Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações.

Comprei um pote de purpurina prata, que em sua composição é pó de alumínio. O objetivo era fazer uma tinta condutiva para facilitar a elaboração de circuitos, já que não tenho como imprimir placas. O problema é que esse pó de alumínio não conduz eletricidade, pra testar, medi um grafite de lápis e ele conduz, mas quando raspei o grafite não conduziu mais.

Como eu poderia usar esses pós para fazer tinta condutiva, se o metal em pó não está conduzindo?

Postado

Não vai funcionar, quando um material fica em pó fica cheio de ar entre as partículas e como sabemos ar não conduz baixa tensão. 

E tem outra, alumínio não solda com estanho, então não terá como prender os componentes nessas trilhas. 

Faça como eu fazia, eu pegava uma placa virgem e ia cortando o cobre com um riscador feito de uma faca velha. 

Nesse site explica melhor, inclusive outras maneiras de fazer suas montagens:

http://blog.novaeletronica.com.br/tecnicas-de-montagens-eletronicas/

Posteriormente eu comecei a usar placas padrão quando fazia uma montagem com muitos circuitos integrados ou placas impressas a mão quando preciso de circuitos com componentes de potência que não se encaixam na placa padrão (como capacitores, relés, soquetes, bornes, interruptores e circuitos integrados com outro padrão de pinagem).

• Obrigado 1
Postado
53 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

@Mestre88 Muito esclarecesor. Você tem ideia de como são produzidas aquelas tintas condutivas industriais? Sei que são a base de pó de prata. Mas como retirar esse ar no meio das partículas? Que material usar pra ficar cremoso?

Eu não conheço a respeito dessas tintas.

• Curtir 1
Postado

Ola,

Ja me deparei com a necessidade de usar tinta condutiva em um circuito e a solução foi um tanto simples ( e barata ).

Comprei um frasco de grafite em pó , um frasco de esmalte incolor.

usei um solvente, não lembro se tinner ou acetona para tornar o esmalte menos denso e misturei o grafite em pó nesse frasco.

Dependendo da proporção da mistura vai ser obtido maior ou menor condutividade, precisei testar mais de uma vez para obter o resultado desejado.

'_'

• Curtir 1
Postado

Para piorar o alumínio oxida e cria finas camadas isolantes de oxido sobre a superfície. 

adicionado 0 minutos depois
2 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola,

Ja me deparei com a necessidade de usar tinta condutiva em um circuito e a solução foi um tanto simples ( e barata ).

Comprei um frasco de grafite em pó , um frasco de esmalte incolor.

usei um solvente, não lembro se tinner ou acetona para tornar o esmalte menos denso e misturei o grafite em pó nesse frasco.

Dependendo da proporção da mistura vai ser obtido maior ou menor condutividade, precisei testar mais de uma vez para obter o resultado desejado.

'_'

Na eletrônica de anoticamente, as vezes improvisavam fazendo resistores deste jeito. 

Postado

@Tito Fisher

Já empreguei exatamente este procedimento.

A condução não é boa, mas para melhorar eu colocava uma folha de papel sobre a trilha (seca) formada e riscava vigorosamente com a unha. A resistência melhorava cerca de uma ordem de grandeza. 

Mas no final eu desisti desse processo.

MOR_AL

Postado

Embora tenha noção mas não entendo de eletrônica o suficiente para entender o que queres fazer, não sei se essa tinta condutiva seria algo provisório ou definitivo, mas pensando conclui que tinta condutiva seria algo bem semelhante a um cabo flat colado no lugar da tinta condutiva já que tem diversos modelos e quantidade de condutores. Isso não sequer quebra o galho?

F6300_2-1.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...