Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde confrades,
Abaixo no spoiler explico um pouco de ''como cheguei aqui''. Mas a dúvida real está no final do tópico.

Spoiler

De uns tempos pra cá, decidi que vou dar um UPGRADE no meu PC, que desde a mudança de placa de vídeo tem apresentado 'gargalos' na performance.
Bem, eu estou com a seguinte configuração (PC montado em 2013):

Placa Mãe: GIGABYTE 970A-UD3
Processador: AMD FX-8300 Octa Core
Placa de Vídeo: GTX 960 4GB - PNY
Memória Ram: 4GB
2HDS: 1TB e 500GB
Fonte: 500W 
Gabinete: Corsair SPEC-01

Com isso em mente, fui dando uma pesquisada e vi que precisava de um upgrade, uma vez que utilizo programas como: Photoshop, CorelDraw, Illustrator, After Effects e outros. Em alguns casos preciso trabalhar com arquivos grandes e meu PC acaba ''morrendo'' no processo ou demora na resposta.

Então no melhor CUSTOxBENEFÍCIO me recomendaram processador AMD fui a caça e decidi que pegaria o seguinte:
SSD: 240gb kingston (já comprado)

Processador: Ryzen 5 2600X

Memória Ram: 8GB 2133mhz (custo/benefício)

placa-mãe: Decidindo

A Kabum lançou agora a promoção do Ryzen 7 1800x. Fui a pesquisa e vi que o Ryzen 7 1800x é similar se não pouca coisa a mais, em questão de potência (segundo o site UserBenchmark) ao Ryzen 5 2600x (que por sinal está mais caro) o porque dessa diferença, talvez pelo ano de lançamento. (Ryzen 1800x é de 2017 e o Ryzen 5 2600x é de 2018).

A questão é:
Vale a pena o 1800x nessas configurações ou o 2600x é sim superior para os meus requisitos??? (Edições e alguns jogos moderados)

Quem puder recomendar placa-mãe de CUSTOxBENEFÍCIO agradeceria.

Obrigado desde já!!

Postado
3 minutos atrás, Rafael Oliveira_782824 disse:

A questão é:
Vale a pena o 1800x nessas configurações ou o 2600x é sim superior para os meus requisitos??? (Edições e alguns jogos moderados)

Para edições, o ryzen 7 é melhor, possui 2 núcleos a mais, sendo 4 threads a mais, o que ajuda no render, porém em games há uma diferença de uns 5/10fps de vantagem para o ryzen 7 1800x em alguns games, em outros empatam, ou o ryzen 5 2600x tem uma leve vantagem, é bem variado os testes, mas no geral acho que compensa mais um R7 1800x, ja que vai usar para trabalhos tambem.

sobre placa-mãe, uma b350 acho que vai bem, mesmo nao pensando em overclock, mas sempre é bom ter recurso para fazer caso seja necessario, mas se quer um overclock de mais "qualidade" recomendo as x370 ou chipsets mais novos como b450/x470(são mais caros...)

• Amei 1
Postado

@Rafael Oliveira_782824 Qual a marca e modelo de sua fonte ?

Dizer que ela é de 500W "Reais" só mostra que pode ser ruim, além disso vale lembrar que o termo "Real" é mais usado para denominar fonte vagabunda, então se sua fonte for boa não deve aplicar isso, pra falar a verdade, nem perca tempo aplicando o termo "Real" em fontes, muito menos o termo "Gamer".

Pergunto sobre a fonte porque com esses processadores vai ter de usar uma placa de vídeo, algo que você ainda não possui.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

@Rafael Oliveira_782824 , boa tarde. :)

Qual a placa de vídeo que você começou a notar os gargalos ao usar com o FX?

De maneira geral, lhe recomendo o R5 2600X, exclusivamente pela controladora de memória. Ainda que reconheça que o 1800X pode oferecer mais para o seu trabalho, vejo com melhores ângulos a compra do R5 2600X - coisa que não torna o R7 da primeira geração Ryzen uma alternativa ruim, entenda. O valor que está saindo um R7 1800X é um atraente a mais, coisa que pode ser decisiva para sua escolha.

