Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um projetor Benq MS510+ que apresentou defeito no cooler, de acordo com o código de cores. Retirei o cooler em questão e ao testar vi que ele só gira se der um impulso  com o dedo, ou seja, apenas ligando a alimentação não é suficiente para fazê-lo funcionar. Já tentei limpar, lubrificar, limpar de novo e lubrificar com outro óleo, vaselina e nada.

O problema é que não é fácil encontrar e é muito caro, em torno de R$130,00. Trata-se desse aí em baixo:

cooler-adda-ab5012mx-c03-5cm-12v-012a-oferta-2017-D_NQ_NP_724811-MLB20649201139_032016-F.thumb.jpg.c195fc7bc428ef44b4f3817542ebb4a0.jpg

Alguém teria uma solução?

• Membro VIP
Postado

Limpar e lubrificar corretamente resolveria em 99,9% dos casos. O restinho pode ser problema eletroeletronico. P.ex. alimetação menor que 12vdc

• Curtir 1
Postado

@Isadora Ferraz Já limpei e lubrifiquei de todas as formas. Alimentei externamente com uma fonte de 13,5 pra testar e o problema persiste, só gira com impulso.

adicionado 4 minutos depois

Pelo que percebi, ele tem quatro posições de estacionado, dando um pequeno impulso, com ele ligado, permanece estacionado, mas nas outras duas, com um pequeno toque ele gira. É possível que duas dessas bobinas não estejam sendo alimentadas? isso tem "cura"?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Pode ter quebrado ou deslocado o ímã ou pifado uma ou duas bobinas mesmo. Geralmente é um motor brushless ou como um motor de passo com um controle inteligente interno. Xatinho de mexer, penso que não vale muito a pena a não ser se projetor muito valioso, como projeto de vida ou alguma adrenalina do autodesafio. Com um pouco de criatividade dá pra adaptar outro de cooler de cpu p.ex.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
8 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

pifado uma ou duas bobinas mesmo. Geralmente é um motor brushless ou como um motor de passo com um controle inteligente interno. Xatinho de mexer, ... Com um pouco de criatividade dá pra adaptar outro de cooler de cpu p.ex.

Foi o que imaginei. Vou tentar a adaptação, se não conseguir vou ver a melhor opção de comprar um novo. Obrigado.

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Com um pouco de criatividade dá pra adaptar outro de cooler de cpu p.ex.

Eu ia citar isso...

Já fiz algo parecido, onde adaptei somente o motor (a plaquinha com bobina e circuito eletrônico) de um cooler de fonte de PC num dissipador para processador.

No caso o que mais me importava mais era o suporte, hélice, lugar pra prender que tinha um formato meio diferente, tipo esse do amigo @Luís Roberto C. da Silva

• Curtir 1
  • 2 anos depois...
Postado

Ola, Luis Roberto, possuo um Benq MS510 também, e posso estar com o mesmo problema, portando eu gostaria de saber, qual o sintoma, que o cooler está com defeito.

O meu acontece o seguinte, tela branca, se o logotipo Benq.

agradeço se puder, me ajudar.

Postado
16 minutos atrás, Jcp Camaquã disse:

Ola, Luis Roberto, possuo um Benq MS510 também, e posso estar com o mesmo problema, portando eu gostaria de saber, qual o sintoma, que o cooler está com defeito.

Olá. O meu problema era uma das bobinas do cooler queimada, dessa forma ela não girava e o projetor desligava por falta de refrigeração.

A solução foi trocar mesmo, nem tentei consertar. Na verdade nem sei se tem conserto.

18 minutos atrás, Jcp Camaquã disse:

Quanto aos sintomas, ele liga normalmente, mas depois de um tempo desliga e dar luz vermelha informando o código de problema no cooler. Tem que ver se as luzes informam algum código de erro pra depois pesquisar e interpretar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...