Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boas!

Tenho um note Avel com mais de 4 anos e sua placa wireless não é compatível com 5.0GHz com isso tive a ideia de usar um adaptador USB que tenha a capacidade de transferência compatível com a enviada pelo equipamento da NET um Arris tg1692.

As dúvidas são:

1 - Qual adaptador USB usar? Vi o Ac600 Tp-link Archer, ele atende? Algum melhor com custo semelhante?
2 - Esse tipo de adaptador vai garantir uma taxa de transmissão alta mesmo estando conectado a uma porta USB 2.0 (acredito que não, pois pelo que sei o USB 2.0 não transmite a essa velocidade)? Ele precisa de uma porta 3.0?

3- É preciso alguma configuração no Note ou no Equipamento da NET, ou mesmo algum equipamento extra ligado a ele?

Obrigado desde já pela ajuda!

Abraço!

adicionado 24 minutos depois

Acabei de achar o modelo da minha placa é uma Realtek 8723-802,11 B/G/N-Wi-Fi+Bluetooth.

Postado

Boa tarde Amigo

A princípio sua placa Realtek 8723 tem capacidade de trabalhar a 150M.

Tem outras variáveis que influenciam na velocidade.

1- Tanto a conexão de frequência 2.4ghz quanto 5ghz transmitem a velocidade. Não existe a necessidade de colocar um adaptador USB. Sua placa dá conta.

2- Verifique se o seu Access Point é padrão N

3- Verifique se o canal de transmissão do Access Point está em 40hz (se estiver em 20hz sua placa irá funcionar a 72M - metade da velocidade máxima)

4- A frequência 2.4ghz tem maior alcance, a 5ghz sofre menos interferência (alcance sensivelmente menor)

5- Por vezes o Access Point não dá conta de processar o volume de dados (na minha casa tive que colocar um UNIFI da UBIQUITI pra suportar o tráfego e atingir os 120M)

Resumindo, sugiro antes de comprar outro adaptador, verificar os ítens 2, 3 e 4.

Há... se mudar o canal de 20hz para 40hz, reinicie o AP e seu notebook para surtir efeito.

Espero ter ajudado.

Abraço,

• Curtir 1
Postado

@Leandro Carpes
Vamos lá!
Já bati de frente com o item "2", o único aparelho que tenho ligado é o instalado pela NET que é um Arris tg1692, ele é que faz a transmissão direta... Devo usar algum aparelho ligado a ele? 

Quanto ao item "4" geralmente uso o cabo de rede (assim bate 124 em média) quando ele está na mesa em "modo desktop" 😃 , porém eventualmente uso na cama sendo que a distância até o Arris não é maior que 3 metros e sem obstáculo.

No Arris pelo que entendi da informação do Técnico da NET ele transmite nas duas frequências automaticamente ficando a critério do receptor a escolha da frequência, como a configuração de rede Wi-Fi do Arris mode ser feita separadamente, coloquei o nome de rede diferente NET2,4 e NET5,0 para ao localizar a rede Wi-Fi poder identificar e escolher em qual logar, porém meu Note não acha a minha rede NET5,0. Acreditei com isso que o Wi-Fi do note (Realtek 8723-802,11 B/G/N-Wi-Fi+Bluetooth) não seria compatível e por isso não localiza a rede.

Não estou fazendo nada errado pois não fiz nada a não ser colocar nomes diferentes para cada banda de transmissão do Arris. Acredito ter que fazer alguma configuração ou no Arris ou no meu Note para que ele encontre a rede Wi-Fi NET5,0. Ou ligar algo no Arris para resolver isso. Como sou leigo em Rede não achei que o problema fosse a placa de rede Wi-Fi do note o que você me informa que não procede.
Não sei o que fazer e estou aqui pedindo ajuda... Obrigado pela sua atenção. 

Postado

@Marcelo Bernardo O note não acha a rede 5Ghz porque a placa dele é apenas 2.4ghz. Isso não é defeito, é característica.

Algumas placas tem apenas antena de 2.4ghz e outras tem duas, sendo 2,4 e 5ghz.

A frequência  2.4ghz em Access Point padrão 802,11 B/G/N tem capacidade de transmitir até 300M em N300 e 150M em N150.

Não há nada errado com seu note e provavelmente não haverá ganho de velocidade com outro adaptador.

O padrão de notebooks é N150.

O que realmente deve ser verificado é:

Na rede 2.4ghz se o canal está habilitado para transmitir em 40hz.

Se realmente quiseres conectar na rede 5ghz precisará de um adaptador usb. Os TpLink são bons. Mas não lhe trarão ganhos de velocidade.

Espero ter ajudado.

Abraço,

• Curtir 1
Postado

@Leandro Carpes

Muito obrigado!

Vou verificar essa questão do canal da rede ( verifico isso na configuração Wi-Fi do Arris certo?) assim que chegar em casa!