Caso opte por comprar o R5 2600X, tenha em mente que ele só funcionará em placas-mãe, sejam elas A320, B350 ou X370, que tiverem seu BIOS previamente atualizados. Para esta compra, é necessária abordagem quanto deste assunto para com o vendedor do hardware. O 1800X, por sua vez, funcionará em qualquer placa-mãe AM4.

• Obrigado 1
Postado

@matheus lopes marques Joia! 
Já penso em olhar tudo isso pra comprar de uma vez só, aproveitando o frete e as promoções.

@Elder Nauvirth Perdão Elder, pensei que tinha adicionado no tópico qual minha placa de Vídeo.
Atualmente disponho de uma GTX 960 4GB da PNY.

@Bryan Sheldon Não sabia dessa. Pensava que qualquer processador Ryzen acima do 5 seria necessário atualizar a bios. Já estava com medo nessa questão. Obrigado!
Citei para o Elder que atualmente eu disponho de uma placa de vídeo GTX 960 4GB - PNY.

Até então pesquisando a placa-mãe 350/320 pelo custo pra somar com o processador.

• Membro VIP
Postado

Separei algumas recomendações de placas com chipset B350, mais condizente com os processadores que você pretende adquirir do que os com A320:

MSI AM4 B350M GAMING PRO - R$409,90 no Kabum, porém possui apenas dois slots de memória;

MSI AM4 B350 Tomahawk - R$499 à vista no Kabum, quatro slots de memória;

Gigabyte AM4 B350 GA-AB350M - R$499 no Mercado Livre, possui quatro slots de memória. Vendedor qualificado como Mercado Líder Platinum, apenas três unidades disponíveis em estoque;

Biostar AM4 B350GT5 - R$ 521,13 na Terabyte Shop. Quatro slots de memória;

ASRock AM4 AB350M-PRO4 - R$550,91 na Cissa Magazine, possui quatro slots de memória;

• Amei 1
Postado
2 horas atrás, Rafael Oliveira_782824 disse:

@Elder Nauvirth Perdão Elder, pensei que tinha adicionado no tópico qual minha placa de Vídeo.
Atualmente disponho de uma GTX 960 4GB da PNY.

Perfeito, dá para manter até poder trocar caso deseje.

Ainda faltou uma coisinha.

A marca e modelo da sua fonte.

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, Rafael Oliveira_782824 disse:

É a fonte Corsair GS500
Pelo tempo de uso (quase 5 anos bem dizer), acha que convém trocar? Se sim, pra qual recomendaria ?

Bom... ja usou um bom tempo essa fonte, mas provavel que aguenta mais uns 2 anos sem problemas :D 

1 hora atrás, Rafael Oliveira_782824 disse:

Vou dar uma conferida em todos os links, dependendo pego até o 1800x pra aproveitar a promoção, ou invisto um pouquinho mais no 2600x. Muito obrigado pelas sugestões

Só lembrando que o 1800x tem suporte em todas placas am4, já o 2600x precisa de update de bios(caso nao seja b450 ou x470), e tambem, verifica se a placa tem suporte a 2gen, geralmente os a320, b350, x370 vem com a bios inicial para 1gen, mas dependendo da loja pode vir com a bios atualizada ja, ou é possivel negociar a atualização antes de enviarem o produto. Caso não tenha essa opção, é possivel pedir um BOOT KIT no rma, boot kit é um processador da serie passada(am4 gen1, athlon...) que lhe enviam com prazo de 10 dias para devolver, dentro desses 10 dias voce poderá usar ele para fazer o update da BIOS.

OBS: esse boot kit não é pra ser cobrado caso peça ele... no maximo o valor de frete. Não tente vender/ficar com esse processador ai que pode gerar uma dor de cabeça 😁

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
4 horas atrás, Rafael Oliveira_782824 disse:

@Elder Nauvirth É a fonte Corsair GS500
Pelo tempo de uso (quase 5 anos bem dizer), acha que convém trocar? Se sim, pra qual recomendaria ?

Se nunca foi usada com estabilizador, módulo isolador ou nobreak sem onda senoidal pura, então fique tranquilo, mantenha a fonte.

Se já usou com algum desses equipamentos maléficos citados, recomendo trocar.

