Ir ao conteúdo

Circuito Send/ Return JCM 800

Ir à solução Resolvido por BCP,

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Eu fiz um amplificador valvulado JCM 800 da Ceriatone, inclusive coloquei  aqui no forum: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1309545-teste-em-amplificadores-valvulados/?tab=comments#comment-7188745

Então estou pra fazer a placa do buffer original do JCM 800 2203 :Marshall+2203+reissue.pdf

No pdf há o circuito do amplificador e abaixo Effects loop circuit.

A dúvida é. É possível fazer o circuito de loop normal, mas ao invés de alimentar W1 com os 30V após o resistor de 47k "lado direito inferior". Eu colocar uma fonte externa de 30V. Há algum problema?

adicionado 10 minutos depois

Detalhe:Detalhe.thumb.jpg.62751349d07d370a0264d5f39471aeb7.jpg

adicionado 15 minutos depois

Pois quero fazer como se fosse um módulo externo:
modulo.jpg.45953af11d3e05fc7c18b1c846387aa6.jpg

KleinLayout.jpg

• Coordenador
  • Solução
Postado

A dúvida é. É possível fazer o circuito de loop normal, mas ao invés de alimentar W1 com os 30V após o resistor de 47k "lado direito inferior". Eu colocar uma fonte externa de 30V. Há algum problema?

@Jemec Acredito que não tem problema nenhum, desde que o terra (gnd) esteja conectado com o resto do circuito....

Postado

Ok! Obrigado pela dica. É que as versões desse Amp JCM 800 antigas e esse da Ceriatone não há esse circuito buffer. E um novo relançamento colocaram. O esquema de ligar o send e return nos pontos são iguais o do ceriatone e do JCM 800 relançamento, só que o da Ceriatone não tem esse buffer. Vou fazer as ligações exatamente igual. Só que na hora de alimentar, invés de pegar o ponto mencionado de 30v, vou ligar uma fonte externa. 

Já fiz a PCI e tenho alguns componentes quando montar e testar posto o resultado. 😊

• Curtir 1
Postado

Eu fiz a plaquinha e no 0 e 30v. Liguei uma fonte de impressora de 32V. E os dois diodos zener de 15v entraram em curto. 

adicionado 9 minutos depois

Isso ligando a placa sem carga sem ligar em nada.

adicionado 14 minutos depois

Observei que não é necessário os dois Zener's de 15v. Creio que o zener de 15v está apenas regulando a tensão do circuito para 30v para alimentar o Amp OP "Tl072'. E vi no datasheet que o tl072 aguenta até 36v.

Então poderia ligar a fonte de 32V direto no VCC e GND do TL072.

Esse raciocínio meu está certo?

• Coordenador
Postado

Você não deve ter usado um resistor para limitar a corrente nos diodos zener...

Não aconselho ligar direto sem os zener não!

Postado

coloquei um resistor de 100R para limitar a corrente. não queimou os zener de 15v. Mas quando ligo o circuito ao amp, e ligo o pedal a unica coisa q é possível escutar é aquele zumpido que parece quando o você está procurando estação de radio e só, quando desligo o pedal ai para e escuto o som limpo da guitarra. 

O circuito é muito simples. Não sei o porque não funcionou. Já usei vários TL072 e nada.

adicionado 0 minutos depois

Fiz essa ligação nos JACK's:

rsrsrsrs.jpg.ada59f42a1f09aa65069d192bfb61e77.jpg

adicionado 3 minutos depois

Ai do Send do circuito do Ceriatone ligo no W4 e o Return no OUTPUT.

E o Send entra no input pedal e o return no output pedal, que é o modo de usar.

• Coordenador
Postado

@Jemec Essa parte dos pedais não tenho conhecimento! Aguarde algum colega que conheça do assunto para te ajudar...

PS: Você já tentou trocar esses cabos de ligações entre os pedais?

• 4 meses depois...
Postado

Demorei um pouco. Mas consegui resolver o problema usando o Kleinulator. O circuito postado está correto. Mas descobri dois erros.

- 1 Foi na hora de ligar o Send/ Return no Amp.

Erros.jpg.beda39694604354069dbf399f2f6a913.jpg

Onde sem querer soldei o Jack errado. Então quando o amp tava sem utilizador o Send/ Return o Q e G tava em Curto, ou seja passa o sinal normal, mas quando colocava o P10 o Q ficava aberto sem passar o sinal para o Plug P10, porque soldei no terminal errado do Jack. Erro bem simples que não percebi.

- 2 erro foi que comprei o Fet MPF102, no qual é equivalente ao J201. Por olhei no Datasheet a pinagem era igual, mas não sei que raios que já é a segunda vez que acontece, mas com componentes diferente foi que os terminais vieram trocado. Ou seja, veio diferente do Datasheet. O MPF102 é um com os terminais dourado. Ai tinha uns BF245C que a pinagem é invertida do J201, no qual coloquei e funcionou.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!