Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera montei essa fonte, unica alteração que fiz foi a adição de 2 diodos na referencia do 7812 para subir um pouco a tensão de saída, segue o esquema:

fonte-12v30a.gif.d6e66b4f38589108a2398319b34b2ea0.gif

O problema que a tensão de saída esta oscilando bastante quando coloco carga, o transformador esta com 15,1vac e com carga drenando cerca de 20A a tensão na entrada do regulador é de 16,1v e a tensão de saída da fonte já cai razoavelmente, alguém pode me ajudar ? posso realizar algumas medições.

Postado
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Esse capacitor de 470uF não deve estar aqui, ele retarda a resposta do regulador aos transistores. 

Quando chegar em casa vou retirar o mesmo e testar ai posto aqui o resultado, o que mais você pode me sugerir para testar ?

Postado

Pois bem removi o capacitor, mas ainda assim continua caindo a tensão na saída, e na entrada de regulador continua 16v, sera que é algum problema no regulador ?

Postado
1 hora atrás, K.e.V. T.a.G disse:

não é esse resistor de 100R ?

Sim, poderia se mais baixo mesmo. Algo como 10R.

1 hora atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Na saída que deveria ter um capacitor melhor né ? Deveria ter bem mais q 10uF.

Nesse caso não faz diferença, a tensão sai pura diferente da saída da ponte retificadora.

O que tá fazendo falta aí são os capacitores de poliéster para filtrar os ruídos de alta frequencia, um antes de R7 e outro na saída da fonte,

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim, poderia se mais baixo mesmo. Algo como 10R.

Nesse caso não faz diferença, a tensão sai pura diferente da saída da ponte retificadora.

O que tá fazendo falta aí são os capacitores de poliéster para filtrar os ruídos de alta frequencia, um antes de R7 e outro na saída da fonte,

Eu adicionei de poliéster 100nF, vou experimentar mudar esse resistor de 100R, embora eu ja tenho esse mesmo circuito montado com esse resistor de 100r e funciona muito bem, mas vou experimentar mudar para ver o que acontece.

Postado
12 minutos atrás, Matthwus disse:

Eu adicionei de poliéster 100nF, vou experimentar mudar esse resistor de 100R, embora eu ja tenho esse mesmo circuito montado com esse resistor de 100r e funciona muito bem, mas vou experimentar mudar para ver o que acontece.

Mas a outra fonte tem a corrente diferente, nem sempre se aplica o mesmo circuito. 

Outra coisa, como fez a fonte? 

Usou fios grossos e curtos? 

Montagem em circuito impresso não é uma boa pra alta corrente. 

Postado
4 minutos atrás, Mestre88 disse:

Mas a outra fonte tem a corrente diferente, nem sempre se aplica o mesmo circuito. 

Outra coisa, como fez a fonte? 

Usou fios grossos e curtos? 

Montagem em circuito impresso não é uma boa pra alta corrente. 

Cabos flexíveis de 6mm, são os mesmos que sai do transformador, utilizei circuito impresso, mas fiz a trilhas no proteus com a T300, e estanhei elas por completas a parte de potencia.

Amanha vou mudar esse resistor de 100r e ver o que acontece.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!