazer overclock se não fazer isso.

Depois do passo 7 se der erro é só aumentar para +100mv.

Tenha paciência, overclock é tentativa/erro.

O meu palpite é que esse processador trabalhando em 3.6 ghz em diante não vai dar mais gargalo na 1050 ti 4gb oc.

Postado

FBS: 413

PCI-E 100mhz

Vcore: +100mV ( Sendo que na bios o máximo é 150)

PS: Mesmo com sua dica de pressionar control + f1 não aparece nenhuma opção extra, sendo assim continuo sem encontrar o tal '  load line calibration '.

@OCCT segue alguns resultados nada animadores, occt deu erro em 67 segundos.

2018-09-25-23h40-Voltage-VIN6.png

2018-09-25-23h40-CpuUsage-CPU Usage.png

2018-09-25-23h40-Frequency-Bus.png

2018-09-25-23h40-Frequency-CPU #0.png

2018-09-25-23h40-Frequency-GPU #0 Mem.png

2018-09-25-23h40-Frequency-GPU #0.png

2018-09-25-23h40-Memory Usage-Memory Used.png

2018-09-25-23h40-Temperature-Core #0.png

2018-09-25-23h40-Temperature-Core #1.png

2018-09-25-23h40-Temperature-Core #2.png

2018-09-25-23h40-Temperature-Core #3.png

2018-09-25-23h40-Temperature-CPUTIN.png

2018-09-25-23h40-Temperature-GPU.png

2018-09-25-23h40-Voltage-+3.3V.png

2018-09-25-23h40-Voltage-+5V.png

2018-09-25-23h40-Voltage-+12V.png

2018-09-25-23h40-Voltage-CPU VCORE.png

2018-09-25-23h40-Voltage-GPU (2).png

2018-09-25-23h40-Voltage-VIN1.png

2018-09-25-23h40-Voltage-VIN5.png

Postado

Este over já é bem elevado, reduz para 400 o fsb mantém e se der reduz o vcore para +75mv se não, deixa 100mv mesmo.:

https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2018_09/03.jpeg.20d691ca1e3a73c304ac0a2a76fb14f3.jpeg

Tenta rodar o OCCT por 5 minutos e posta as temperaturas aqui, não recomendo testar mais tempo que isto, pois é preciso saber qual temp o processador tá chegando, creio que reduzindo o vcore para +75mv e fsb 400 dá uma aliviada.

Detalhe: A temperatura está alta, passou de 80 graus nos núcleos, sugiro aumentar a rotação do cooler no máximo, faz isso na bios se der, tem que ficar abaixo de 63  graus que é o permitido pela Intel para este processador.

Postado

@OCCT na bios só existe 3 opções de vcore 50, 100, 150. A versão da minha bios é a mais recente, é possível que essa opção de customizar o vcore manualmente tenha sido removido em versões anteriores?

Postado

@Alfrad

Então usa +100mv e faz o que te falei, reduz o fsb para 400. e aumenta rotação do cooler para o máximo, roda occt por 5 minutos e posta os resultados aqui e não esquece de desativar o estado c1e, vai ajudar no over.

Você seguiu estes passos? Tem que seguir todos sem exceção e na ordem do jeito que está, já fiz overclock em um core 2 quad q9500 consegui subir 1ghz nele, então se quiser ser bem sucedido no over siga os passos.

1- Volta a bios ao padrão normal, optimized default ou aperta a tecla f5 e salva.

1.1 - altera a memória para 1066 no "dram frequency".

2- Procura na bios alguma opção do pci-e e trava em 100 mhz.

3 - Coloca o vcore( cpu voltage )  +100mv

4 - Desativa estado C1E.

6- Salva e renicia.

7- Sobe o fsb para 400 e depois faz os testes no occt por 5 minutos, coloca a velocidade do cooler no máximo e posta os resultados.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!