Se sua placa de vídeo pede apenas 1 conector de energia, a CX450 irá te ajudar muito, as peças novas gastam pouco.

Caso ainda tenha duvidas em pegar a CX450, você pode ir para uma CX550 que conta com 2 conectores pci para alimentar placa de vídeo.

Acima disso é desnecessário.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Rafael Oliveira_782824 , estranho mudar placa de vídeo e piorar o PC. Pode ter sido coincidência, mas pode ser outras coisas também.

Para a dúvida do tópico, eu pegaria o 1800x, simplesmente pela facilidade de não ter que trocar de BIOS pra funcionar, além dos 2 núcleos a mais. Acho que vale também observar o Ryzen 5 1600, por R$ 739 na Terabyte, que também é um grande upgrade na parte de CPU.

Porém, voltando ao gargalo, acho que você atualmente tem pouca memória RAM. Apenas 4 GB para trabalhar com imagens grandes pode ser pouco, ainda mais com navegador aberto junto. Se instalar seu SO atual no SSD que já comprou, deve melhorar isso, pois irá usar o arquivo de paginação do Windows no SSD, que é bem mais rápido que no HD.

Outros pontos para olhar antes do upgrade, a temperatura do processador, pode precisar trocar a pasta térmica, e os seus HDs, veja se estão em ordem ou se estão indo pro final da vida deles com programas como .

Também a fonte pode estar com problemas. Se você tirando a VGA essas travadas diminuem, e já verificou temperaturas e saúde dos HD's, é possível que o problema seja ela.

• Amei 1
Postado
22 minutos atrás, dudaskank disse:

Porém, voltando ao gargalo, acho que você atualmente tem pouca memória RAM. Apenas 4 GB para trabalhar com imagens grandes pode ser pouco, ainda mais com navegador aberto junto.

Esses 4gb são ddr3, a plataforma AM4 já é ddr4, ele terá que trocar de qualquer forma.

@Rafael Oliveira_782824 Sabe disso ne? :D 

• Amei 1
Postado

@matheus lopes marques , sim a memória dele, infelizmente, não poderia ser reaproveitada em um upgrade assim.

@Rafael Oliveira_782824 , vou reforçar, acho que vale a pena, antes de comprar as outras peças, fazer os testes nas suas atuais e passar o SO para o SSD novo. Se conseguir redimensionar seu disco principal para caber em 240 GB, só precisará clonar ele para o SSD e após isso trocar a porta Sata entre esse HD e o SSD.

• Amei 1
Postado

Olha gente, não sei se não tem nada a ver, mas já que ele trabalha com coisas que usam exaustivamente o armazenamento será que ele não deveria comprar uma B450 que vem com a licença do StoreMi? Aí ele poderia juntar o SSD de 240gb com o HDD de 1tb, facilitando muito o armazenamento dos arquivos.

Sobre  uso do ryzen em jogos. Acho que é provável (já que voce tem uma 960 de 4gb) que você vá jogar em full hd. Na maioria dos casos (em full hd, pelo menos) o fps dos seus  jogos vão ser segurados mais pela placa de vídeo do que quaquer um dos processadores e, portanto, independentemente de qual você for escolher a sua experiência em jogos vai ser bem parecida. Eu não tenho certeza, mas acho que em trabalhos de produtividade o ryzen 7 é bem mais rápido que o 5 e acredito que, caso voce queira fazer um upgrade no futuro, revender o seu ryzen 7 será mais fácil do que o ryzen 5.

• Amei 1
Postado
Em 13/10/2018 às 21:03, matheus lopes marques disse:

Bom... ja usou um bom tempo essa fonte, mas provavel que aguenta mais uns 2 anos sem problemas :D 

Só lembrando que o 1800x tem suporte em todas placas am4, já o 2600x precisa de update de bios(caso nao seja b450 ou x470), e tambem, verifica se a placa tem suporte a 2gen, geralmente os a320, b350, x370 vem com a bios inicial para 1gen, mas dependendo da loja pode vir com a bios atualizada ja, ou é possivel negociar a atualização antes de enviarem o produto. Caso não tenha essa opção, é possivel pedir um BOOT KIT no rma, boot kit é um processador da serie passada(am4 gen1, athlon...) que lhe enviam com prazo de 10 dias para devolver, dentro desses 10 dias voce poderá usar ele para fazer o update da BIOS.

