Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, tenho um som da sony modelo mhc-gnx800 onde um dos alto falantes da caixa de subwoofer pifou...o falante em questão é um de 8pol (20cm) part nr. sony 1-826-109-21 de 16ohms. Esse falante é quase impossível encontrar aqui em meu estado e cidade (Curitiba PR) e pela internet quem tem cobra o valor quase do aparelho inteiro isso sem contar frete que é um valor estúpido de caro. Tentei enviar para recuperar um único lugar aqui em Curitiba, que, depois de uns dois meses disse que não tem jeito. 

Pergunto: Posso trocar o falante em questão por um de 8ohms? Sei que isso pode causar problemas na saída, mas será que tem algum jeito de compensar essa diferença de impedância?

Desde já agradeço.

• Coordenador
Postado

O ideal seria colocar dois falantes iguais (Tamanho) e com a mesma impedância (8 Ohms) em série.

Na falta de espaço ou condição, uma solução simplista seria colocar um resistor em série com a caixa do Sub, mas te adianto que os graves jamais serão como era com o falante de 16 Ohms...

Postado
Em 05/09/2018 às 22:03, BCP disse:

O ideal seria colocar dois falantes iguais (Tamanho) e com a mesma impedância (8 Ohms) em série.

Na falta de espaço ou condição, uma solução simplista seria colocar um resistor em série com a caixa do Sub, mas te adianto que os graves jamais serão como era com o falante de 16 Ohms...

amigo, desde já agradeço sua orientação, valeu mesmo. Como sou quase um total leigo no assunto, será que o amigo poderia me fornecer mais algumas informações e orientações? seguinte: 

1) Solução 01: Sobre colocar dois falantes iguais de 8ohms: pergunto> essa ligação em série como é feita? coloco dois falantes na mesma caixa ou troco os dois um de cada caixa? consigo trocar de boa os dois falantes por outros de 8ohms cada, se eu fizer isso não vai dar problema na saída do aparelho?

2) Solução 02: Mesmo sob pena de perda de graves como devo proceder para ligar esse resistor e que "valor" ou "medida" tem que ter esse resistor? se eu optar por usar esse resistor troco somente 01 falante né?

Novamente agradeço...

• Coordenador
Postado

Para colocar o resistor em série, seria só intercalar ele (resistor) no polo positivo do falante.

O fio negativo é ligado diretamente no falante, e o fio positivo é soldado de um lado do resistor e o outro lado do resistor é ligado no falante.

O valor do resistor seria de 8,2 Ohms (Valor comercial) e a potência, não pode ser menor que 10W.

Já colocar dois falantes em série, pode ser mais complicado porque nem sempre a caixa cabe eles, para colocar duas caixas em série, ficaria assim:

Ligue o fio negativo da primeira caixa direto no som, o fio positivo dessa primeira caixa, ligue no fio negativo da segunda caixa, (Isole a emenda), o fio positivo da segunda caixa vai ligado ao som....

A ligação fica como na figura abaixo:

img_allto_serie.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...