Quanto a:
"Se realmente quiseres conectar na rede 5ghz precisará de um adaptador usb. Os TpLink são bons. Mas não lhe trarão ganhos de velocidade."

O TpLink não irá melhorar a velocidade, tem algum que pode fazer isso?
Ou nenhum adaptador USB de 5GHz vai melhorar a velocidade, pois o meu real interesse é ter uma velocidade Wi-Fi maior que a atual que tem uma média de 40Mb (não é ruim, mas no cabo a média é 124Mb).
Se o canal estiver em 40Hz essa será a velocidade máxima que vou conseguir com a placa do Note correto?!

Muito obrigado pela atenção, não ser chato com essas repetidas questões, mas estou feliz com sua ajuda!!

Postado
3 minutos atrás, Marcelo Bernardo disse:

@Leandro Carpes

Muito obrigado!

Vou verificar essa questão do canal da rede ( verifico isso na configuração Wi-Fi do Arris certo?) assim que chegar em casa!

Quanto a:
"Se realmente quiseres conectar na rede 5ghz precisará de um adaptador usb. Os TpLink são bons. Mas não lhe trarão ganhos de velocidade."

O TpLink não irá melhorar a velocidade, tem algum que pode fazer isso?
Ou nenhum adaptador USB de 5GHz vai melhorar a velocidade, pois o meu real interesse é ter uma velocidade Wi-Fi maior que a atual que tem uma média de 40Mb (não é ruim, mas no cabo a média é 124Mb).
Se o canal estiver em 40Hz essa será a velocidade máxima que vou conseguir com a placa do Note correto?!

Muito obrigado pela atenção, não ser chato com essas repetidas questões, mas estou feliz com sua ajuda!!

Sim. Você deve verificar na configuração do Arris.

O aumento de velocidade não está ligado à frequência de transmissão. Muito provavelmente a velocidade será a mesma em 2.4 e 5ghz, em qualquer marca de adaptador.

O canal habilitado em 40hz dará a velocidade máxima que o note é capaz.

Ainda assim, por WIFI não deverá atingir os 124Mb que atinge no cabo, pois sempre há um pouco de perda.

40 Mb é uma boa velocidade sim. Atende com sobra as especificações para todos os serviços de internet como Netflix, Spotify, etc.... Claro que sempre é melhor mais velocidade.

Mas fica tranquilo. Não tem nada de errado com teu notebook.

Apenas ajusta a configuração e aproveita.

Abraço,

• Curtir 1
Postado

@Marcelo Bernardo

Entenda o seguinte, 5GHz é a frequência de operação. O que realmente determina a sua velocidade é a, vamos dizer assim, a tecnologia da rede. Que pode ser.

802.11N Opera em 2.4GHz e 5GHz (se não me engano até 600Mbps)

802.11AC Opera em 5GHz (Até 1300Mbps)

Archer T4UHP AC1300 (400Mpbs na banda de 2,4 GHz ou 867Mbps na banda de 5GHz)

Archer T9UH AC 1900 (600Mpbs na faixa de 2,4 GHz ou 1300Mbps na banda de 5 GHz)

Archer T4UH AC1200 (300Mpbs na faixa de 2,4 GHz ou 867Mbps na banda de 5 GHz)

Archer T2UHP AC600 (150Mpbs na faixa de 2,4 GHz ou 433Mbps na banda de 5 GH)

Acredito que o modem Arris opere apenas em 802.11N 5GHz, verifique o modelo dele.

De qualquer forma um adaptador USB mais parrudo vai conectar em uma velocidade maior que os 150m do teu note.

Uma outra alternativa

Trocar a placa Wireless do seu note por uma Intel AC 7260HMW.
Essa placa opera em 802.11ac em até 867 Mbps e 802.11N até 300Mbps

• Curtir 1
Postado

@edu.dnb
Muito obrigado pelas informações.

Achei a placa no ML poderia confirmar se é a mesma?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717993331-mini-pci-wireless-80211ac-bluetooth-40-dual-band-5ghz-ac-_JM

No caso de optar pela alternativa do adaptador USB, como você disse "mais parrudo", teria algum modelo/especificação a recomendar?

Obrigado!

Postado

@Marcelo Bernardo

11 horas atrás, Marcelo Bernardo disse:

@edu.dnb
Muito obrigado pelas informações.

Achei a placa no ML poderia confirmar se é a mesma?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717993331-mini-pci-wireless-80211ac-bluetooth-40-dual-band-5ghz-ac-_JM

No caso de optar pela alternativa do adaptador USB, como você disse "mais parrudo", teria algum modelo/especificação a recomendar?

Obrigado!

É essa placa mesma, funciona muito bem.

No caso do usb eu compraria o Archer T4UHP AC1300

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...