OBS: esse boot kit não é pra ser cobrado caso peça ele... no maximo o valor de frete. Não tente vender/ficar com esse processador ai que pode gerar uma dor de cabeça 😁

Bom saber essa questão da placa já vir com o suporte para o processador. Não estou querendo ter trabalho de pedir um boot kit (por morar no interior, creio que vá demorar a chegar kk);

Em 13/10/2018 às 23:25, Elder Nauvirth disse:

Se nunca foi usada com estabilizador, módulo isolador ou nobreak sem onda senoidal pura, então fique tranquilo, mantenha a fonte.

Se já usou com algum desses equipamentos maléficos citados, recomendo trocar.

Se sua placa de vídeo pede apenas 1 conector de energia, a CX450 irá te ajudar muito, as peças novas gastam pouco.

Caso ainda tenha duvidas em pegar a CX450, você pode ir para uma CX550 que conta com 2 conectores pci para alimentar placa de vídeo.

Acima disso é desnecessário.

Com base no seu comentário @Elder Nauvirth eu pegarei a CX550 provavelmente - decidindo tudo já kkk

Em 15/10/2018 às 16:06, dudaskank disse:

@Rafael Oliveira_782824 , estranho mudar placa de vídeo e piorar o PC. Pode ter sido coincidência, mas pode ser outras coisas também.

Para a dúvida do tópico, eu pegaria o 1800x, simplesmente pela facilidade de não ter que trocar de BIOS pra funcionar, além dos 2 núcleos a mais. Acho que vale também observar o Ryzen 5 1600, por R$ 739 na Terabyte, que também é um grande upgrade na parte de CPU.

Porém, voltando ao gargalo, acho que você atualmente tem pouca memória RAM. Apenas 4 GB para trabalhar com imagens grandes pode ser pouco, ainda mais com navegador aberto junto. Se instalar seu SO atual no SSD que já comprou, deve melhorar isso, pois irá usar o arquivo de paginação do Windows no SSD, que é bem mais rápido que no HD.

Outros pontos para olhar antes do upgrade, a temperatura do processador, pode precisar trocar a pasta térmica, e os seus HDs, veja se estão em ordem ou se estão indo pro final da vida deles com programas como .

Também a fonte pode estar com problemas. Se você tirando a VGA essas travadas diminuem, e já verificou temperaturas e saúde dos HD's, é possível que o problema seja ela.

Será? Ah sim, esqueci de mencionar, a uns dias ou meses atrás o meu PC ele ''congelava'' e travava todo o sistema. Aí só voltava reiniciando, mas antes disso ele ia 'frezando' umas vezes.

Vi que esse 1800x é bem parecido com o 2600 e o preço, esse da Terabyte, é bem atrativo.
Eu precisaria fazer a atualização da placa? Ou já viria atualizada?

13 horas atrás, Di bp disse:

Olha gente, não sei se não tem nada a ver, mas já que ele trabalha com coisas que usam exaustivamente o armazenamento será que ele não deveria comprar uma B450 que vem com a licença do StoreMi? Aí ele poderia juntar o SSD de 240gb com o HDD de 1tb, facilitando muito o armazenamento dos arquivos.

Sobre  uso do ryzen em jogos. Acho que é provável (já que voce tem uma 960 de 4gb) que você vá jogar em full hd. Na maioria dos casos (em full hd, pelo menos) o fps dos seus  jogos vão ser segurados mais pela placa de vídeo do que quaquer um dos processadores e, portanto, independentemente de qual você for escolher a sua experiência em jogos vai ser bem parecida. Eu não tenho certeza, mas acho que em trabalhos de produtividade o ryzen 7 é bem mais rápido que o 5 e acredito que, caso voce queira fazer um upgrade no futuro, revender o seu ryzen 7 será mais fácil do que o ryzen 5.

Sim, até que pra jogos, a GTX 960 segura bem. 
Mas quando eu usava 2 placas de video (de 2013) em crossfire/sli, o fps ficava maior que só com a GTX960 (isso jogando League of Legends). 

