Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Espero não estar dizendo besteira, mas conforme esse texto gringo:

https://www.diffen.com/difference/DDR3_vs_DDR4

Pode ver que na tabela DDR4 a 2400 Mhz diz:2400MT(megatransfers ou 2,4 Tb/s) com picos de 19.200 MB/s(19,2 Tb/s)

Presumo que esses 19,2Tb/s sejam a velocidade máxima que possa ser transferida(tanto em escrita como leitura), lembrando que a "velocidade real" não é igual á nominal porque dependerá de muitas variáveis como a capacidade do BUS do processador, a frequencia do processamento, a capacidade das controladoras etc.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

É +- por aí. 3200MHz CAS 16 não passa dos 25GB/s de leitura.

Lembrando que a gente tá falando de um único pente de memória, dois pentes habilitaria o dual channel acessando ambos os pentes ao mesmo tempo num virtual barramento de 128bits, dobrando este valor.

• Curtir 1
Postado

Pessoal, por coincidência estava lendo um livro aqui do Gabriel Torres chamado (Montagem de micros - 2 edição) e descobri como calcular esse valor. É só multiplicar por oito e teremos a velocidade de transmissão máxima teórica da memória RAM. Por exemplo, se tiver 2400 Mhz * 8 = 19200 MB/s = 19.200 GB/s.

O motivo de ter perguntado isso é porque fiquei impressionado com a taxa de leitura e gravação de discos NVmE, aí pensei que a memória RAM poderia ser um gargalo para a velocidade desses discos o.O porém agora estou vendo que eu estava errado.

Muito obrigado e valeu! =)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Felinto É +- isso, mas você deve considerar as latências tmb.

Uma 2400MHz CAS 15 por exemplo é mais lenta que uma 2400MHz CAS 14. E existem outros diversos timings a se considerar, citei apenas um.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...