Posso testar isso de 'alterar algumas peças' pra ver se o desempenho melhora.
Ou já vou investindo no Ryzen.

Eu percebi lendo os comentários que o 1800 ou 2600 não é de tamanha necessidade assim, mas é um ''investimento a longo prazo''. Penso que se comprar um kit desses e ir adaptando eu não vou precisar trocar peças tão cedo e é mais ou menos o que busco;

Com os comentários eu fui a caça de peças e encontrei o seguinte:
Upgrades

Fonte: CX550 - Indicação do @Elder Nauvirth

Placa-mãe: MSI p/ AMD AM4 ATX B350 TOMAHAWK DDR4 ou MSI p/ AMD AM4 mATX B350M GAMING PRO DDR4 - Indicação do @Bryan Sheldon

* Achei as placas bem bonitas;

Processador: Ryzen 7 1800x ou  Ryzen 5 1600x (a dúvida foi pra esses dois kkk) - Custo ou realmente um investimento futuro.
Memória: HyperX 8GB (Velocidade acima de 1866mhz - pensando na 2133mhz)

• Curtir 1
Postado

Aproveitando.
Vi que no MercadoLivre, memórias de 8GB estão saindo com até 100$ de desconto em comparação à sites 'famosos' (Kabum/Pichau/TerabyteShop etc);

E aí me surgiu uma outra dúvida...
Vi que pra jogos, dual channel (2x4gb) é melhor que single channel.

No meu caso, como vai ser usado para edições/renderização também, isso faz diferença? Ter 1x8gb ou 2x4gb.

• Solução
Postado
5 horas atrás, Rafael Oliveira_782824 disse:

Será? Ah sim, esqueci de mencionar, a uns dias ou meses atrás o meu PC ele ''congelava'' e travava todo o sistema. Aí só voltava reiniciando, mas antes disso ele ia 'frezando' umas vezes.

Vi que esse 1800x é bem parecido com o 2600 e o preço, esse da Terabyte, é bem atrativo.
Eu precisaria fazer a atualização da placa? Ou já viria atualizada?

Bem, então ele vem morrendo aos poucos rs. Mesmo assim pode ser as temperaturas.

Sobre o 1800x, 1600x e 2600, só precisaria atualizar a placa-mãe para o 2600 (o 2 indica a 2ª geração). Para os 1xxx sem problemas, já vai ligar. Mesmo assim, é bom atualizar a BIOS para a versão mais recente para ter as melhorias das novas versões. A diferença é que não precisará do boot kit.

5 horas atrás, Rafael Oliveira_782824 disse:

Memória: HyperX 8GB (Velocidade acima de 1866mhz - pensando na 2133mhz)

Atenção com as memórias, 1866 é DDR3, você precisa de DDR4. 2133 já tem algumas DDR4, mas as de 2400 costuma ter o mesmo preço.

3 horas atrás, Rafael Oliveira_782824 disse:

Vi que no MercadoLivre, memórias de 8GB estão saindo com até 100$ de desconto em comparação à sites 'famosos' (Kabum/Pichau/TerabyteShop etc);

Isso não costuma ser "de graça". Normalmente elas vem com 3 ou 6 meses de garantia, e muitas vezes sem nota fiscal.

3 horas atrás, Rafael Oliveira_782824 disse:

No meu caso, como vai ser usado para edições/renderização também, isso faz diferença? Ter 1x8gb ou 2x4gb.

Bem, tudo no computador envolve memória, então melhorar vai, só não tenho ideia se é algo perceptível no seu caso. Caso o preço seja parecido, e optar por uma B350 que possui 4 slots, eu iria de dual channel logo de cara. Caso seja a B350 que possua 2 slots, como nas A320 e que tenho uma, eu optei por 1x 8 GB DDR4.

• Amei 1
  • mês depois...
Postado

Boa Noite pessoal!
Muito obrigado à todos que comentaram!

Acabei de aproveitar a BlackFriday e adquiri o seguinte:
Ryzen 7 1800X (vi que em comparação ao 2600x ele ficou ''um pouco acima'')
placa-mãe | Aguardando uma boa oportunidade na Black friday da Kabum
E as memórias e fonte estou avaliando o melhor preço.

Agradeço demais pessoal ! SZ

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...